O carnaval





Objetivo da aula:  


Levar as crianças a:
       Entenderem a necessidade das boas escolhas, em especial as de nos divertirmos .                

       Identificar o  verdadeiro sentido do, incitando seus seguidores a violências, sensualismo irresponsável, vícios: bebidas fumos, drogas ilícitas, enfim é a negação do ideal cristão.

       Refletirem que uma grande parcela de incautos, bem intencionados, sai de suas casas para somente divertirem-se, porém muitos se deixarão envolver pela atmosfera psíquica inferior reinante nos baile, desfiles e encontros carnavalescos, e destes podem levar consequências físicas e espirituais que perdurarão por longo tempo em suas vidas.
Compreenderem que devemos orar por todos encarnados e desencarnados que estarão envolvidos nesse grande movimentação, pedindo a Deus que ampare todas as almas que fazem do período carnavalesco uma oportunidade de extravasar os baixos instintos.

- Prece e momento fraterno
Boas Vindas
- Dar Boas Vindas, perguntando como foi as férias, o nome de cada aluninho.
- Em seguida falar pra eles fazerem parzinhos (2) e cantar a musica “Eu te vejo”
Eu te vejo, eu te vejo,
Como é bom te olhar, um sorriso, um abraço, pra você ficar.
Vamos dar a meia volta, meia volta vamos dar.
- Neste momento da música, fazer com que eles  troquem os parzinhos, para cada um conhecer o outro.
Motivação / Desenvolvimento
- Pegar a figura da Família de Jesus (outro arquivo em anexo), sendo Jesus criança e colar ao centro de uma cartolina e fixar na frente.
- Pergunta para as crianças:
- Quem é essa família?
- Quem é esse papai e essa mamãe?
- Quem é esta criança, o que ele esta fazendo?
- O que Jesus fazia para se divertir quando era criança?
Depois das respostas, colar ao lado da figura da família de Jesus, figuras de crianças alegres e brincando: de bola, com brinquedos ... Colar com fita de modo que depois possa usar o cartaz para a atividade de fixação.
- Explicar que Jesus também brincava, só que como Ele viveu há muitos anos atrás suas brincadeiras eram um pouco diferentes, existiam outros brinquedos ... . E Jesus buscava nas brincadeiras a diversão e a oportunidade de fazer amigos?
- Observem essas crianças e digam elas estão pensando em Jesus quando escolheram se divertir assim?
- E dizer então devemos também escolher o nosso modo de divertir?
- Neste momento falar sobre o carnaval, fazendo as seguintes perguntas:
- Crianças o que vocês entendem sobre o carnaval?
- O que vocês vêem na TV, revistas, sobre o carnaval?
- Só acontecem coisas boas no carnaval?
- Explica para eles que: O carnaval é uma festa, mas uma festa onde há muitas coisas ruins acontecendo, uma festa que não é saudável, ao contrário das festas onde Jesus está presente nos ensinando a nos divertir, porque nessa festa acontecem coisas ruins, como morte, brigas, vícios, sendo assim Jesus não gostaria que nos escolhêssemos esse modo de nós divertir, pois estaríamos nos enganando.
- E falar como  Jesus gostaria que aproveitássemos  o grande feriado de carnaval, fazendo caridade, brincando com os amiguinhos, ajudando o papai, a mamãe, irmãozinhos, orando por aqueles que estarão em perigo nas festas carnavalescas.
- E convidá-los a procurar na sala cartões onde estão figuras que representam atividades que nós podemos realizar durante o feriado, apara aproveitarmos o nosso tempo, nos divertirmos com Jesus.
   A evangelizadora esconderá pela sala os cartões  (meia folha de A4)
Fixação:
- No final usar a cartolina com Jesus criança usada na motivação e deixar que as crianças colem em volta os cartões encontrados e ao colar comentar com elas o significado das  figuras e colocando no cartaz,  “A verdadeira Festa com Jesus”. (as figuras estão em outro arquivo em anexo)

Entregar lembrancinha de “Boas Vindas”, lembrando que estamos esperando-os novamente semana que vem e dizer-lhes para convidar amigos, priminhos ... para virem à Evangelização.

Recursos / Providências

- Figura da família de Jesus.
- Figuras de crianças brincando.
- Figura de crianças realizando atividades
- cola
- Cartolina.
- Lembrancinhas.











1 comentários:

mari disse...

muito bom parabéns

Postar um comentário