Carnaval, brincar ou não brincar?



Objetivo da aula:  
Levar as crianças a:
       Entenderem a necessidade das boas escolhas, em especial as de nos divertirmos.                                    

       Identificar as origens do carnaval e compreender que o que o homem vem fazendo guarda as características do primitivismo humano, incitando seus seguidores a violências, sensualismo irresponsável, vícios: bebidas fumos, drogas ilícitas, enfim é a negação do ideal cristão.

       Refletirem que uma grande parcela de incautos, bem intencionados, sai de suas casas para somente divertirem-se, porém muitos se deixarão envolver pela atmosfera psíquica inferior reinante nos baile desfiles e encontros carnavalescos, e deste podem levar consequências físicas e espirituais que perdurarão por longo tempo em suas vidas.
Compreenderem que devemos orar por todos encarnados e desencarnados que estarão envolvidos nesse grande movimentação, pedindo a Deus que ampare todas as almas que fazem do período carnavalesco uma oportunidade de extravasar os baixos instintos.

       Prece e momento fraterno do lanche – Boas Vindas
       Motivação: Discussão em duplas, as duplas serão formadas através de papeis coloridos  formando pares de cores iguais. Um  irá perguntar ao outro:
                    O que você mais gosta de fazer para se divertir?

       Desenvolvimento: A partir das discussões das duplas o evangelizador abordará o assunto da aula focando os objetivos propostos e ilustrando com imagens (uso de droga, alcoolismo, acidentes automobilísticos, gravidez na adolescência - slides em anexo) a verdadeira face obscura do carnaval, finalizar a exposição deixando as crianças falarem e perguntarem sobre o tema,

                Fazer uma pausa e  convidar a todos para fazer uma prece por todos que ainda se acham iludidos e estarão expostos nos dias do carnaval à loucura reinante,

                 Caça ao tesouro-  Levar as frases escritas em faixas de cartolina e ocultá-las na sala de aula, um aluno que se habilite irá sair da sala, e a professora irá contar para o resto da turma onde está  o tesouro e elas através das dicas quente e frio irão mostrar onde está a frase. Pode-se fazer a brincadeira duas vezes com as duas partes da frase.
Após os evangelizandos descobrirem as frases, expô-las no quadro.  Conversar sobre o significado de cada frase, citando exemplos.
  

Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me convém.

 

            

         Deus nos deu o livre-arbítrio, ou seja, podemos fazer o que quisermos e pensar com liberdade. Porém, devemos ter consciência de que nem tudo o que existe (ou nos oferecem) é bom para nós. Citar como exemplo de coisas negativas as drogas, a bebida, os jogos de guerra, os pensamentos pessimistas; exemplificar também atitudes e pensamentos positivos: uma música suave, a companhia dos amigos, a prática de esportes saudáveis. 





 

Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me edificam


           


         Edificar é construir, neste caso seria a construção do ser imortal, com valores éticos e morais. Existem coisas, atitudes e pensamentos que não favorecem a nossa evolução espiritual, moral e intelectual. Mas cabe a cada um fazer suas próprias escolhas. Ninguém escolhe pelo outro, cada um é responsável pelas escolhas que faz todos os dias.

             Concluir que temos o livre-arbítrio para escolher, lembrando sempre que somos responsáveis pelas nossas escolhas. Que quando os nossos pais disserem que não podemos ir a tal lugar, com certeza é para o nosso bem, pois eles nos amam e querem o melhor para nós. À medida que formos crescendo em idade e espiritualmente, vamos compreendendo que devemos selecionar os lugares para frequentarmos, pois disso também depende a  nossa sintonia espiritual e evolução.

Fixação: Jogo da memória – ensinar como se joga, e deixá-los brincar.









Entregar lembrancinha e pedir que convidem outras cças para a evangelização

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, suas ideias são otimas todas as aulas que eu uso com os evangelizandos sempre repasso para alguem, precisamos de aulas dinamicas as crianças são muito espertas..

Postar um comentário