Objetivo da
aula:
Levar as crianças a:
•
Entenderem a
necessidade das boas escolhas, em especial as de nos divertirmos.
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• Identificar
as origens do carnaval e compreender que o que o homem vem fazendo guarda as
características do primitivismo humano, incitando seus seguidores a violências,
sensualismo irresponsável, vícios: bebidas fumos, drogas ilícitas, enfim é a
negação do ideal cristão.
•
Refletirem que uma
grande parcela de incautos, bem intencionados, sai de suas casas para somente
divertirem-se, porém muitos se deixarão envolver pela atmosfera psíquica
inferior reinante nos baile desfiles e encontros carnavalescos, e deste podem
levar consequências físicas e espirituais que perdurarão por longo tempo em
suas vidas.
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•
Prece
e momento fraterno do lanche – Boas Vindas
• Motivação: Discussão
em duplas, as duplas serão formadas através de papeis coloridos formando pares de cores iguais. Um irá perguntar ao outro:
O que você mais gosta de
fazer para se divertir?
• Desenvolvimento: A partir das discussões das duplas o evangelizador abordará o assunto
da aula focando os objetivos propostos e ilustrando com imagens (uso de
droga, alcoolismo, acidentes automobilísticos, gravidez na adolescência -
slides em anexo) a verdadeira face obscura do carnaval, finalizar a exposição
deixando as crianças falarem e perguntarem sobre o tema,
Fazer uma pausa e convidar a todos para fazer uma prece por
todos que ainda se acham iludidos e estarão expostos nos dias do carnaval à
loucura reinante,
Caça ao tesouro- Levar as
frases escritas em faixas de cartolina e ocultá-las na sala de aula, um aluno
que se habilite irá sair da sala, e a professora irá contar para o resto da
turma onde está o tesouro e elas
através das dicas quente e frio irão mostrar onde está a frase. Pode-se fazer
a brincadeira duas vezes com as duas partes da frase.
Após os evangelizandos descobrirem as frases,
expô-las no quadro. Conversar sobre o
significado de cada frase, citando exemplos.
Deus nos deu o livre-arbítrio, ou seja, podemos fazer o que quisermos e pensar com liberdade. Porém, devemos ter consciência de que nem tudo o que existe (ou nos oferecem) é bom para nós. Citar como exemplo de coisas negativas as drogas, a bebida, os jogos de guerra, os pensamentos pessimistas; exemplificar também atitudes e pensamentos positivos: uma música suave, a companhia dos amigos, a prática de esportes saudáveis. |
Todas as coisas me são permitidas, mas
nem todas me edificam
Edificar é construir, neste caso seria a construção do ser imortal, com valores éticos e morais. Existem coisas, atitudes e pensamentos que não favorecem a nossa evolução espiritual, moral e intelectual. Mas cabe a cada um fazer suas próprias escolhas. Ninguém escolhe pelo outro, cada um é responsável pelas escolhas que faz todos os dias. Concluir que temos o livre-arbítrio para escolher, lembrando sempre que somos responsáveis pelas nossas escolhas. Que quando os nossos pais disserem que não podemos ir a tal lugar, com certeza é para o nosso bem, pois eles nos amam e querem o melhor para nós. À medida que formos crescendo em idade e espiritualmente, vamos compreendendo que devemos selecionar os lugares para frequentarmos, pois disso também depende a nossa sintonia espiritual e evolução.
Fixação: Jogo
da memória – ensinar como se joga, e deixá-los brincar.
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Entregar lembrancinha e pedir que convidem outras cças para a evangelização
1 comentários:
Adorei, suas ideias são otimas todas as aulas que eu uso com os evangelizandos sempre repasso para alguem, precisamos de aulas dinamicas as crianças são muito espertas..
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