1. OBJETIVOS:
Conscientizar sobre a importância dos seguintes temas:
respeito pelo lugar em que vivemos, conservação das coisas públicas de que nos
servimos (escola, orelhões, ônibus, ruas, bueiros etc); patriotismo; respeito
aos direitos dos outros; respeito aos mais velhos; etc.
2.
PRECE INICIAL
3.
INCENTIVAÇÃO INICIAL
No encontro de hoje, vamos
debater um pouco sobre dois assuntos importantes que podem fazer a total
diferença entre estar ou não estar feliz com o lugar em que se vive.
Enquanto certos países, como os Estados Unidos, progridem cada vez mais,
oferecendo melhores condições de vida a sua população, outros países parecem
andar para trás, não conseguindo resolver os problemas que afligem seu
povo. Todo mundo já ouviu falar, seja na TV, seja nos discursos dos dos
políticos, que o futuro do Brasil depende de melhoria substancial na
educação. Certas pessoas pensam que o Brasil depende exclusivamente dos
políticos para melhorar e se esquece que o povo, cada um de nós, pode e deve
fazer a sua parte.
Muitas vezes as pessoas se queixam por não estarem
felizes com o seu bairro ou sua rua. Às vezes, o local é sujo; outras, os
vizinhos não respeitam e nem se conversam; ou então, uns colocam o som alto
tarde da noite atrapalhando o sono e o descanso dos demais. Há quem
reclame que a escola, o ônibus e o hospital são mal conservados ou não cumprem
suas funções direito. Porém, às vezes, são os mesmos que depredam,
estragam carteiras das escolas, rasgam os bancos dos ônibus, riscam e
sujam. Quantos orelhões são depredados a cada ano no Brasil, privando de
comunicação as pessoas no momento em que mais precisam, em emergências,
etc. Daí, o dinheiro que em nosso país é escasso para tantas coisas que
precisam ser feitas, precisa ser gasto novamente para consertar o que alguns
estragaram inconseqüentemente.
Precisamos todos nos conscientizar deste fato e lutar
para que as coisas públicas, que são de todos nós, sejam conservadas. As
coisas públicas não são do governo e sim do povo que precisa delas. Caso
contrário, seremos para sempre uma nação pobre, subdesenvolvida, que não terá
condições de dar o mínimo necessário a cada um de seus habitantes.
Reparem nesta escola, que foi reformada. Será que estamos cuidando
direito dela? Por que será que as classes estão sempre sujas?
4. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
DEBATE POLÍTICO. Para discutir a questão de uma
forma mais dinâmica, nós vamos fazer agora um debate político. Vamos Ter
dois partidos, cada um com 3 integrantes. Estes dois partidos responderão
perguntas da platéia sobre o tema de hoje: RESPEITO E CIDADANIA: AS CHAVES PARA
UM MUNDO MELHOR. No final do debate, a platéia votará nos partidos para
ver qual se saiu melhor e qual é o candidato favorito para vencer as
eleições. Qualquer um dos 3 membros do partido poderá responder às
perguntas. O monitor será o mediador do debate. Para orientar o
debate, o monitor distribuirá as perguntas a seguir, e/ou outras que escolher,
pela platéia, que perguntará alternadamente para cada partido. (Pode-se
permitir um clima de descontração na classe, desde que as respostas sejam
corretas. Excessos devem ser coibidos para que o debate seja ao mesmo
tempo divertido e resulte em conclusões positivas. PLANEJE BEM AS REGRAS.
EXPLIQUE-AS BEM ANTES DO INÍCIO DO DEBATE.)
1. Nossa escola foi reformada. O que vocês vão propor
aos alunos para que ela permaneça conservada?
2. Sendo que o governo não tem dinheiro para manter as
áreas verdes da escola, o que os alunos poderiam fazer para deixar sua escola
mais bonita?
3. O que os alunos poderiam fazer para evitar que colegas
menos conscientes depredassem a mobília da escola?
4. De que forma os alunos poderiam cooperar na manutenção
da limpeza da escola?
5. Vocês pretendem fazer campanhas de conscientização
sobre RESPEITO E CIDADANIA? Como seria esta campanha?
6. Sabemos que em outros países as pessoas mais velhas
são mais respeitadas do que são no Brasil. Nossos idosos reclamam que os
mais jovens não os respeitam. O que pode ser feito neste sentido para que
jovens e idosos passem a ter uma convivência melhor?
7. O número de acidentes de trânsito no Brasil caiu muito
desde a implantação do novo Código de Trânsito. Respeitar o novo Código é
também uma questão de cidadania? Por que?
8. Um dos grandes problemas do Brasil é a educação.
Nossas escolas públicas não estão preparadas adequadamente para formar nossos
estudantes. O que os alunos podem fazer para aproveitarem melhor o que
recebem da escola?
9. O Grupo Augusto Cezar Netto, que organiza o Domingo de
Lazer, está com um problema. A Direção da escola tem reclamado da sujeira
depois dos Domingos de Lazer, dentro e fora da escola. De que forma os alunos
da 5ª e 6ª séries poderiam ajudar para resolver o problema? Eles poderiam
orientar os alunos mais novos a jogar o lixo no lixo na hora da saída da
escola?
10. O pessoal do Lazer é obrigado a limpar e organizar as
classes antes e depois das aulas. De que forma vocês acham que os alunos
da Escola Homero Santos Fortes poderiam ajudar neste trabalho?
by: GRUPO AUGUSTO CEZAR NETTO
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