FORÇAS DO UNIVERSO




Objetivo: Reconhecer a importância das forças da natureza no equilíbrio da vida planetária.

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Apresentar a seguinte situação-problema para as crianças:
Joãozinho ganhou no seu aniversário um rádio de pilha. No dia seguinte tentou ligá-lo, mas nenhum som ouviu. Tentou, tentou, mas nada de funcionar. O que vocês acham que pode estar faltando?
Ouvir as crianças. Ao final concluir que Joãozinho não verificou se faltavam as pilhas para produzir a eletricidade que é a força(ou energia)necessária para o rádio funcionar.

ATIVIDADE REFLEXIVA
Explicar que todas as coisas, para funcionar precisam de alguma energia(ou força).Dar exemplos. Perguntar se nós também precisamos de energia, por exemplo, para levantar um peso, para empurrar um móvel... Possibilitar às crianças realizar essas ações para que possam sentir o que se falou.
Explicar que o alimento que comemos é que dá essa força para o corpo. Perguntar: ”e que energia boa precisamos para ficarmos felizes?” (carinho,amor,alegria...)

Narrar: A MAIOR FORÇA DO UNIVERSO
Perguntar:
- Que energia boa tem Luiza para ajudar tanto seu irmão?
Concluir que é a energia (ou força) do amor.
-Que energia boa tem a estrelinha azul e a estrelinha amarela para poderem ajudar a estrela verde.
Concluir que também é a energia (ou força) do amor.
Concluir que a maior força que existe no mundo e em toda parte é a força do amor.É mais forte do que o vento, do que a chuva, do que o sol, porque nunca prejudica e pode sempre ajudar, tal como aconteceu com as estrelinhas e a Luiza.  O amor também pode ajudar as plantas, os animais e todas as pessoas.
Dizer que Luiza todas as vezes que vê o céu cheio de estrelas, canta (primeira estrofe da faixa 27 do CD “Histórias Cantadas” de Sonia da  Palma):
Ando olhando para o céu.
Cada pontinho distante,
{Apagadinho ou brilhante,}
Me faz lembrar de Papai do Céu – bis

ATIVIDADE CRIATIVA
Oferecer às crianças tintas nas cores primárias, pincéis pequenos e pequenos potinhos, permitindo que elas façam misturas de modo a obter diferentes cores.
A seguir,  propor que as crianças façam individualmente ou em grupo uma pintura usando as cores obtidas. Ao final expor os trabalhos.

A MAIOR FORÇA DO UNIVERSO (anexo as figuras)
Fig.1 Lá no alto do céu a Estrelinha Azul e a Estrelinha Amarela  observaram que a luz da Estrelinha Verde estava cada dia mais fraquinha.
- A Estrela Verde deve estar ficando doente – falaram elas.
As estrelinhas se reuniram para pensar como poderiam ajudar.
E descobriram como fazer.
Fig.2 A Estrelinha Azul mandou muitos raiozinhos da SUA LUZ PARA A Estrela Verde.
Fig.3 A Estrelinha Amarela mandou muitos raiozinhos da sua luz amarela para a Estrela Verde.
A Estrela Verde foi ficando cada vez mais verde mais brilhante e mais bonita.
Fig.4 – Parece que agora a sua luz verde está de novo forte – falaram as estrelinhas felizes porque puderam ajudar.
Enquanto isso acontecia lá no céu aqui no mundo em que vivemos, Luiza estava sentada ao lado do bercinho do seu irmão, doente já há alguns dias.
A menina olhava pela janela e vendo as estrelas lá no alto, lembrou-se do nosso Pai do Céu e pediu com muito amor:
-Pai do Céu, ajude meu irmãozinho a ficar bom!
Fig.5 E do coração de Luiza saíram muitos raiozinhos de luz dourada para o irmão.
Fig.6 Poucos dias depois o meninozinho estava alegre e esperto correndo pela casa.

Anexos:







by:  recebi de Alice Lirio

0 comentários:

Postar um comentário