Os 15 Princípios da Doutrina Espírita (detalhados por meio de passagens do Livro dos Espíritos)
DEUS: “Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Eterno. Imutável. Imaterial. Único. Onipotente. Soberanamente justo e bom”.
JESUS: “Guia e modelo mais perfeito para o homem”.
ESPÍRITO: “Ser inteligente da criação. Criado simples e ignorante”.
PERISPÍRITO: “Substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tem a forma que o Espírito queira”.
EVOLUÇÃO: “São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada”.
LIVRE-ARBÍTRIO: “O homem tem a liberdade de pensar e de agir. Sem livre-arbítrio, ele seria máquina”.
CAUSA E EFEITO: “Deus tem suas leis a regerem todas as vossas ações. Se as violais, vossa é a culpa. A punição é o resultado da infração da Lei”.
REENCARNAÇÃO: “Consiste em admitir para o Espírito muitas existências. Para expiação e melhoramento progressivo da humanidade. Sem isto, onde a Justiça?”
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS: “São habitados todos os globos que se movem no espaço e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição”.
IMORTALIDADE DA ALMA: “A existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer”.
VIDA FUTURA: “O sentimento de uma existência melhor reside no foro íntimo de todos os homens. A vida futura implica a conservação da nossa individualidade, após a morte”.
PLANO ESPIRITUAL: “No instante da morte, a alma volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente. Os Espíritos estão por toda parte”.
MEDIUNIDADE: “Faculdade inerente ao homem. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium”.
INLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NA NOSSA VIDA: “Influem muito mais do que imaginamos. A tal ponto que de ordinário são eles que nos dirigem. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes”.
AÇÃO DOS ESPÍRITOS NA NATUREZA: “Deus não exerce ação direta sobre a matéria. Os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução dos seus desígnios providenciais”.
0 comentários:
Postar um comentário