OBJETIVO: Levar os alunos à reflexão sobre a nossa preocupação com o que o outro acha de nós e na necessidade de nos sentirmos superiores, aparentando ser e ter o que não somos e não temos.
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: pilot para quadro branco (ou giz)
OBS: Esta é uma aula totalmente expositiva, não existe dinâmica e requer a participação dos alunos. Não foi difícil fazer com que eles participassem porque trata de assuntos interessantes para eles.
DESENVOLVIMENTO:
Dividir o quadro branco (ou quadro negro) em duas partes. Colocar no lado esquerdo: Pagar Mico. Observe a reação deles após escrever. Depois pergunte: O que é Pagar Mico? Escreva abaixo as duas melhores definições dadas pelos alunos. Ex:
1) Fazer besteira na frente de todo mundo
2) Passar vergonha em público
Depois pergunte: Qual foi a última vez que você pagou mico? Qual foi a última vez que eu (você professor) paguei mico?
Desenvolva a idéia e liste no quadro conforme eles forem falando. Irão surgir fatos como:
- Ter uma espinha no meio do nariz (foi o meu caso!)
- Cair no meio da rua
- Roupa rasgada ou com chiclete grudado
- Mãe ir buscar na escola ou pegar ônibus escolar
- Homem sentar com perna cruzada
- “Geral” rir de você
- Falar besteira na sala de aula
- Ser chamado para desenvolver um “dever” no quadro
- Contar sua estória na frente da turma
Em seguida escreva do lado direito do quadro: Tirar Onda. E pergunte: O que é Tirar Onda? Escreva mais uma vez duas definições. Ex:
1) Ficar se mostrando para os outros
2) Esbanjar o que tem
Desenvolva a idéia e liste no quadro conforme eles forem falando. Irão surgir fatos como:
- Mostrar para todos uma nota boa
- Falar pra família que é representante de turma
- Usar roupa “de marca”
- Falar com o V3 (marca de celular) no meio da rua
- Andar cheio de “parafernalhas” pelo corpo (2 celulares, óculos escuros, mp3 player)
As pessoas que passam por todas essas situações sem problemas, sem vergonha e sem se preocupar com o que os outros estão achando, são as que estarão “tirando onda”. É muito bom se conseguirmos isso, passar por situções difíceis sem nos constranger.
Outro exemplo: Vale a pena mudar de roupa quando estiver se arrumando, pela preocupação de “Ihh, acho que já usei essa roupa antes com esse pessoal”? O que os outros tem haver com a roupa que usamos?
Aos poucos eles irão percebendo como cada coisa listada no lado de pagar mico é normal, e que passar por elas sem problemas é muitas vezes um ato de coragem.
E sobre tirar onda, será que na verdade as pessoas que fazem essas coisas não estão pagando mico? Ter uma roupa “de marca” por si só não é problema. O importante é identificar o que motivou a compra daquela roupa. Você quer a roupa “de marca” por que ela é boa, você tem plena condição de comprar e vai ser útil para você ou por que a galera vai te achar bacana? O mesmo vale para o Nike Shocks ou para o celular V3.
No final das contas é legal que os alunos percebam a inversão de valores e que se conscientizem de que não vale a pena ficar “zoando” o outro por uma “pagação de mico” e que mais cedo ou mais tarde pode ser você que estará no lugar do outro. Além disso é bom deixar a idéia que tirar onda não é saudável e que a motivação são sentimentos ruins que nos fazem querer ser melhor que os outros.
Escrito por Rafael Lima
1 comentários:
Luciene,
estou seguindo aqui, também.
Excelente, muito pedagógico divertido e sem dúvida,atinge os objetivos.
Um abração carioca.
Postar um comentário