Lendo as sugestões dos colegas, lembrei que fizemos no começo do ano uma aula que tratava da reciclagem. Fizemos quatro quebra-cabeças de papel - escrevemos em cartolina (A4) os textos a seguir, um em cada folha de cartolina de quatro cores diferentes, e depois recortamos a folha para fazer as peças do quebra-cabeça.
Tempo de decomposição do papel: 3 meses.
O que acontece na reciclagem? Detergentes e solventes retiram a tinta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. O papel se transforma numa pasta, que é misturada com cloro, que a deixa branca. É reaproveitada depois de secar. Para fazer uma tonelada de papel, são derrubados 20 eucaliptos, que demoram sete anos para crescer.
Tempo de decomposição do plástico: mais de 100 anos.
O que acontece na reciclagem? São cortados em pequenos pedaços e derretidos junto com resina de petróleo.
Tempo de decomposição do metal: 10 anos.
O que acontece na reciclagem? Todas as latinhas de alumínio são prensadas e misturadas em fornos com o metal bruto. Para cada tonelada de alumínio, são retiradas da terra quatro toneladas de bauxita.
Tempo de decomposição do vidro: 4 mil anos.
O que acontece na reciclagem? São moídos antes de se transformarem em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas porque a sua composição química não permite.A reciclagem de vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação à produção de vidro novo
Misturamos as peças dos quebra-cabeças e formamos quatro envelopes com peças (de todas as cores). Dividimos a turma em quatro equipes e demos um envelope para cada uma. Elas tiveram que perceber que só poderiam formar a página se optassem por uma das cores e trocassem com as outras equipes as peças de outras cores que estavam em cada envelope. Depois que cada equipe se achou com uma cor de papel, começaram a juntar as peças e colar numa folha de sulfite. Então, cada equipe leu o que estava escrito no seu quebra-cabeça montado e conversamos sobre a importância da preservação da natureza e da reciclagem. Nossa turma é de crianças de 4 a 10 anos e eles gostaram muito!!!
Só para incrementar, estou dando duas sugestões: A primeira, é que a gente use nos papéis ou na impressão dos textos as cores dos recipientes de material reciclável. A segunda é que as folhas tenham figuras. Ex. A que fala de metal tem latinhas e outros objetos metálicos, a que fala de plásticos tem potes e embalagens, etc.
Complementaríamos conversando sobre porque é importante conservar os recursos naturais e o que significa a Lei de Conservação
por Lúcia Fontes
1 comentários:
achei muito boa a sal aula
Postar um comentário