( LE – Livro III – Cap. 5)
A Lei de Conservação é aquela que faz com que todos os seres busquem a preservação da própria vida. Ela aparece aqui, ao lado da Lei do Progresso, porque praticamente todos os progressos que o ser humano realiza são uma tentativa de sobreviver, de viver com mais conforto ou de prolongar a própria vida.
Creio que o enfoque da lei de conservação precisa levar em conta o valor da vida e da dignidade humana. A busca da saúde e a preservação do meio ambiente são assuntos relacionados e também importantes.
Material:
Figuras ou fotos mostrando uma plantinha com as folhas murchas, um bebê chorando, uma criança com um machucado, uma casa caindo, um rio cheio de sujeira, etc.; duas cartolinas, revistas e cola
1. Mostre as figuras uma a uma, pausadamente, e vá perguntando do que aqueles seres e lugares precisam. O que acontece quando não cuidamos das coisas, dos animais e das pessoas?
2. Peça para as crianças ajudarem a fazer um cartaz usando aquelas figuras, onde elas também podem colocar seus desenhos e sua criatividade.
3. Pesquisa em revistas: Em seguida, vamos procurar exemplos da planta, do bebê, da criança, da casa e do rio, só que bem cuidados. Com estas figuras, montaremos o cartaz número 2.
4. Fixe os dois cartazes para serem apreciados. Em qual situação as pessoas são mais felizes? Como elas vivem melhor e com mais saúde? É importante reconhecer o valor das pessoas, da Natureza e das coisas e um jeito de valorizar tudo isto é cuidando bem.
5. Cuidar do Corpo e do Espírito:
Faça um jogo da "batata-quente" em que as crianças , numa primeira etapa, falem dos cuidados com o seu corpo (higiene e saúde) e, numa segunda etapa, proponham cuidados importantes para o Espírito ficar bem e feliz. Depois, pergunte por que passamos a batata quente tão rápido e se isto também faz parte da Lei de Conservação.
por Rita Folker
7 comentários:
Muito bom!! Vou aplicar nos meus evangelizandos.
abraços
Vou tentar fazer com a turminha, mas preciso fazer um joguinho e contar uma historinha e uma música.
Obrgada.
Abraços fraternos,
Juliana
Vamos tentar realizar está sugestão de aulinha,obrigado pela atençaõ em repartir o conhecimento.
Beijos,
Marcia
Muito boa a ideia do cartaz!
MAS UMA SUGESTÃO: JÁ LEVEM AS IMAGENS DA REVISTA CORTADAS, PORQUE QUANDO AS CRIANÇAS FOREM MANUSEAR A REVISTA PODEM ENCONTRAR IMAGENS IMPRÓPRIAS E QUE POSSA AFETAR O OBJETIVO DA AULA!!!!
Evangelizar é se ter novos aromas!
gostei muito.
Carmen
Muito bom, vou tentar com meus evangelizandos.
Nilton
MT Bom!!
Postar um comentário