PLANO DE AULA
2. OBJETIVO: A criança deverá: (a) identificar em Jesus o Mestre do Espírito, por excelência; (b) valorizar
o Evangelho como o mais importante conjunto de diretrizes para o crescimento espiritual
do homem.
3. BIBLIOGRAFIA: Jo, 13:13 e 14:6; Atos, 4: 11 e 12.
LE, itens 625 a 627; ESE, I: 3, 4, 9 e 10.
O Consolador (Emmanuel / F.C.Xavier), itens 235, 282, 283, 288; Roteiro
(Emmanuel / F.C.Xavier), caps. 13 e 21; Após a Tempestade (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), Prefácio; Jesus e
Atualidade (Joanna de Ângelis / Divaldo Franco), Prefácio.
4. AULA:
a) Incentivação inicial: Exploração de figura, diálogo.
Mostrando a Figura 1, o evangelizador declinará o nome do personagem - Hiroshi -, perguntando às crianças
se sabem de que país o garoto é procedente (Japão).
Comentar resumidamente sobre o Japão, informando, por exemplo, a questão do horário (enquanto aqui é dia,
lá é noite), o tipo físico dos habitantes, alguns costumes, etc... Se possível levar um globo terrestre ou um mapa, para
mostrar a localização do Brasil e do Japão, e algum objeto interessante ou curiosidade sobre o chamado “país do sol
nascente”.
Perguntar como fariam para se comunicar no Japão, não sabendo falar o idioma japonês.
b) Desenvolvimento: Narração.
O VENCEDOR DO CONCURSO
Leandro mora na cidade de São Paulo, em um bairro chamado Liberdade. Ali está concentrada a colônia
japonesa, ou seja, ali mora um grande número de japoneses e seus descendentes. Por isso, pelas ruas se vê tantas
pessoas de “olhinhos puxados”, e mesmo a decoração de lojas e das fachadas mostra costumes do chamado “país do
sol nascente”. (FIG.1)
Em 1993, casaram-se, no Japão, o príncipe herdeiro do trono e a princesa, e houve grandes comemorações.
Para festejar a data, aqui no Brasil, a colônia japonesa do bairro da Liberdade resolveu fazer um concurso nas escolas,
instituindo um prêmio-surpresa para quem escrevesse a melhor redação sobre o Japão e seus costumes.
A criançada ficou no maior alvoroço, e fizeram o trabalho com o maior empenho, imaginando, também, o que
seria o tal prêmio-surpresa.
Dia da apuração de resultado. O pátio da Sociedade do Bairro lotado, presença de autoridades, e até do
embaixador do Japão no Brasil.
Vai ser chamado o vencedor !!! Seria o Katsumi? Ou a Michiko? Poderia ser o Toyotomi ... Atenção! O
ganhador do prêmio é... Leandro! Todos abraçaram, felizes, o alegre vencedor, que tinha feito realmente um belíssimo
trabalho sobre o Japão. É que, apesar de não ser sequer descendente de japoneses, Leandro amava aquela terra distante
com seus costumes e tradições encantadores! ... (FIG.2)
Na hora de receber o prêmio, entregue pelo embaixador, que surpresa enorme! Nada mais, nada menos, que
uma viagem ao Japão, com tudo pago, com direito a um acompanhante, por uma semana!
Leandro não cabia em si de tanta felicidade!
Quando foram organizar a viagem - Leandro e seus pais e familiares - restava a escolha do acompanhante.
Quem seria? Pensaram, pensaram... e chegaram à conclusão que deveria ser alguém que falasse japonês, que
conhecesse Tóquio (capital do Japão, onde Leandro gozaria sua semana de passeio). Afinal, para bem aproveitar a
preciosa oportunidade, Leandro precisaria de um bom guia, alguém de muita experiência.
Convidaram, então, o Miguchi, tio do Hiroshi, que era professor e vizinho da família de Leandro, muito
conhecido e estimado. Miguchi dominava a língua japonesa, e havia morado em Tóquio, antes de vir para o Brasil. E,
o mais importante, era pessoa de total confiança, bondoso, responsável. (FIG.3)
Assim, num dia do mês de maio (primavera no Japão, certamente com a floração das cerejeiras), partiram
Leandro e Miguchi para o “país do sol nascente”, ao encontro de uma bela aventura!
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Vamos falar, agora, de uma outra “viagem”.
Vocês sabiam que, quando reencarnamos, quando o Espírito toma um corpo de carne para viver na Terra, é
como se ele estivesse em uma viagem de aprendizado?
Continuação do Plano de Aula e Figura 1 CICLO “B”
Lembram-se do que falamos na reunião passada, de que Deus nos provê de tudo que necessitamos neste
aprendizado, para sempre mais desenvolvermos boas qualidades? Como se chama mesmo essa “qualidade” de Deus?
(Providência Divina)
Hoje nós vamos aprender que, assim como Leandro, para bem aproveitar a magnífica oportunidade que teve,
procurou a ajuda de um conhecedor do país ao qual se dirigiria, nós também podemos buscar o auxílio de um guia
infalível para nossa jornada na Terra. Quem é Ele? JESUS ! E onde encontramos Seus ensinamentos, Suas indicações
para bem aproveitarmos nossa reencarnação? Em anotações feitas por alguns de Seus seguidores, anotações chamadas
Evangelhos. São quatro: o Evangelho segundo Mateus, segundo Marcos, segundo Lucas e segundo João. Podemos
designá-los simplesmente por Evangelho de Jesus, que são o conjunto de Seus ensinamentos, sendo que a palavra
Evangelho significa Boas Notícias, ou Boa Nova. Em verdade, os evangelistas não registraram tudo o que Jesus
ensinou e fez, mas no Evangelho temos as melhores diretrizes, o melhor caminho para alcançarmos nosso objetivo,
que é nos iluminarmos intimamente.
O evangelizador mostrará às crianças um exemplar do Novo Testamento (ou vários, deixando-as
manusear), lendo para elas uma passagem previamente marcada (um ensinamento de Jesus, bem conhecido, como
o Pai Nosso, a parábola do samaritano, etc.), perguntando-lhes o que acham que Jesus ensinou com naquela
passagem.
c) Fixação: Pintura.
O evangelizador reproduzirá para cada criança uma folha da Fixação, pedindo-lhes que identifiquem os dois
ensinamentos de Jesus representados nos desenhos (Prece, Fraternidade), pintando um ou os dois.
d) Material didático: Figuras anexas, exemplares do Novo Testamento, lápis de cor ou giz de cera ou guache.
ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF)
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