VALORIZAÇÃO DA VIDA


Objetivo: Identificar cuidados para preservação da saúde mental e espiritual.


Atividade Introdutória

Perguntar às crianças se já observaram a quantidade de movimentos que o nosso corpo pode fazer. Realizar exercícios corporais para explorar algumas possibilidades do corpo: colocar as palmas das mãos sobre os pés sem dobrar os joelhos; balançar para frente e para trás; pular de cócoras etc.


- Para estimular a atividade, descrever a ação cantando, por exemplo, com a música de “Sinhazinha”. 
Meus bracinhos vão descendo,
Até as mãos chegarem aos pés.
Meus bracinhos balançando,
Vão pra frente, vão pra trás.
Trá-lá-lá, trá-lá-lá
Eu agora vou pular. 

Apresentar as figuras do anexo 1 e perguntar a uma menina e a um menino:
– Vocês são capazes de ficar nessa mesma posição? Tentem.
Para facilitar a percepção da lateralidade, segurar a figura ao lado das crianças, mas de modo visível por elas. Se estas não conseguirem, chamar outras, estimulando, depois, as primeiras a tentarem novamente.



Atividade Reflexiva
- Com todos sentados na rodinha, conduzir a seguinte reflexão: 
– Para fazer esses movimentos, as crianças tiveram de pensar primeiro?
– É importante pensar bem antes de fazer qualquer coisa? Por quê?
– Que acontecerá se eu pular de um muro alto?
– Este é um bom pensamento? Por quê?
– E se eu correr para ajudar a levantar um amigo que caiu, eu tive um bom pensa-mento?
– Vou ficar feliz ajudando meu amigo?


Atividade Reflexiva


- Com todos sentados na rodinha, conduzir a seguinte reflexão: 
– Para fazer esses movimentos, as crianças tiveram de pensar primeiro?
– É importante pensar bem antes de fazer qualquer coisa? Por quê?
– Que acontecerá se eu pular de um muro alto?
– Este é um bom pensamento? Por quê?
– E se eu correr para ajudar a levantar um amigo que caiu, eu tive um bom pensa-mento?
– Vou ficar feliz ajudando meu amigo?


Explicar que:
Os bons pensamentos nos fazem mais felizes;
Quando fazemos alguma coisa obedecendo a um mau pensamento, depois nos sentimos infelizes, aborrecidos;
A “voz da consciência” nos “fala” quando estamos errados e quando estamos certos.
O “eu-luz” brilha muito quando temos bons pensamentos


Realizar o jogo: Eu pensei em...
Dar um reco-reco (ou outro instrumento) a uma criança. Explicar que ela deverá tocar o instrumento somente se for falado um bom pensamento, aqueles que nos tornam felizes. Se for um mau pensamento não tocará, passando o instrumento para o colega ao lado.


Exemplos:

• Agradecer um presente
• Chutar o gatinho


• Pedir licença
• Dizer uma mentira


• Tirar o lápis do colega
• Ajudar o colega


• Prestar atenção a quem fala
• Obedecer a mamãe


• Deixar os brinquedos desarrumados
• Ser gentil com as pessoas



Atividade Criativa


Confeccionar previamente um cubo de cartolina ou de tecido, com 10 cm, no mínimo, para cada lado. Encher o seu interior com jornal amassado. Prender em cada face uma figura (ex: chinelo, copo, flor, guarda-chuva, cachorro, bebê).


Pedir a cada criança que jogue o dado, observe a gravura do lado virado para cima e fale uma boa ação que pode fazer com aquele objeto (ou pessoa).


Harmonização Final/ Prece


Pedir que todos deitem no chão, procurando relaxar e respirar tranqüilamente.


- Visualizar nuvens que caminham pelo céu, levando embora os maus pensamentos.


- Meditar: 

Os bons pensamentos me fazem feliz.

0 comentários:

Postar um comentário