Funções e movimentos do corpo I e II



            Prece inicial
            Primeiro momento: comentários do evangelizador - para que pudéssemos nascer, Deus nos deu um corpinho, com diferentes partes, cada uma com sua função. Nosso corpo realiza movimentos. Citar exemplos: pegar e guardar os brinquedos, andar de bicicleta, correr, sorrir, comer, cantar, jogar bola. Somos diferentes fisicamente uns dos outros e o que determina isso é o peso, a altura, a cor dos cabelos, a pele, idade. Deus ama a todos da mesma maneira e quer que cuidemos de nosso corpo, pois é um presente que Ele nos deu.
            Segundo momento: separar as crianças em duplas e sentá-las uma em frente a outra.
            Pedir para que toquem um no nariz do outro, no cabelo, no braço, nos ouvidos, podem dar um aperto de mão. Tudo deve ser feito com muito carinho, para que as crianças se sintam à vontade, percebam as diferenças físicas e a importância dos movimentos do seu corpo.
            Terceiro momento: trazer recortes coloridos de roupas e perguntar as crianças em que parte do corpo nos usamos. A medida em que eles forem respondendo, o evangelizador poderá fazer um varal com um cordão e pendurar "as roupas" com prendedores de roupas.
            Salientar que o importante é a roupa estar limpa e de acordo com a temperatura; não é a beleza, nem a marca da roupa que realmente importa.
            Quarto momento: atividade - confeccionar um cartaz com as mãos das crianças e identificá-las com o nome. Poderá ser feito com aquarela ou somente o contorno com canetas coloridas. Após o término do cartaz, o evangelizador deverá levar as crianças a perceberem que as mãos são diferentes umas das outras.
            Prece de encerramento


Funções e movimentos do corpo II
            Prece inicial
            Primeiro momento: pedir que cada criança diga seu nome, idade e se é menino ou menina. Explicar que para que pudéssemos nascer Deus nos deu um corpinho, que tem diversas partes e funções diferentes. Solicitar às crianças que peguem no nariz, ouvidos, boca, olhos (podem abrir e fechar). Também podem dar as mãos, fazendo uma roda, caminhar para a direita ou esquerda, sentar no chão. Salientar a importância dos movimentos realizados pelas mãos e pernas. Citar alguns exemplos: pegar e guardar os brinquedos, andar de bicicleta, correr, abraçar os amigos, jogar bola. Como o nosso corpo é um presente de Deus, devemos cuidar dele para não ficarmos doentes.
            Segundo momento: Levar algumas peças de roupas de criança. Mostrar/perguntar em que parte do corpo usamos aquelas roupas. Lembrar a importância do vestuário e para que temperatura serve cada peça. Salientar que o importante é a roupa estar limpa e não a beleza ou a marca.
            Terceiro momento: atividade - desenhos de crianças para pintar e vestir. Como as crianças estão na faixa etária de 3 e 4 anos (maternal), poderão pintar na aula e terminar a atividade em casa com a ajuda dos pais (tema). Veja abaixo sugestões de desenhos de crianças e roupas.
            Observação: os evangelizandos poderão trazer os desenhos na próxima aula, a fim de serem utilizados em um cartaz como introdução da aula seguinte, que na seqüência do currículo é: Funções da visão, audição e tato.
            Prece de encerramento
Sugestões de desenhos de crianças e roupas:






3 comentários:

Andrea_Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea_Lima disse...

Parabéns pelo trabalho.
Que Deus te abençoe.
Andréa Lima - Borborema - PB.

Luciene Miranda Beheraborde disse...

Obrigada de todo coração pelo apoio!!!!

Postar um comentário