Aula de encerramento


Blog de aartedeevangelizar :Evangelizar é amar..., Aula de encerramento
Prece Inicial
Primeiro momento: colocar os evangelizandos em círculo, organizando um "bate-papo" acerca do ano que passou. Perguntar a eles o que mais gostaram, o que não gostaram, se gostariam de alguma coisa diferente, deixando-os livres para darem sua opinião. Lembrar que algumas sugestões poderão ser levadas à direção do Departamento de Infância e Juventude para serem analisadas (muitos deles podem sugerir coisas que não dependam só do evangelizador, como por exemplo mais tempo de aula, por isso é importante explicar que há uma hierarquia e normas a serem cumpridas). Explicar como são as regras para troca de ciclo, ressaltando que assim como trocamos de ano na escola, na Evangelização também trocamos de ciclo (a cada dois anos), para aprofundarmos nosso aprendizado. Faz parte do nosso processo de evolução.
Segundo momento: lembrar que, durante o ano, conhecemos mais sobre um amigo muito importante e que faremos uma brincadeira. Pedir que cada crianças fique em pé, em frente a uma parede branca, respirem fundo, e prestem atenção ao texto que será lido. Vide texto abaixo.
Terceiro momento: entregar a cada criança um desenho (Veja modelo de desenho acima). Pedir que elas olhem para a folha por 20 segundos (o evangelizador pode contar até vinte em voz alta) e depois olhem fixamente para a parede, piscando rapidamente os olhos. As crianças verão, na parede, a imagem do amigo que está sempre conosco, nos ajudando a seguir no caminho do bem - Jesus. Quanto mais longe da parede, maior é a imagem vista. O ideal é ficar a meio metro de distância da parede. Pode acontecer de alguma criança não conseguir enxergar; lembrar que é apenas uma brincadeira, e não significa que Jesus tenha aquela imagem ou que precisamos visualizá-lo para que ele esteja conosco. 
Quarto momento: entregar a cada um deles, uma medalha com os dizeres: Jesus, meu amigo. Lembrando que eles podem continuar a brincadeira em casa, com os pais e os amigos. (veja modelo)
Quinto momento: (opcional) um lanche (bolo de chocolate e refrigerante é sempre um sucesso!).
Prece de encerramento: agradecendo o ano que se encerra, lembrando aos evangelizandos que eles são esperados, com muito amor, no próximo ano.
Se possível, entregar um bilhete com a data de início das aulas, com a frase:
Esperamos você! Início da Evangelização tal data.

Texto (deve ser lido com um fundo musical - música suave)
"Vamos procurar respirar profundamente, sentir a calma da música, ouvir as batidas de nosso coração. E prestar bastante atenção no que o evangelizador vai ler agora.
Jesus foi o maior Mestre de que se tem notícias. Ele era sábio, equilibrado e possuía uma bondade inteligente que conquistava os corações. Jesus ensinou, através do seu exemplo, sobre paz, amor, perdão, bondade, caridade.
Devemos ter em Jesus um amigo com quem podemos contar sempre que precisarmos de auxílio nas dificuldades da vida. Podemos fazer uma prece pedindo ajuda, e quando não soubermos que atitude tomar diante de uma situação, devemos perguntar a nós mesmos: "O que Jesus faria no meu lugar?" Com certeza a resposta é o melhor caminho a seguir. Não podemos jamais deixar de agradecer, quando estamos alegres ou tristes, porque as tristezas existem para crescermos e um dia sermos iguais a Jesus.
Ele é um como um irmão mais velho, que sabe coisas que ainda não compreendemos e está mais adiantado na escola da vida. É um espírito perfeito, que encarnou na Terra para nos ensinar preciosas lições.
Ser amigo de Jesus é tê-lo no coração; praticar boas atitudes, ser amigo de todos, respeitar cada pessoa como ela é.
Jesus quer que sejamos seus amigos, sigamos seus ensinamentos para sermos felizes, porque a verdadeira felicidade está em fazer o bem, em ser cada dia uma pessoa um pouquinho melhor, um verdadeiro "homem de bem."
Vocês podem abrir os olhos lentamente. Nós vamos entregar para vocês um desenho. Vocês devem olhar fixamente para os três pontinhos que tem no desenho, enquanto eu conto até vinte. Logo após, piscar os olhos várias vezes olhando para a parede."

1 comentários:

Unknown disse...

ola nao abriu a pagina para encontrar o desenho pode me ajudar.
obrigada parabens pela aula.

Postar um comentário