Evangelização Infantil- varias aulas


Considerações Gerais:
. As aulas deste programa deverão ser adaptadas para sua aplicação,
conforme os interesses e necessidades da criança, nas diferentes
fases do desenvolvimento que atravessa, a critério e o bom senso
do evangelizador.
. Nenhuma aula deverá ser iniciada sem a devida preparação, bem
como a prece. Na preparação poderão ser cantadas músicas suaves
e tranquilas ou somente um música instrumental. Evitar iniciar a
aula com as crianças agitadas, pois com isto será mais difícil a
concentração delas.
. As ilustrações contidas nos anexos de cada história, deverão ser
ampliadas, copiadas e coloridas para serem apresentadas às
crianças, à medida que o evangelizador for narrando a história. É
primordial que as ilustrações sejam preparadas com colorido,
colagens ... conforme as ilustrações de um livro de histórias
infantis, para despertar o interesse da criança.
. Após colorir as gravuras, o evangelizador deverá colá-las num
papel cartão ou cartolina, para que elas fiquem mais firmes,
facilitando a apresentação no decorrer da história.
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. As atividades de fixação contidas nesta programação são apenas
sugestões, ficando a critério de cada evangelizador elaborar sua
própria atividade. As folhas deverão ser multiplicadas para tantas
quantas forem as crianças da classe.
. As sugestões de motivação inicial e atividades de fixação poderão
ser aproveitadas em outras classes, com a devida adaptação ao
tema. Devem ser levadas em consideração as características de
cada faixa etária para que haja interesse e o tema seja melhor
entendido.
. Seria importante guardar as aulas em pastas ou envelopes, para
serem arquivadas e aproveitadas quando o programa for repetido
para novas turmas.
. Algumas histórias deverão ser adaptadas segundo o nível
socioeconômico das crianças em atenção ao seu ambiente de
relação e vida. Por exemplo: periferia, favelas, creches, abrigos,
orfanatos... O evangelizador deverá estar atento para trazer à
vivência delas o texto da história, modificando-a segundo a sua
realidade.
. O evangelizador deverá fazer uma avaliação, após cada aula, a
fim de verificar se existe a necessidade de fixar ainda mais o tema
estudado.
. Ao final de cada unidade, o evangelizador também deverá fazer
uma avaliação dos resultados obtidos, bem como da metodologia
aplicada.
Claudia Werdine
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