Caridade



QUEM SOU EU?- RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

 Cada indivíduo é especial, único; cada pessoa é diferente física e emocionalmente; Deus ama cada um como ele é.

SUGESTÕES:
Demonstrar como cada pessoa é diferente.
  
Material: Levar balança, fita métrica, espelho, papel pardo, lápis de cor, fichas de cartolina, historia sobre o tema, musica.
 (Maternal /Jardim A) – medir, pesar, fazer as crianças se olharem no espelho e perceberem as diferenças de um para o outro.
Colocar a historinha e a musica sobre o tema (historinha da Bia e a musiquinha “Aos olhos do Pai”
Conclusão: Perguntar para eles, se eles sendo diferentes não podem ser amigos? E para Deus todos nós somos especiais!

 (Jardim B/C) - Pode-se utilizar a mesma técnica da pesagem, medição para eles notarem as diferenças e incluir uma dinâmica com o espelho (Espelho da Madrasta da Branca de Neve... torçamos para Boadrasta),
 Dinâmica: Cada criança vai pegar o espelho e dizer (“Espelho, espelho meu, existe alguém TÃO bonito (a) quanto eu? E a criança que estiver com o espelho fala o nome do amiguinho até que todos participem.
Conclusão: Observar que diante de Deus todos nós somos bonitos, não importa como eu sou ou o outro é.

(Primário A/B/C) Brincadeira do modelo (1 menino e 1 menina)
Desenhar o corpo físico em tamanho natural: em um papel pardo, as crianças, divididas em grupos contornam o corpo de um colega que deitou sobre o papel; depois desenham cabelos, olhos, mãos, pés, unhas, roupas e falam as diferenças de um para o outro, falar para cada integrante dos dois grupos dizerem uma característica que mais gostam do “amigo modelo”.
Conclusão: Levar ao pensamento que apesar das diferenças todos nós possuímos alguma coisa que encanta o outro.

(Intermediário A/B) Distribuir fichas de cartolinas e lápis
Dividir em duplas e cada um entrevistará o outro e anotará (cor dos olhos, cabelo, pele, o que mais gosta de fazer, tipo de musica, etc.).
Depois da entrevista cada um falará do seu entrevistado e comparará se há alguma coisa em comum, ou se não houver o que o chamou a atenção no outro(ressaltar as virtudes).
Conclusão: Como eles são maiores, pode-se levar a reflexão sobre as diferenças, e como devem respeitá-las e situações em que essas diferenças não foram respeitadas, etc.

Outros temas dentro do tema principal CARIDADE que podem ser explorados e sugestões de recursos:

Palavrinhas mágicas
Por favor, com licença, desculpe , obrigado, etc. situações em que devem ser usadas as palavras mágicas. Elas demonstram boa educação e respeito. Honestidade
Não mentir, não roubar, ser sincero. Importância da honestidade.
Atitudes positivas no lar, na escola e na rua.
            Importância das boas atitudes em todos os lugares, mesmo quando estamos sós e sem alguém olhando; evolução espiritual (crescimento interior).
Amizade
O que é ser amigo? A importância dos amigos; atitudes de um amigo.
Respeito ao próximo
            Fazer ao outro o que queremos que nos façam; as pessoas são diferentes e devemos respeitar cada uma como ela é; todos possuem defeitos e qualidades; valorizar as qualidades de cada indivíduo.
Perdão
Perdoar ao próximo e a si mesmo; toda pessoa faz coisas certas e erradas. Deus dá a cada um novas chances de acertar e nós também devemos perdoar aos que nos ofendem. É preciso aprender com os erros e se esforçar para acertar. Perdoar é entender o erro e esquecer. Análise de algo positivo, lembrando-se de algo bom e correto que realizaram.
  
RECURSOS:
Audiovisuais e orais : funcionam para todas as idades,  data show, retroprojetor, dvd, etc.
Para as crianças menores é um grande aliado, por dispersarem rápido, um DVD com música, ou uma historinha curta, ajuda bastante.

  • Livros de historias adaptando-se a idade de cada um
  • Fantoches (para os menores) 
  • Oficina de artes ( material reciclável) para os maiores funciona bem, eles próprios confeccionam  instrumentos, brinquedos, etc. 
  • Jogos educativos que estimulem a divisão, coletividade. 
  • Lápis de todas as cores e formas (hidrocores, giz de cera, lápis de cor). 
  • Tintas para pinturas a dedo 
  • Dinâmicas ( adaptando-se a idade de cada um) funcionam muito bem em todas as idades
  •  Cruzadinhas, adivinhações, textos que levem à reflexão (para os alunos do intermediário).
  • Musicas em todas as idades é um dos melhores recursos
  • Massinhas de modelar, argila,bexigas coloridas, etc..

  
E o mais importante: MATERIAL HUMANO!!
VOCÊ... Sua imaginação, sua boa vontade e seu carinho!!
  
NENHUM TRABALHO FUNCIONA SE NÃO HOUVER DEDICAÇÃO DO EVANGELIZADOR!!

“MÃOS À OBRA”!!!!
   
Reciclagem da Evangelização Infantil do CELUCA (30/01/13) 
 Expositoras: Tia Claudia e Tia Jô 
Material de pesquisa: Grupo Espírita Seara do Mestre (site)
                                         Evangelização- infantil.blogspot.com




0 comentários:

Postar um comentário