DESCOBRIR EMOÇÕES E SENTIMENTOS



ROSTOS
Tipo de Atividade: Observação
Idade Sugerida: 5 em diante(s/escrita) ou 9 em diante
Objetivo: Contato e reconhecimento de emoções
Material:
-Cartaz (veja explicação abaixo)
- Lápis e folhas de questões para todos
Como Aplicar:
1- Recortar fotos ou desenhos de muitos rostos com expressões faciais variadas (alegria, tristeza, espanto, raiva, insatisfação, desconfiança, etc) colar numa folha de papel kraft e numerar cada rosto. Fixar este cartaz diante da turma.

2- Distribuir folhas com as questões:
a)Quantos destes rostos estão: - sorrindo?--- -- - bravos?
- sérios?------
b) Qual demonstra estar mais alegre? E mais bravo?
c)Você acha que todos estes sorrisos demonstram alegria? Algum parece estar rindo de outra pessoa?
d) Há alguma causa para eles estarem assim. Escolha um rosto e imagine uma causa provável para a emoção que ele mostra.
e)Qual das emoções mostradas no cartaz é mais comum em você? Sabe por quê?

3- Inicie um diálogo sobre o porquê de nossas emoções.

MEDOS, MEDINHOS E MEDÕES
Tipo de Atividade: Oral / Dinâmica
Idade Sugerida: Todas
Objetivo: Identificar nossos medos e sua intensidade; propor modos de lidar com eles.

MATERIAL
- Pedaços de papel (1 / 6 do tamanho A4), três para cada aluno, e lápis.
- Três caixas de tamanhos diferentes. Folha de papel manilha.

COMO APLICAR:
1) Todos sentem medo, em alguma ocasião. Inicie um diálogo, contando um medo que você têm ou tinha. Converse um pouco sobre como são nossos medos, o que sentimos e o que nos levam a fazer.
2) Há medos de vários tamanhos. Criar um ambiente em que todos possam falar sem constrangimento.
3) Convide todos a escolherem um de seus grandes medos, um medo médio e um pequeno medo e escreverem ou desenharem, cada um num papel. O medão deve ser colocado na caixa grande, o medo médio na caixa média,e o pequeno, na caixa menor.
4) O que nós vamos fazer com estas caixas e com estes medos? Peça sugestões à classe.
Obs: O objetivo não é chegar a uma solução predeterminada. Deixe todos opinarem sobre o assunto, de modo a que cada um pense sobre as alternativas. Ao final o que o grupo todo resolver será feito. Terá sido a melhor solução? O que acham?
5) A fé nos ajuda a diminuir nossos medos. Vamos colocar nossa fé no lugar de nossos medos? Escreva num papel manilha uma mensagem de fé, e coloque sobre as caixas que contém os medos.

Fonte- 30 atividades de educação emocional eintuitiva-Rita Foelker


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