ROSTOS
Tipo de Atividade: Observação
Idade Sugerida: 5 em diante(s/escrita) ou 9 em
diante
Objetivo: Contato e reconhecimento de
emoções
Material:
-Cartaz (veja explicação abaixo)
- Lápis e folhas de questões para
todos
Como Aplicar:
1- Recortar fotos ou desenhos de muitos rostos
com expressões faciais variadas (alegria, tristeza, espanto, raiva,
insatisfação, desconfiança, etc) colar numa folha de papel kraft e numerar cada
rosto. Fixar este cartaz diante da turma.
2- Distribuir folhas com as
questões:
a)Quantos destes rostos estão: - sorrindo?--- --
- bravos?
- sérios?------
b) Qual demonstra estar mais alegre? E mais
bravo?
c)Você acha que todos estes sorrisos demonstram
alegria? Algum parece estar rindo de outra pessoa?
d) Há alguma causa para eles estarem assim.
Escolha um rosto e imagine uma causa provável para a emoção que ele
mostra.
e)Qual das emoções mostradas no cartaz é mais
comum em você? Sabe por quê?
3- Inicie um diálogo sobre o porquê de nossas
emoções.
MEDOS, MEDINHOS E MEDÕES
Tipo de Atividade: Oral / Dinâmica
Idade Sugerida: Todas
Objetivo: Identificar nossos medos e sua
intensidade; propor modos de lidar com eles.
MATERIAL
- Pedaços de papel (1 / 6 do tamanho A4), três
para cada aluno, e lápis.
- Três caixas de tamanhos diferentes. Folha de
papel manilha.
COMO APLICAR:
1) Todos sentem medo, em alguma ocasião. Inicie
um diálogo, contando um medo que você têm ou tinha. Converse um pouco sobre
como são nossos medos, o que sentimos e o que nos levam a fazer.
2) Há medos de vários tamanhos. Criar um
ambiente em que todos possam falar sem constrangimento.
3) Convide todos a escolherem um de seus
grandes medos, um medo médio e um pequeno medo e escreverem ou desenharem, cada
um num papel. O medão deve ser colocado na caixa grande, o medo médio na caixa
média,e o pequeno, na caixa menor.
4) O que nós vamos fazer com estas caixas e com
estes medos? Peça sugestões à classe.
Obs: O objetivo não é chegar a uma solução
predeterminada. Deixe todos opinarem sobre o assunto, de modo a que cada um
pense sobre as alternativas. Ao final o que o grupo todo resolver será feito.
Terá sido a melhor solução? O que acham?
5) A fé nos ajuda a diminuir nossos medos. Vamos
colocar nossa fé no lugar de nossos medos? Escreva num papel manilha uma
mensagem de fé, e coloque sobre as caixas que contém os medos.
0 comentários:
Postar um comentário