Minhas Mãos Só farão Ações Corretas



Objetivo:

Identificar a honestidade como atitude de respeito à propriedade alheia, assim como a sinceridade e a exatidão do que falamos.

- pedir as crianças que dramatizem a situação do ANEXO 1.
- conversar sobre as seguintes questões:
- por que ninguém acudiu o menino quando, sem forças para nadar, gritou por socorro?
- Pode-se confiar em quem mente?
- A mentira não é uma desonestidade?
- pode-se confiar em quem não é honesto?
- e quem conta um fato verddeiro, porém exgerando o que aocnteceu, também mente? Isso é desonesto? (dar exemplos, como a famosa história de pescador, que sempre diz que pegou um peixe maior do que o tamanho real).

- apresentar a situação do anexo 2.
- discutir sobre a atitude de Maria. Ouvir as crianças, perguntando se maria é a famosa “maria vai com as outras”.ressaltar que a jovem não se preocupou em fazer o que o grupo estava fazendo, portanto não se comportou como uma “maria vai com as outras”. Agiu de modo coerente consigo mesma, sabendo o que era melhor para si, foi sincera e também correspondeu à confiança da família. Isot também é honestidade.

- dividir a turma em subgrupos. Apresentar o anexo 3, sem explicá-lo. Pedir que cada subgrupo crie uma história em três quadrinhos sobre uma ação honesta, segundo o que foi apresentado no anexo3. Pedir que além de desenhar, façam legenda.
- cada subgrupo apresenta para a turma o seu trabalho, explicando qual ação honesta do anexo 3 foi escolhida.
- caso tenha sobrado alguma ação do anexo 3, que não tenha sido escolhida pelos subgrupos, o evangelizador deverá comentá-lo com a turma.

ANEXO1
Um menino costumava brincar num rio cujas águas aumentavam muit na época das chuvas. Nesss ocasiões ele divertia-se fazendo uma brincadeira de mau gosto. Gritava: “- socorro, socorro, estou me afogando! As águas me arrastam!.. “
Os que passavam por ali, naquele momento, corriam aflitos para savá-lo. Esntão, o menino ria-se a valer pela susto que causava. Um dia, quando as águas quase transbordavam, o menino realamente foi levado pela correnteza. Gritou por socorro. Ghritou muito. Mas ninguém o caudiu, pensando ser mais uma de suas brincadeiras. E o menino afogou-se.

ANEXO2
João, o namorado de maria, foi buscá-la em casa para comemorarem com amigos o seu aniversário. Passaram uma tarde agradável e, ao anoitecer, resolveram tomar umas “batidas”. Apesar da insistência do namorado e dos maigos, maria delicadamente recusou, explicando que ela e sua família não tomam bebida alcoólica alguma. Maria aceitou apenas um refrigerante.

ANEXO3
SER HONESTO É:
 Não tirar ou ficar com o que não lhe pertence.
 Cuidar dos objetos emprestados, devolvendo-os corretamente.
 Não fazer dívidas que não possa pagar.
 Não mentir, nem exagerar o que fala.
 Ser sincero sem ser rude.



0 comentários:

Postar um comentário