Aula: Bem
Aventurados os que são mansos e pacíficos – Maternal
Para o
Evangelizador:
* AFABILIDADE, DOÇURA: “A benevolência para com os nossos
semelhantes, fruto do amor ao próximo, origina a afabilidade e a doçura, que
lhes são formas de manifestação. Entretanto, nem sempre é prudente confiar nas
aparências: a educação e os costumes mundanos podem aparentar tais qualidades”.
(Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX.
Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 6. A Afabilidade e a
Doçura.)
* PACIÊNCIA,
MANSUETUDE: “Sede pacientes. A
paciência é também caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo
Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a
mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, como decorrência,
muito mais meritória: a de perdoar aos que Deus situou em nosso caminho, para
serem instrumentos do nosso sofrimento e para nos experimentarem a paciência “.
(Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX.
Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 7. A
Paciência)
Gentileza:
Conceito:Ser gentil é ser bom,fazer o bem nos atos mais simples da vida.
Ev.Seg.Esp.:A afabilidade e a doçura-instruções dos espíritos,cap.IX Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos.
"Gentileza gera gentileza".
Conceito:Ser gentil é ser bom,fazer o bem nos atos mais simples da vida.
Ev.Seg.Esp.:A afabilidade e a doçura-instruções dos espíritos,cap.IX Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos.
"Gentileza gera gentileza".
Utilizando a técnica de teatro de varetas, narrar a
seguinte fábula de Esopo:
A formiga e a pomba
Uma formiga
sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la,
devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu
dentro da correnteza.
Uma pomba,
pousada numa árvore próxima, viu a formiga em
perigo.
Rapidamente,
arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode
subir nela e flutuar até a margem.
Logo que
alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás
duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a
pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o
caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais
alto.
De lá, ela
arrulhou para a formiga:
- Obrigada,
querida amiga.
"Uma boa ação se
paga com outra."
- Comentar com as crianças os atos dos
personagens:
· Em que a pomba foi gentil com a formiga?
· Como a formiga agradeceu a gentileza?
· Vale a pena ser gentil?
Como podemos ser gentis no dia-a-dia? Dar exemplos como:
ceder lugar na fila aos menores, compartilhar guarda-chuva,dividir o último
lanchinho, dar passagem pra quem estiver com pressa...(esperar que eles também
deêm exemplos). Inserir comentários sobre as conseqüências da cólera no contexto
da história. Lembrar que é preciso ser gentil e bom não só quando se
tem gente olhando - mas em todos os momentos de nossas
vidas.
- Pedir para as
crianças pintarem desenhos relativos à história e expor no mural. (No início da
aula seguinte, faze um pequeno apanhado dessa aula e pedir que eles troquem os
desenhos entre si, como incentivo à gentileza e ao bem estar proporcionado por
esse sentimento, tanto ativa quanto passivamente – dando e
recebendo.
0 comentários:
Postar um comentário