Sentimentos



Objetivo(s):
• Conhecer sentimentos diversos
• Identificá-los em diferentes situações diárias e como Valores e Contra-Valores
• Dar importância aos bons sentimentos
Metodologia:

1. Prece de abertura (incentivar à participação de cada um)
2. Mostrar imagens relacionadas com os sentimentos e explicar o conceito de cada um (página 3 e 4).
3. Realizar cartazes aplicando cada sentimento às diferentes situações diárias.
4. Criar passatempos para depois serem utilizados, na próxima aula, nas construções dos desdobráveis em computador.


Imagens retiradas do livro: “Aventura dos Sentimentos e dos Pensamentos”, (2004), coleção
“Crescer a Brincar”, Paulo Moreira. Porto Editora: Porto.



Atividades:
A
ATIVIDADE PARA IDADES dos 4 AOS 6 ANOS (+‐) 
(AINDA NÃO SABEM LER, MAS JÁ VÃO DESENVOLVENDO A ESCRITA. NECESSITAM DE AJUDA PERMANENTE)
Com o apoio dos cartazes 1 e 2 (pág.3 e 4), escrever um sentimento por baixo de cada coração (pág. 5). Depois recortar os corações com as palavras já escritas por baixo e dividi-las em duas colunas diferentes (pág. 6).

B
ATIVIDADES PARA IDADES 6 AOS 9 ANOS (+‐) 
(JÁ SABEM LER, MAS AINDA NECESSITAM DE ALGUM APOIO, TANTO NA LEITURA COMO NA ESCRITA)
Recortar as imagens da página 9 (sentimentos) e colá-las nos exercícios das páginas 7 e 8 – Ver qual o sentimento correspondente a cada uma das filas de exercícios. Em cada fila de exercício deverá ser assinalado quais as imagens que podem corresponder ao sentimento atribuído.
Solução: Fila 1 – ORGULHOSO; fila 2 – AMUADO; fila 3 – ARREPENDIDO; fila 4 –
CARINHOSO; fila 5 – FELIZ; fila 6 – FRUSTRADO; fila 7 – TRISTE; fila 8 – ASSUSTADO.

C
ATIVIDADE PARA IDADES A PARTIR DOS 10 ANOS 
(SABEM LER SEM DIFICULDADES E COM AUTONOMIA PARA TRABALHAREM SEM APOIO PERMANENTE)
Na próxima aula poderão construir, em computador, um desdobrável com este tema
“Sentimentos”. Para tal, podem pensar já em passatempos para incluir no desdobrável.
Criar, em quadrículas, uma sopa de letras com palavras relacionadas com as páginas 3, 4, e 5.
Seleccionar algumas palavras e escreve-las na horizontal e na vertical; da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
Tenta agora criar outros tipos de passatempos, utilizando palavras e/ou frases relacionadas com “Sentimentos”. Poderão codificar-se palavras, por exemplo, ou baralhar frases para depois serem ordenadas.

ATIVIDADES A B C
CARTAZ 1



ATIVIDADE A
Olha para o cartaz e escreve um sentimento por baixo de cada coração.
Recorta cada coração e cola‐o no sítio certo da página seguinte.
ATIVIDADE B C


Recorta os sentimentos da última página e cola‐os na fila certa.


by: Centro Cultura Espírita de Caldas da Rainha


0 comentários:

Postar um comentário