A árvore preciosa




Jesus, reunido com seus amigos, explicou que para termos um mundo de paz precisamos nos unir.
Um senhor que ouvia sua mensagem pediu um exemplo.
Então, Jesus contou a seguinte história:
Era um tempo em que os homens estavam sofrendo muito com guerras, misérias, doenças.Deus, como bom Pai que é, lhes enviou um anjo mensageiro que carregava consigo sublimes sementes da árvore da Felicidade e da Paz.
O anjo, já na Terra, convidou os homens para se reunirem em festa pois ele lhes entregaria o presente de Deus.
Então ele lhes explicou que aquelas sementes produziriam flores de luz e frutos de ouro no futuro que apagaria todo o sofrimento deles!Mas para isso, era preciso cuidados especiais para fortalecê-las.Quando elas brotassem iam precisar da ajuda de todos nos cuidados especiais com dedicação e vigilância.
Precisariam de terra fértil, uma irrigação controlada, adubos específicos, proteção constante contra os insetos daninhos e muitos outros cuidados.
Porém, a planta era tão preciosa que, bastava uma única árvore vingar para que a paz e a felicidade reinasse para toda a comunidade!
Ela cresceria tanto que sua copa sombrearia todas as casas, seu perfume se alastraria por toda a Terra harmonisando o ambiente e seus frutos matariam a fome de todo o mundo!
Então o anjo distribuiu sementes a todos, recebendo a promessa de que assim o afariam.Cada um foi para casa pensando em ter só pra sí uma árvore que produzisse flores de luz e frutos de ouro.
Assim, cada um plantou, escondido suas sementes no seu quintal gananciosos por toda a riqueza que terá no futuro.
Mas, a árvore precisaria da ajuda de todos pra crescer...
As sementes, por serem divinas, brotaram porém:alguns cultivadores tinham água, mas não possuiam o adubo especial; outros tinham adubo, mas não tinham água suficiente.Quem tinha remédio para acabar com as pragas, não tinha terra boa.Quem possuía um solo fértil, não tinha tempo para cuidar das plantas.
Então fizeram o contrário do que prometeram!Começaram a lutar entre sí para se ter aquilo que o outro tinha e ele não tinha, matando-se uns aos outros.
E nenhuma árvore vingou!Bastava uma para se resolver o problema de todos, mas por pensarem egoísticamente, ném mesmo uma única árvore conseguiu sobreviver.
Depois de contada a história, Jesus deu um tempo para seus amigos pensarem na lição.Depois concluiu:
Esse é o símbolo das guerras dos homens em torno da felicidade: Deus deu para cada filho seu um talento diferente, para aprenderem a desfrutar desses dons com entendimento e harmonia.
Ao invés de se unirem e aproveitarem todos juntos das qualidades desses dons, cada um vive pensando só em sí: querendo vencer não para ajudar o outro, mas para humilhá-lo.
Quando a verdadeira união se fizer, em busca do bem de todos, então a Terra será como a árvore preciosa: com flores de Luz e frutos de Ouro.
(adaptado do livro: Jesus no Lar -pelo espírito de Neio Lúcio, psicografado por Chico Xavier)
Atividade: conversar com as crianças sobre o entendimento da história e concluir com cada um desenhando como seria a árvore preciosa ou fazer uma arvore com as mãozinhas das crianças (anexo)
recebi email: Patricia de Oliveira Simões

0 comentários:

Postar um comentário