Prece
Inicial
Objetivo:
identificar
através da dinâmica proposta o que é o perispírito, qual a sua constituição,
função, bem como a responsabilidade que temos de conservá-lo.
Primeiro
momento -
sugestão de Dinâmica: o evangelizador distribuirá para cada evangelizando um
saco plástico transparente vazio e um copo vazio transparente (ou uma garrafa
pet transparente, cortada ao meio). Nesse copo (ou garrafa pet transparente),
que o evangelizador entregará ao jovem, estarão coladas 3 etiquetas (ver figura
abaixo):
- SER INTEGRAL | |
- SER INTERMEDIÁRIO | |
- SER NÃO-INTEGRAL |
Observação: o saco plástico e copo entregues a cada jovem representarão o corpo físico.
Segundo
momento: com a ajuda de uma
jarra de água e de um copo com a mesma capacidade de água que o copo do
evangelizando no nível ser integral, o evangelizador colocará a água de seu copo
em cada saco plástico entregue a cada jovem (colocando o mesmo nível de água ser
integral para todos - ou seja, colocará no saco plástico entregue a cada jovem a
quantidade de água que corresponde ao nível ser integral no copo).
Terceiro
momento: oferecer (sugerir)
aos jovens que se desejarem poderão colocar em suas águas erva mate (pode ser
utilizada qualquer outra substância que dê colorido à água como, por exemplo,
tinta-guache). Se eles concordarem, o evangelizador os auxiliará na mistura.
Após essa etapa eles deverão dar um nó no saco plástico.
Quarto
momento: dar aos jovens
trinta segundos para transferir a água da sacola para o copo que lhes foi
entregue (com tarjas).
Observação: serão deixados, ao alcance dos jovens, algumas facilidades para que furem o seu respectivo saco plástico, como tesoura, palito dental, lápis ou algum outro objeto pontudo.
Observação: serão deixados, ao alcance dos jovens, algumas facilidades para que furem o seu respectivo saco plástico, como tesoura, palito dental, lápis ou algum outro objeto pontudo.
Quinto
momento: passado o tempo
estipulado, o evangelizador observará os resultados obtidos e, através do
diálogo, encaminhará a discussão que se pretende com os jovens acerca de cada
passo da experiência, ou seja, dando aos elementos que compuseram a dinâmica as
seguintes definições:
- Saco plástico e copo (com etiqueta): corpo físico
- Substância colorida: impurezas (imperfeições)
- Água: perispírito
- Facilitadores para troca de água do saco plástico para o copo: abreviadores do trabalho a ser feito, através do conhecimento e da prática do bem.
Observação: preferencialmente essas conclusões deverão ser dadas pelos evangelizandos, através de questionamentos feitos pelo evangelizador.
Nota: o correto seria abrir a sacola.
A água colocada nos recipientes (sacola e copo que representavam o corpo físico) é meramente ilustrativa pois, com base nas referências bibliográficas, o perispírito não está encerrado nos limites do corpo.
Conclusão: toda atitude positiva em relação à vida e ao trabalho no bem serão parte integrante de seu arquivo perispiritual.
Nota A: para facilitar o entendimento de um tema tão interessante e complexo é importante que o evangelizador tenha consigo algumas definições que o auxiliarão a expor o assunto:
- Universo: conjunto de tudo o quanto existe, inclusive a Terra, os astros, as galáxias e toda matéria disseminada no espaço.
- Condensar: tornar denso ou mais denso, resumir, sintetizar.
- Fluido: corpo (liquido ou gasoso) que toma a forma do recipiente em que está.
- Etéreo: sublime, celestial, puro.
- Imponderável: que não se pode pesar, muito sutil, que não se pode avaliar.
- Quinta-essenciado: o mais alto grau, o auge, apurado até o mais alto grau, requintado, refinado.
- Cosmo: universo
- Tangível: que pode ser tocado, sensível.
Nota B: os termos ser integral, ser intermediário e ser não integral foram utilizados com o intuito de dar a entender a mutilação ou não do perispírito, e não com a intenção de imitar-se um juízo de valor afirmando que o ser integral seria um ser perfeito. Pode, portanto, serem substituídos por outras expressões que julgarem necessárias.
- Saco plástico e copo (com etiqueta): corpo físico
- Substância colorida: impurezas (imperfeições)
- Água: perispírito
- Facilitadores para troca de água do saco plástico para o copo: abreviadores do trabalho a ser feito, através do conhecimento e da prática do bem.
Observação: preferencialmente essas conclusões deverão ser dadas pelos evangelizandos, através de questionamentos feitos pelo evangelizador.
Nota: o correto seria abrir a sacola.
A água colocada nos recipientes (sacola e copo que representavam o corpo físico) é meramente ilustrativa pois, com base nas referências bibliográficas, o perispírito não está encerrado nos limites do corpo.
Conclusão: toda atitude positiva em relação à vida e ao trabalho no bem serão parte integrante de seu arquivo perispiritual.
Nota A: para facilitar o entendimento de um tema tão interessante e complexo é importante que o evangelizador tenha consigo algumas definições que o auxiliarão a expor o assunto:
- Universo: conjunto de tudo o quanto existe, inclusive a Terra, os astros, as galáxias e toda matéria disseminada no espaço.
- Condensar: tornar denso ou mais denso, resumir, sintetizar.
- Fluido: corpo (liquido ou gasoso) que toma a forma do recipiente em que está.
- Etéreo: sublime, celestial, puro.
- Imponderável: que não se pode pesar, muito sutil, que não se pode avaliar.
- Quinta-essenciado: o mais alto grau, o auge, apurado até o mais alto grau, requintado, refinado.
- Cosmo: universo
- Tangível: que pode ser tocado, sensível.
Nota B: os termos ser integral, ser intermediário e ser não integral foram utilizados com o intuito de dar a entender a mutilação ou não do perispírito, e não com a intenção de imitar-se um juízo de valor afirmando que o ser integral seria um ser perfeito. Pode, portanto, serem substituídos por outras expressões que julgarem necessárias.
Prece de
encerramento
Bibliografia:
A Gênese (cap. XIV, item 7);
Evolução para o Terceiro Milênio (Carlos Toledo Rizzini - Corpo e Perispírito - Fluidos, pág. 72);
Educação do Espírito - (Walter Oliveira Alves - Introdução a Pedagogia Espírita, item 2, pág. 31);
Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil (FEB - segundo ciclo de juventude).
Bibliografia:
A Gênese (cap. XIV, item 7);
Evolução para o Terceiro Milênio (Carlos Toledo Rizzini - Corpo e Perispírito - Fluidos, pág. 72);
Educação do Espírito - (Walter Oliveira Alves - Introdução a Pedagogia Espírita, item 2, pág. 31);
Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil (FEB - segundo ciclo de juventude).
BY: recebi email Claudia Correa.
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