O PASSE e A ÁGUA FLUIDIFICADA

Que são, como receber/usar

Objetivo: A criança deverá compreender o que são o passe e a água fluidificada, o melhor procedimento e oportunidade para utilizá-los.
Referência Bibliográfica:
Bases Evangélicas:
 Mateus, 8:15; 15:15; Marcos, 1:41 - 5:22 e 23; Lucas 4:40 ; Atos, 6:6
 Bases doutrinárias:
 LM 2a parte: cap 8 , item 128( 10 ao 13) , 129/131; G , 14:31 a 34
 Obras subsidiárias:
 Os Mensageiros , caps 19 e 44; Conduta Espírita cap 28; Opinião Espírita
 cap 55; O Consolador 98/100, 103/14; Missionários da Luz cap 19; Nosso Lar cap 10

Incentivação Inicial:
O evangelizador deverá levar para a sala todo tipo de material utilizado para aliviar ou curar a dor ou doença das crianças: mercúrio, merthiolate(hoje não mais existente , devendo ser seu equivalente) , band-aid , esparadrapo, gaze, água oxigenada, algodão, termômetro, melhoral infantil, xarope, etc..
Deverá ir retirando um a um de uma sacola, pedindo que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados.
Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam, se não gostam, como elas se sentem em relação a eles.
Ir os incentivando com perguntas , por exemplo:
 Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram?
 Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar?
 Onde papai e mamãe compram esses remédios?
 Ah! Na Farmácia.... Legal.. Vocês sabiam que aqui no Centro Espírita, na Escola de Educação Espírita tem um remédio muito bom para ajudar a curar machucados, febres, dores de barriga, tristeza, cara fechada, carinha emburrada, vontade de chorar à toa, cansaço que vocês não precisam comprar pois ele é de graça?
 Vamos ver como é que é isto?

Desenvolvimento:
Narração com fantoche
Apresentar o boneco.
Este é o Carlão e ele é quem vai contar para vocês o nome deste remédio e os nomes das pessoas que podem dá-lo para vocês.(lembrando que o boneco deverá estar vestido como se fosse uma das crianças da mesma faixa etária)

_ Oi gente! Vocês querem ouvir a minha história?
_ Um dia né, quando tava lá na minha casa eu fiquei muito gripado, espirrando, tossindo, com febre. Aí minha mãe colocou um termômetro debaixo do meu braço e depois me deu remédio. Eu bebi tudo! Aí a febre passou...
_ No Sábado era o dia d'eu ir pra Escola Espírita. Quando eu tava indo pra lá eu não vi um buraco e cai de cara no chão.
(Um evangelizador que esteja no meio das crianças, pergunta)
_ E você machucou?
_ machuquei - responde Carlão - machuquei muito(com voz chorosa )
(O Evangelizador)
_ Deixa eu ver. Vou lhe ajudar! (O Evangelizador levanta e ajuda o boneco limpando o joelho passando remédio, etc.)
_ E agora , tá parando de doer?
_ Um pouco . Agora eu já consigo andar!
_ Daí eu fui pra escola e contei pra tia que tava tossindo, tive febre, fiquei doente. Então ela gosta muiiiiiiiiiiiito de mim e pra me ajudar me deu o remédio que as pessoas tem na escola: O PASSE. Agora eu vou receber o passe e vou fazer uma prece junto com a tia.
O Evangelizador imporá as mãos sobre a cabeça do boneco e orar brevemente em voz alta pedindo ajuda a Jesus e ao Espírito Protetor pro Carlão melhorar. Pedindo às crianças que ajudem orando também junto com o Evangelizador.
O Evangelizador então perguntará às crianças:
_ Será que ele melhorou?
Carlão responde:
_ Melhorei, Estou bem melhor!
_ Que bom! Diz o Evangelizador abraçando o boneco.
_ Viram só? Eu melhorei porque tomei o remédio lá em casa e depois ganhei outro remédio aqui que me ajudou a ficar bom ainda mais depressa: O passe!
Viva! Agora posso brincar com vocês(O boneco dá um abraço em cada criança)
Com Carlão no colo, o evangelizador explicará que ele estava doente , gripado, machucado e por isso precisou de remédios: em caso do melhoral , do curativo e ali do passe.
Além do passe, nós temos aqui no Centro um outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver? O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc..
Distribuir copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio e ajuda a melhorar quem estiver doente. Conversando com as crianças para saber quem está doente e explicando que quem não estiver doente ou triste etc. não precisa de remédio.

Fixação: Colagem e desenho
Dar a cada criança uma folha onde esteja reproduzida uma criança doente. Distribuir para cada criança figuras recortadas de remédios, incluindo aí figura de alguém dando passe e água fluidificada. Deixar que as criança montem as formas de curarem a criança doente. Enquanto as crianças fazem o trabalhinho colocar uma música grava que contenha letras sobre o passe)

Material Didático:
Um boneco grande,
 Uma casa fixada no quadro ou na parede
 Ilustrações sobre as passagens da narrativa
 Comprimidos, seringas, termômetro, esparadrapo, gaze, algodão, etc..
 Jarra com água filtrada e copinhos descartáveis
obs: Durante nosso bate papo foi feita ressalva na utilização de medicamentos por crianças, sendo sugerido fosse trocado por vitamina. Ainda foi sugerido Ter-se o cuidado em não passar a idéia de que o passe seja remédio apenas e o cuidado para não se estar formando futuros papa-passe


Hoje nós vamos ouvir a história de uma garotinha que esteve muito doente, e como foi que
Jesus fez para curá-la.
Narrar a passagem referida em Marcos, 5:22 e 23.
Essa narração deverá ser com linguagem apropriada ao entendimento das crianças da faixa
etária.
Resumo sugeiro:
Uma vez, quando Jesus andava por um lugar bem longe, ensinando às pessoas e curando as
doenças, chegou perto dele um homem chamado Jairo.
Jairo estava muito aflito. Naquele tempo não havia muitos médicos, comprimidos, injeções,
hostpitais... E sua filhinha estava quase morrendo.
Jairo disse:
_ Senhor, sei que és capaz de fazer muitas curas, sei que ajudar as pessoas que lhe
pedem, e
eu quero fazer-te um pedido: minha filhinha está muito mal, venha à minha casa e faze com
que ela sare.
Jesus acompanhou Jairo, Chegando em casa, viu a menininha deitada, parecendo morta. Jesus
colocou as mãos sobre a cabecinha da garota e orou. Ninguém via nada, mas Jesus era tão
bom, tinha tanta vontade de ajudar porque amava as pessoas, que de sua mãos saiam luzinhas,
como se fossem estrelinhas brilhantes, que passavam para a menininha. E, daí a pouquinho, a
filha de Jairo se levantou da cama. Ela estava curada.
Jesus não usou os remédios que conhecemos, mas usou do seu amor: usou o que a gente
chama de passe. Vocês já viram um passe, não é mesmo? Quando a gente não estã muito bem,
recebemos o passe de uma pessoa que quer nos ajudar, e de suas mãos saem aquelas luzinhas
que vão entrar lá dentro da gente e nos ajudar a ficarmos bons, a melhorarmos.
Fixação:
Dar a cada criança uma folha onde esteja reproduzida a garota assentada, pedindo-lhes que a
pintem (guache) . Depois dar o desenho do passista recortado, para que o colem na posição
ideal junto à menina.
Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir
iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
Referência bibliográfica:
Bases Evangélicas: Mateus, 8:15, 15:15; Marcos, 1:41 – 5:22 e 23; Lucas 4
Bases Doutrinárias: L.M 2ª.parte: cap8, item 131
Obras subsidiárias: Os Mensageiros, caps 19 e 44; Conduta Espírita.
Após o témino do trabalhinho:
Lembrar às crianças que o passe é um remédio muito bom para ajudar a curar os machucados.
Feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa, cansaço; que o passe não é um remédio que se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade.
A plicar passe em quem estiver precisando, pedindo que as demais crianças fiquem em prece ou cantando uma música suave ou que tenha em sua letra sobre o passe ou pensando em Jesus e pedindo que para quem está precisando do passe fique bom.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, pessoal! Fico muito agradecida por este material. Sou evangelizadora do Jardim e não me ocorria como levar para o concreto a noção de passe. "Remédio" foi uma excelente inspiração. Abraço,
Selma

Postar um comentário