Prece (para pequeninos)

Objetivo:
Levar as crianças a entenderem que:
• A prece é a única forma de comunicação com Deus.
• É através da prece que nos ligamos ao mundo espiritual, e que a espiritualidade maior vem em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito.

Desenvolvimento:
1. Pedir as crianças para sentarem em círculo e darem as mãos.
2. Explicar que formamos um grupo de amigos, com vontade de ajudar o outros, formamos uma corrente. Unidos igual a um colar. Cada um de nós é uma pedrinha ( levar um colar para mostrar ) e podemos orar para pedir ajuda para um coleginha doente, um tio, a vovó, ou as crianças que vivem nas ruas, os velhinhos, etc...
3. Fazer a oração. Conduzir o pensamento das crianças para a paz, o amor, a amizade e a ajuda a todos os que precisam.
4. Soprar bolinhas de sabão. Explicar que elas são como nossos pensamentos na hora da prece, leve e rápidos como as bolinhas. Eles saem coloridos, subindo para Jesus e para os amigos espirituais.
5. Explicar que para falar com Jesus temos que ser simples. Tal como ocorre em uma ligação telefônica. Demonstrar que a criança fica de um lado e Jesus do outro. E que o fio é o pensamento. É o que nos liga a Deus.
6. Contar a história ORAÇÃO DE UMA MENINA. (anexo)
7. Conclusão: reforçar
 O que é a Prece - A prece ou oração é uma conversa com Deus, Jesus, Maria com nossos amigos espirituais...; é um poderoso socorro em tudo.
 Para quê serve a prece - Através da prece nos ligamos ao Criador, ao nosso Anjo da Guarda, a Jesus, etc.
 Como/quando fazer a prece - Podemos fazer nossas preces em qualquer hora ou lugar, porque o poder da prece está no pensamento, não se prendendo a palavras.
 Devemos falar francamente, com fé e humildade.
 Não devemos pedir coisas que só satisfazem nossa vaidade.
 Devemos adquirir o hábito de fazer Prece, mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, tem Deus.
 Devemos Fazer uma Prece de agradecimento a Deus, quando formos atendido.
 Todas as preces são boas, desde que feitas com o coração.
 Benefícios da Prece - A prece nos ilumina, alegra, tranqüiliza/acalma, orienta e consola.
 Além de pedir, temos que agir. Jesus falou... “Ajuda-te e o Céu te ajudará!”
 Deus gosta da prece que brota do fundo de nosso coração, que nasce com fé, fervor e sinceridade.
 Com a prece, podemos louvar, pedir ou agradecer.
 As boas ações valem mais do que as palavras.
 Podemos orar por outras pessoas, inclusive por pessoas já desencarnadas.
 Devemos pedir a Deus o alimento, a saúde, o trabalho, a alegria para nosso lar, a oportunidade de brincar e estudar...
 Não devemos esquecer de agradecer a ele por tudo o que temos recebido.


Oração de uma menina

Marieta morava com os pais. Não tinha irmãos e nem amigos para brincar. Por isso, ás vezes ficava triste. Não gostava de brincar sozinha.
Certo dia, seu pai trouxe –lhe um lindo e peludo cachorrinho. Que graça! Marieta ficou muito contente, pois agora tinha um amiguinho para brincar. Todas as manhãs, Lulu , como era chamado o cachorrinho, ia ao quarto de Marieta e, com as patinhas, puxava as cobertas, até ela acordar. Era divertido ver as brincadeiras do cãozinho!
Uma manhã, Marieta acordou sozinha. Olhou para o relógio e viu que já era tarde. Por que será que o Lulu não viera acordá - la? Ficou pensando, pensando e resolveu levantar. Foi verificar o que estava fazendo Lulu . Ele ainda estava deitado em sua caminha. Apenas olhou para a amiguinha, e deitou – se novamente. Nem sequer abanou o rabo.
Preocupada, Marieta percebeu que Lulu estava doente. Ofereceu – lhe o leite quentinho e ele recusou. Queria apenas ficar quietinho. Aflita Marieta chamou sua mãe.
- Mãe, o Lulu está doente. Não quer brincar e nem beber leite. Não é melhor chamar o médico dos bichos? O tal do veterinário?
Depois de examinar o cãozinho, a mãe de Marieta resolveu chamar o veterinário. Enquanto o médico examinava Lulu, Marieta orava, pedindo a Jesus que curasse o seu cachorro, e não fosse preciso hospitalizá –lo. Entretanto, após o exame, o doutor disse que precisava levar o cão imediatamente.
Marieta chorou muito, pensando que Jesus não tivesse ouvido sua prece. Quando o pai chegou do trabalho, Marieta, em pranto, contou – lhe o ocorrido. Na hora de se deitar, Marieta chamou o pai e pediu – lhe que orasse pedindo a Jesus para o Lulu ficar curado logo. Ele tinha voz muito mais forte, e Jesus não deixaria de ouvi – lo.
O pai de Marieta ouviu – a e disse que ela mesma poderia fazer a prece, pois Jesus atende a todos os que chamam por ele, bastando que oremos com fé e sejamos merecedores do que pedimos. Marieta não gostou da resposta do pai. Saiu dali triste, pensando que o pai não queria ajudá – la. Porém depois mudou de idéia. E se o pai tivesse razão? O melhor mesmo era fazer a sua prece. E assim, pediu a Jesus que trouxesse Lulu de volta para casa, sem qualquer doença.
Os dias se passaram e numa manhã de muito sol, Marieta, sentada no fundo do quintal, ouviu tocar a campanhia da porta. Estava com muita saudade do Lulu. Não queria ver quem era e nem se mexeu do lugar. De repente, sentiu alguém puxando – lhe a barra do vestido. Olhou e gritou de alegria ao ver Lulu ao seu lado. Abraçou – o com muito carinho e, levantando os olhos para o céu, disse:
- Oh, Jesus querido! Perdoe – me porque duvidei de sua bondade. Se o meu Lulu tivesse ficado aqui em casa, talvez estivesse morto agora pela sua doença. Muito obrigado, Jesus, por ter devolvido o meu cachorrinho curado!

Desconheço a autoria.

Atividade:

8 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PELO SITE ME AJUDOU BASTANTE

Lucas Rocha disse...

Também me ajudou bastante!
Esta aula conseguiu sintetizar muito bem conceitos profundos de uma maneira bastante simples, com muito bom senso!
Pra nós iniciantes o site é uma ótima fonte de consulta!
Parabéns!

Ana Soares disse...

estou adorando, estou aprendendo muito

Anônimo disse...

Obrigado voces me ajudaram bastante,principalmente pq eu so tenho 12 anos e como foi criado no centro eu poderia dar aula para as crianças eu tava perdido nem sabia oq fazer.Obrigado

Anônimo disse...

Obrigada , que Jesus ilumine sempre, estou aprendendo a cada dia mais.

Claudia Cisneros disse...

Tia Lú,

Que Jesus a ilumine sempre!
Suas aulas me ajudam muito. Vi que você postou sobre Evangelização de Espirito. Você vai sempre à Sacramento? Se for, podemos nos conhecer em novembro?

Anônimo disse...

Adorei as dias!!!
Uma super ajuda!!!
Muito obrigada!!
Andrêssa

Anônimo disse...

Obrigada pela aula!

Postar um comentário