Nessa época, estávamos
introduzindo o trabalho com pré-mocidade na evangelização da Casa Espírita que
eu frequentava. Fizemos um programa especialmente para esse ciclo, tentando
levar em consideração as demandas dessa faixa etária, seu grau de compreensão,
bem como aspectos que poderiam ser melhor aprofundados.
Iniciamos os temas pelo aspecto filosófico da doutrina. O primeiro encontro tinha como objetivo conhecer a turma, proporcionar um espaço de integração e iniciar o clima da investigação filosófica introduzindo a nossa grande questão humana: Quem somos nós?
QUEM SOMOS NÓS – UM TRABALHO DE REFLEXÃO
- Recepcionar os alunos e entregar a cada um uma peça de um quebra-cabeça e pedir que a guardem. (10 min.)
- Em roda, pedir que se apresentem dizendo o nome e a idade. (10 min.)
- Entregar papel e lápis para cada um e pedir que definam em apenas uma palavra quem eles são. Logo que terminarem, dividir o grupo em duplas. (10 min.)
- Como somos muito mais que uma só palavra, será pedido que cada um pergunte ao seu companheiro de dupla qual foi a palavra escolhida e o porquê dela. Além disso, deverão saber o máximo de informações sobre o colega (se estuda, o que gosta de fazer, como é sua família...) (10 min.)
- Voltando ao grupo inicial, serão feitas perguntas a um componente de cada dupla sobre seu colega (Ex. : Quantos irmãos ele(a) tem? Qual sua cor preferida? Qual é a matéria preferida na escola?) Fazer perguntas bem específicas. Em tom de gincana, se acertar a dupla ganha um prêmio (um bombom, um joguinho...) (15 min.)
- Cada um, individualmente, escreverá ou desenhará sobre ele mesmo no mesmo papel onde se definiu em uma palavra. Falar de seus sonhos, de sua vida, como é seu cotidiano. (15 min.)
- Retornando ao grupo, deverão montar o quebra-cabeça com as peças que receberam no início da aula. Faltarão peças. Será dito que a peça principal do quebra-cabeça está em uma caixa (apresentar a caixa). Cada um se dirigirá até a caixa, enquanto os outros estão sentados em seus lugares, observará a peça e retornará à roda em silêncio.
Na caixa haverá um espelho.
- Abriremos aos comentários. Para resolvermos os problemas da vida, que se assemelham a um quebra-cabeça, é preciso reconhecer que a peça principal somos nós mesmos. Reflexão e autoconhecimento. (20 min.)
- Fazer um mural com os textos e desenhos de cada um, com o título “Quem somos nós” (5 min.)
- As peças restantes do quebra-cabeça serão distribuídas para terminarem de monta-lo. (5 min.)
Esta é só uma das infinitas possibilidades de gerar reflexões sobre este tema. Exercite-se a partir do que está aqui, faça leituras, aprofunde o tema, abra seu canal de inspiração.
Faça bom uso dessas ideias iniciais e adapte como achar melhor para o contexto em que for aplicar.
Iniciamos os temas pelo aspecto filosófico da doutrina. O primeiro encontro tinha como objetivo conhecer a turma, proporcionar um espaço de integração e iniciar o clima da investigação filosófica introduzindo a nossa grande questão humana: Quem somos nós?
QUEM SOMOS NÓS – UM TRABALHO DE REFLEXÃO
- Recepcionar os alunos e entregar a cada um uma peça de um quebra-cabeça e pedir que a guardem. (10 min.)
- Em roda, pedir que se apresentem dizendo o nome e a idade. (10 min.)
- Entregar papel e lápis para cada um e pedir que definam em apenas uma palavra quem eles são. Logo que terminarem, dividir o grupo em duplas. (10 min.)
- Como somos muito mais que uma só palavra, será pedido que cada um pergunte ao seu companheiro de dupla qual foi a palavra escolhida e o porquê dela. Além disso, deverão saber o máximo de informações sobre o colega (se estuda, o que gosta de fazer, como é sua família...) (10 min.)
- Voltando ao grupo inicial, serão feitas perguntas a um componente de cada dupla sobre seu colega (Ex. : Quantos irmãos ele(a) tem? Qual sua cor preferida? Qual é a matéria preferida na escola?) Fazer perguntas bem específicas. Em tom de gincana, se acertar a dupla ganha um prêmio (um bombom, um joguinho...) (15 min.)
- Cada um, individualmente, escreverá ou desenhará sobre ele mesmo no mesmo papel onde se definiu em uma palavra. Falar de seus sonhos, de sua vida, como é seu cotidiano. (15 min.)
- Retornando ao grupo, deverão montar o quebra-cabeça com as peças que receberam no início da aula. Faltarão peças. Será dito que a peça principal do quebra-cabeça está em uma caixa (apresentar a caixa). Cada um se dirigirá até a caixa, enquanto os outros estão sentados em seus lugares, observará a peça e retornará à roda em silêncio.
Na caixa haverá um espelho.
- Abriremos aos comentários. Para resolvermos os problemas da vida, que se assemelham a um quebra-cabeça, é preciso reconhecer que a peça principal somos nós mesmos. Reflexão e autoconhecimento. (20 min.)
- Fazer um mural com os textos e desenhos de cada um, com o título “Quem somos nós” (5 min.)
- As peças restantes do quebra-cabeça serão distribuídas para terminarem de monta-lo. (5 min.)
Esta é só uma das infinitas possibilidades de gerar reflexões sobre este tema. Exercite-se a partir do que está aqui, faça leituras, aprofunde o tema, abra seu canal de inspiração.
Faça bom uso dessas ideias iniciais e adapte como achar melhor para o contexto em que for aplicar.
0 comentários:
Postar um comentário