INTEGRAÇÃO
VIRAR PELO AVESSO
PROCEDIMENTO: Forma-se um
círculo. Todos de mãos dadas.O animador propõe para o grupo um desafio: o grupo
deverá ficar voltado para fora e de costas para o centro do círculo sem soltar
as mãos. Este detalhe é importante: ninguém pode soltar a s mãos em hora
nenhuma. Se alguém já conhece a dinâmica, deve ficar de fora observando ou então
não tomar iniciativa no grupo.O grupo deverá buscar alternativas até atingir o
objetivo.
Nota: O grupo
todo deve passar por baixo dos braços, entre duas pessoas. Como? Alguém toma a
iniciativa e vai entrando no círculo até passar debaixo dos braços da pessoa que
está do outro lado do círculo. E leva
consigo as outras pessoas sem soltar as mãos. Quando todo mundo passar, basta os
dois últimos virarem também, que todos ficarão de costas formando um novo
círculo ainda de mãos dadas.Se for o caso pedir para desvirar o círculo sem
soltar as mãos. Só dará certo se repetir o mesmo processo. Serve para verificar
se o grupo assimilou o aprendizado.
O SALTO DO
CANGURU
MATERIAL: Duas
bolas.
PROCEDIMENTO:
1. Organizam-se duas equipes, com número igual de
participantes, e ambas se colocam por detrás de uma linha de partida, formando
fila.
2. Todos os jogadores formam um túnel com as pernas bem
abertas.
3. O jogador que encabeça a fila de cada equipe, a um sinal
dado, lança a bola pelo “túnel” até alcançar o último jogador, que a recolhe e
prende por entre os joelhos, saltando procurando entregá-la para o segundo
jogador da fila.
4. Este segundo jogador da fila lança a bola novamente pelo
“túnel”, e o jogo prossegue.
5.
Será vencedora a equipe que
terminar por primeiro.
O ESPELHO
PROCEDIMENTO: Dividem-se os
jovens em duplas e pede-se que as duplas fiquem de frente uma para a outra. Em
seguida, um dos componentes da dupla assume a função de espelho e vai ter que
seguir os movimentos propostos pelo outro componente.
FAÇA-ME RIR
PROCEDIMENTO: Dividir os jovens em duplas e pedir que fiquem um de
frente para o outro, em seguida durante um minuto um de cada vez terá que fazer
o outro rir, no entanto não pode falar e nem tocar no outro. Em seguida troca-se
os lugares.
A MENSAGEM DE
SILVA
PROCEDIMENTO:
Todos os participantes estão sentados, formando duas
colunas. A uns cinco metros de distância umas da outra. O animador lerá uma
frase para cada um dos representantes das filas e terá um minuto para absorver a
frase.Os dois jogadores voltam para sua respectiva coluna e retransmitem
oralmente a mensagem recebida, no ouvido do segundo jogador da fileira, e este
para o ouvido do terceiro, e assim por diante.Finalmente, o último de cada
fileira deverá falar toda a frase.
BRAÇOS UNIDOS
PROCEDIMENTOS: formar duplas.
Seus componentes deverão ficar de costas um para o outro e entrelaçar seus
braços. Ao comando do monitor, eles deverão realizar todos os movimentos que ele
mandar (pular, ir para esquerda, ir para a direita, sentar, levantar, SEM SOLTAR
OS BRAÇOS). Após alguns segundos realizando as tarefas, unir duas duplas e
repetir a brincadeira, que ficará cada vez mais difícil de executar os
movimentos em sincronia, sem soltar os braços. Depois, formar sextetos. Encerrar
perguntando como é mais fácil trabalhar, com pouca gente ou muita gente? Como
fazer para trabalhar em harmonia se é necessário ter muita
gente?
NÓ HUMANO
PROCEDIMENTO:
Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito
importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale
alto para si e para os outros: "João está à minha direita e Ana, à minha
esquerda", etc. Diga para soltarem as mãos e caminharem pelo espaço,
aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio). Ao ouvi-lo, todos param
EXATAMENTE ONDE ESTÃO. Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão
direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à
esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o
círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.
CASA, MORADOR E
TEMPESTADE
PROCEDIMENTO: O ANIMADOR
fica encima da cadeira ou banco explicando para que se formem os trios, sendo
que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas
e a terceira pessoa no meio das duas. Após
formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa (somente uma pessoa). O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de
mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR. Os comandos:
formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa (somente uma pessoa). O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de
mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR. Os comandos:
1.o) Quando o ANIMADOR falar MORADOR, aí os MORADORES de cada trio
deverão sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora
aproveitará e procurará uma nova CASA .
2.o) Quando o ANIMADOR falar CASA, as
CASAS deverão deixar seus MORADORES e procurar outro MORADOR mas só pode
sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão
virar um MORADOR .
3.o) Quando o ANIMADOR falar TEMPESTADE aí vai ser uma
bagunça geral, tanto os MORADORES quanto as CASAS deverão se desmanchar por
completo e formarem novas CASAS e novos MORADORES. Aquela pessoa que sobrar
fica no meio.
BY:"PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM"
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