OBJETIVO:
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Reconhecer que a individualidade sobrevive à morte.
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Propor um jogo de
equilíbrio. As crianças tentarão equilibrar nas mãos, nos pés ou em outra parte
do corpo, garrafinhas plásticas com um pouco de areia (ou pequenas bolas,
bastões pequenos de madeira etc.).
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
Apresentar às crianças
o anexo 1 com os desenhos de uma roupa em bom estado e outra toda rasgada.
Perguntar:
-
Qual a roupa que não serve mais para vestirmos? Por
que?
-
O que devemos fazer com a roupa toda rasgada?
4.1 Perguntar às crianças se já tiveram algum parente que morreu. Pedir
que usem as figuras da atividade anterior para representar o que aconteceu com
o corpo e o espírito quando esse parente morreu. Falar no assunto de forma
natural e habilidosa, dada a sutileza da questão.
4.2- Narrar a história: JUNITA
4.3- Avaliar a compreensão através das perguntas:
a- Qual a notícia que Mariazinha recebeu pelo telefone?
b- O que a professora falou ao ver Mariazinha triste?
c- Você acha que Junita ouviu a prece de Mariazinha? Por quê?
a- Qual a notícia que Mariazinha recebeu pelo telefone?
b- O que a professora falou ao ver Mariazinha triste?
c- Você acha que Junita ouviu a prece de Mariazinha? Por quê?
4.4- Esclarecer que os lugares onde moram os que já morreram também têm
casas, escolas, jardins. Quanto mais bondosa a pessoa viveu na Terra,
mais bonito o lugar onde seu espírito vai morar.
5.1- Ensinar a fazer dobraduras (modelos no final) usando papel de
revista.
5.2- Pedir que as crianças montem um mural com as dobraduras, recorte e
colagem, fazendo jardins e pessoas do local onde Junita foi morar.
6.1- Com as crianças aquietadas, pedir que observem a luz de uma vela
acesa. Depois, apagar a vela e dizer:
Pense nessa luz dentro do seu
coração...
É a luz do amor que você sente...
Mande com seu pensamento um raiozinho
dessa luz de amor para um coleguinha.
Obs.: Conforme a idade e a experiência das crianças, pode-se sugerir que ela
mande o raiozinho de amor para alguém
que já desencarnou.
6.2- Meditar:
Mando
um raio do meu amor para...
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7. AUTO-AVALIAÇÃO
Fig.
1- Mariazinha acordou e logo sentiu-se triste. Chovia tanto, que as ruas
estavam cheias d água. Ninguém conseguia sair de casa.
Mariazinha estava triste porque, naquela manhã, sua mãe tinha prometido levá-la
para visitar Junita, uma coleguinha que estava no hospital muito doente. Eram
tão amigas!
Mariazinha entendeu que, com aquela chuva, não podia sair de casa para a
visita.
Obediente, foi brincar com seus irmãos.
Fig.
2- De tarde, o telefone tocou e Mariazinha recebeu a notícia de que
sua coleguinha tinha morrido. A menina ficou muito triste. Chorou. Pensava
assim: “Coitadinha dela, desapareceu; nunca mais Junita poderá brincar, nem
estudar, nem me dar um abraço...”
– Mariazinha, não fique assim! Junita, ao morrer, perdeu apenas o seu corpo;
mas seu Espírito continua a viver. O “eu-luz” continuará brilhando porque ela é
a mesma menina boa que sempre foi. Mariazinha lembrou-se do que aprendera sobre
Jesus. Ele também continuou a viver e a nos ajudar depois de ter “morrido” na cruz.
A mãe de Mariazinha continuou a explicar:
– Deus, nosso Pai do Céu, criou muitos lugares, para onde vão as pessoas que
morreram aqui na Terra. E as crianças boas, como Junita, vão morar em lugares
bonitos e felizes. Muitas vezes, os que “morreram” nos visitam, sem que os
vejamos. Quando dormimos, podemos encontrar-nos com eles. Mariazinha
compreendeu como o Pai do Céu é bom! Ele tudo faz para sermos felizes.
Naquela noite, ao deitar-se, Mariazinha pensou firmemente em sua amiga.
E, com um sentimento de amor, orou assim:
Fig
4- “Amigo Jesus, o corpo de Junita morreu, mas sei que minha amiga continua
a viver em outro lugar. Peço que ela se sinta feliz e possa receber o meu
abraço”.
Depois disso Mariazinha dormiu tranquilamente. Sentiu que Junita ficou feliz
com a sua oração.
BY: PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM
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