· DINÂMICAS PARA A FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
Estas dinâmicas de grupo têm como
objetivo fixar conteúdo trabalhado utilizando-se de atividades lúdicas, assim
como estimular a socialização, exercitar a criatividade, a solidariedade, o
respeito e a honestidade.
BERLINDA
Objetivo: Ressaltar as características
dos evangelizandos.
Os evangelizandos sentam-se em círculo. Um deles
se retira do local. Em seguida, todos atribuem uma qualidade
ou uma característica
do evangelizando que saiu.
O Evangelizador convida o evangelizando ausente
para entrar e transmite todas as qualidades
ou característica apresentadas pelos colegas
sem apontar seus autores.
Das qualidades
ou características atribuídas o evangelizando
escolherá uma, sendo então substituído na berlinda pelo autor.
CAÇA AO TESOURO
Objetivo: Encontrar o tesouro que está escondido.
Vamos
precisar de:
O Evangelizador-monitor prepara e enumera as pistas. Um pedaço
da cartolina é dobrado ao meio: na frente consta o número
da pista e dentro, a pista a ser decifrada. A pista de número UM é dada em mãos
para os grupos. Assim que resolverem vão à procura da segunda pista, a qual
estará escondida no local apontado na primeira pista decifrada por eles, e
assim, sucessivamente.
Cada pista deverá conter uma pergunta a
ser respondida. Somente após a resposta correta é que poderá ir ao encontro da
próxima pista.
Vence o grupo que encontrar primeiro o
tesouro.
CRUZADA GIGANTE
Objetivo: preencher a cruzada
encontrando a palavra principal que se forma no meio dela.
Vamos precisar de:
.
A cruzada deve ser desenhada na
cartolina e conter os espaços das respostas para as perguntas selecionadas. O
número de respostas deve ter uma quantidade ímpar de letras.
O Evangelizador-monitor sorteia o grupo que iniciará o jogo. Lê a
pergunta relativa ao número da cruzada. Se o grupo acertar, escreve a
resposta na cruzada. Se errar, passa a
vez para que o outro grupo possa responder.
Ganha o grupo que responder mais
perguntas.
VARIAÇÃO – PODEM-SE FAZER DUAS CRUZADAS
DIFERENTES. UMA PARA CADA GRUPO.
·
JOGO-DA-VELHA GIGANTE
Objetivo: os grupos vão responder às
perguntas para que possam preencher o jogo-da-velha.
Vamos precisar des.
O Evangelizador-monitor deve montar
o jogo-da-velha na cartolina,
utilizando-se um de pincel
atômico.
Para que possa colocar seu símbolo em
um dos quadrados do painel, o grupo deve acertar a pergunta.
Vence o grupo que acertar o maior
número de letras ou preencher o jogo primeiro.
TORTA
PARA O GRUPO
Objetivo: responder as perguntas e não
receber nenhuma torta para o grupo.
Vamos precisar de:.
Os grupos dispostos em 2 filas. A cada
rodada de perguntas, um participante diferente tem que responder a pergunta. Um
participante de cada grupo será colocado diante de uma mesa que conterá os dois
objetos idênticos, um na frente de cada concorrente.
O Evangelizador-monitor faz a pergunta
e os evangelizandos-participantes, com as mãos para trás, devem aguardar o
apito do evangelizador-monitor para pegar o objeto. Quem souber a resposta e
pegar o objeto primeiro, responde a
pergunta. Se acertar, ponto para sua equipe e torta para o outro grupo. Se errar, ponto para o outro
grupo e torta para a sua equipe.
Ganha o grupo que não receber tortas ou
que tiver recebido menos tortas.
PERGUNTAS
E RESPOSTAS
Objetivo: responder as perguntas conseguindo a maior
pontuação.
Vamos precisar de:
Os evangelizandos-participantes são
divididos em grupos de no mínimo 4 elementos. A seguir, o evangelizador-monitor coloca
três cadeiras na
frente dos grupos
e convida um
primeiro evangelizando-participante a sentar-se em uma delas. O
evangelizador-monitor pede para que ele diga
um número que
corresponderá à pergunta
que deverá ser
respondida. Se o evangelizando-participante
acertar a resposta, passará para a segunda cadeira e chamará outro participante
de seu grupo para se sentar na primeira cadeira. Caso, o colega da primeira
cadeira, erre a resposta, o grupo perde a vez para outro grupo. Se acertar, os
dois mudam de cadeira e a primeira será preenchida
por um terceiro participante do mesmo grupo. Se esse
acertar a resposta, o grupo marca ponto e todos se
sentam; se errar a pergunta, o grupo volta para seu lugar. O grupo não pode
auxiliar o colega na resposta.
DESAFIOS
Objetivo: responder desafios curtos e
rápidos, em grupos ou individualmente.
Vamos precisar de:
Apoio para a cartolina ou o flip chart.
O monitor deverá montar os seguintes
painéis:
1. painel sobre personalidades espíritas.
2. painel sobre obras espíritas.
3. painel com perguntas sobre temas estudados.
Colocar os
painéis próximos a mesa,
sobre a qual conste caneta, lápis,
papel cortado para as
respostas e uma urna.
O monitor vai apresentando
cada painel fazendo
as perguntas para serem
respondidas (escritas em
pedaços de papel)
pelos grupos e
depositadas na urna.
Terminada a apresentação de todos
os painéis, abrir a urna e conferir as respostas. Vence o grupo que acertar mais.
PERSONALIDADES
Objetivo: descobrir o nome de
personalidades.
Vamos precisar de:
O monitor divide a turma em grupos. O monitor inicia a dinâmica descrevendo a personalidade:
físico, psicológico, obras realizadas,
dados pessoais (data e local de nascimento) etc. Cada grupo tem direito a fazer
2 perguntas sobre a
personalidade.
Vence
o grupo que
acertar mais personalidade
by: Alice Lirio
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