DINÂMICAS PARA A FIXAÇÃO DE CONTEÚDO


 ·         DINÂMICAS PARA A FIXAÇÃO DE CONTEÚDO

Estas dinâmicas de grupo têm como objetivo fixar conteúdo trabalhado utilizando-se de atividades lúdicas, assim como estimular a socialização, exercitar a criatividade, a solidariedade, o respeito  e a honestidade.

BERLINDA
Objetivo: Ressaltar as características dos evangelizandos.

Os  evangelizandos  sentam-se em círculo.  Um  deles  se  retira do local. Em  seguida, todos atribuem  uma  qualidade  ou  uma  característica  do  evangelizando  que  saiu.  O  Evangelizador convida o evangelizando ausente para entrar e transmite todas as  qualidades  ou  característica apresentadas  pelos  colegas  sem  apontar  seus  autores.    Das  qualidades  ou  características atribuídas o evangelizando escolherá uma, sendo então substituído na berlinda pelo autor.

CAÇA AO TESOURO
Objetivo:  Encontrar o tesouro que está escondido.
 Vamos precisar de:


O Evangelizador-monitor prepara  e enumera as  pistas.  Um  pedaço da  cartolina  é dobrado ao meio: na frente consta o número da pista e dentro, a pista a ser decifrada. A pista de número UM é dada em mãos para os grupos. Assim que resolverem vão à procura da segunda pista, a qual estará escondida no local apontado na primeira pista decifrada por eles, e assim, sucessivamente.
Cada pista deverá conter uma pergunta a ser respondida. Somente após a resposta correta é que poderá ir ao encontro da próxima pista.
Vence o grupo que encontrar primeiro o tesouro.


CRUZADA GIGANTE
Objetivo: preencher a cruzada encontrando a palavra principal que se forma no meio dela.

Vamos precisar de:
.

A cruzada deve ser desenhada na cartolina e conter os espaços das respostas para as perguntas selecionadas. O número de respostas deve ter uma quantidade ímpar de letras.
O Evangelizador-monitor  sorteia o grupo que iniciará o jogo. Lê a pergunta relativa ao número da cruzada. Se o grupo acertar, escreve a resposta  na cruzada. Se errar, passa a vez para que o outro grupo possa responder.
Ganha o grupo que responder mais perguntas.

VARIAÇÃO – PODEM-SE FAZER DUAS CRUZADAS DIFERENTES. UMA PARA CADA GRUPO.
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JOGO-DA-VELHA GIGANTE
Objetivo: os grupos vão responder às perguntas para que possam preencher o jogo-da-velha.

Vamos precisar des.
O  Evangelizador-monitor  deve  montar  o  jogo-da-velha  na  cartolina,  utilizando-se  um  de pincel atômico.
Para que possa colocar seu símbolo em um dos quadrados do painel, o grupo deve acertar a pergunta. 
Vence o grupo que acertar o maior número de letras ou preencher o jogo primeiro.


TORTA  PARA  O  GRUPO
Objetivo: responder as perguntas e não receber nenhuma torta para o grupo.

Vamos precisar de:.

Os grupos dispostos em 2 filas. A cada rodada de perguntas, um participante diferente tem que responder a pergunta. Um participante de cada grupo será colocado diante de uma mesa que conterá os dois objetos idênticos, um na frente de cada concorrente.
O Evangelizador-monitor faz a pergunta e os evangelizandos-participantes, com as mãos para trás, devem aguardar o apito do evangelizador-monitor para pegar o objeto. Quem souber a resposta e pegar o  objeto primeiro, responde a pergunta. Se acertar, ponto para sua equipe  e torta para  o outro grupo. Se errar, ponto para o outro grupo e torta para a sua equipe.
Ganha o grupo que não receber tortas ou que tiver recebido menos tortas.

 PERGUNTAS E RESPOSTAS
Objetivo:  responder as perguntas conseguindo a maior pontuação.

Vamos precisar de:

Os evangelizandos-participantes são divididos em grupos de no mínimo 4 elementos. A seguir, o  evangelizador-monitor  coloca  três  cadeiras  na  frente  dos  grupos  e  convida  um  primeiro evangelizando-participante a sentar-se em uma delas. O evangelizador-monitor pede para que ele  diga  um  número  que  corresponderá  à  pergunta  que  deverá  ser  respondida.  Se  o evangelizando-participante acertar a resposta, passará para a segunda cadeira e chamará outro participante de seu grupo para se sentar na primeira cadeira. Caso, o colega da primeira cadeira, erre a resposta, o grupo perde a vez para outro grupo. Se acertar, os dois mudam de cadeira e a primeira  será  preenchida    por  um  terceiro  participante  do  mesmo  grupo.  Se  esse  acertar  a resposta, o grupo marca ponto e todos se sentam; se errar a pergunta, o grupo volta para seu lugar. O grupo não pode auxiliar o colega na resposta.
  
DESAFIOS

Objetivo: responder desafios curtos e rápidos, em grupos ou individualmente.

Vamos precisar de:

  Apoio para a cartolina ou o flip chart.

O monitor deverá montar os seguintes painéis:
1.  painel sobre personalidades espíritas.
2.  painel sobre obras espíritas.
3.  painel com perguntas sobre temas estudados.

Colocar  os  painéis  próximos  a  mesa,  sobre  a  qual  conste  caneta,  lápis,  papel  cortado  para  as respostas  e  uma  urna.  O  monitor  vai  apresentando  cada  painel  fazendo  as  perguntas  para  serem respondidas  (escritas  em  pedaços  de  papel)  pelos  grupos  e  depositadas  na  urna.  Terminada  a apresentação de todos os painéis, abrir a urna e conferir as respostas. Vence o grupo que acertar mais.


PERSONALIDADES

Objetivo: descobrir o nome de personalidades.

Vamos precisar de:



O monitor divide  a turma  em grupos. O  monitor inicia a  dinâmica descrevendo a personalidade:
físico, psicológico, obras realizadas, dados pessoais (data e local de nascimento) etc. Cada grupo tem  direito  a  fazer  2  perguntas  sobre  a  personalidade.    
Vence  o  grupo  que  acertar  mais personalidade

by: Alice Lirio

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