Objetivo:
Reconhecer que o respeito às leis humanas ou divinas, é necessário para a
preservação da vida social.
ATIVIDADE
INTRODUTÓRIA
Providenciar
aparelho de som, com músicas infantis. Dividir a turma em dois grupos: A e B.
Fazer dois círculos, não muito grande, no chão, de modo que acomodem, em pouco
espaço, as crianças. No centro de cada circulo colocar uma flor.
Propor o
jogo “Passeio no Parque”.
Enquanto
tocar a musica as crianças caminham no parque, isto é em torno do círculo.
Ao parar a
musica cada grupo corre para o seu circulo, cumprindo as leis do parque:
- Não pisar
na flor.
- Não
gritar, nem empurrar o colega.
- Todos
devem ficar dentro do seu circulo.
ATIVIDADE
REFLEXIVA
Conversar
sobre a atividade realizada.
- Todos tiveram cuidado em seguir as
leis?
- O que
aconteceu com a flor? As leis do parque foram cumpridas?
Dizer que vai narrar a história de uma menina que foi a um parque e teve
uma surpresa. Combinar com as crianças para falarem em coro: “desobedeceram à
lei do parque” toda vez que ouvirem: “(mas as crianças...)
Narrar com interferência: UM DIA NO PARQUE
Dialogar sobre o tema:
- Por que
Juju gostava de ir ao parque?
-Ela fez
tudo o que queria? Por quê?
-Como
seria o parque se todos obedecessem à lei?
- Reforçar o conceito de que leis são regras muito importantes, necessárias ao bem estar de todos.
- Pedir que falem a respeito de alguma lei que conheçam. Lembrar, caso seja necessário, de algumas como, por exemplo:
- As leis de trânsito
- O respeito aos locais públicos como escolas e parques
- Não roubar
Concluir:
Respeitar a lei é também respeitar as pessoas e tudo ao nosso redor.
Quando respeitamos a lei sentimos bem-estar porque ficamos com o coração
em paz.
Atividade Criativa:
Dividir os participantes em subgrupos. Colocar à disposição pineis,
guache e papel.
Solicitar que pintem o parque que Juju imaginou... um local onde todos
obedeçam a lei.
UM DIA NO PARQUE
Fig.1- Bem cedo, Juju foi ao parque com a mamãe.
A menina estava feliz pensando em brincar muito no balanço e com os
patinhos do lago.
Também queria ver o lindo jardim do parque.
Fig.2- Quando chegou ao parque teve uma triste surpresa.
-Uééé? !!! Cad~e as flores? ! – perguntou Juju.
As flores tinham sumido. Só ficaram os espinhos. Um empregado do parque
respondeu:
- Algumas crianças arrancaram todas as flores.
-Mas a lei do parque não diz que é proibido arrancar flores? - perguntou a menina
O empregado respondeu:
- Mas as
crianças... ( as crianças falam em coro: “desobedeceram a lei
do parque”)
Fig.3- Depois Juju foi até o lago.
-Uééé?! Cadê os patinhos?
As águas estavam cheias de lixo! E os patinhos sumiram!
O empregado do parque respondeu:
-Tiramos os patinhos do lago porque começaram a jogar lixo nas águas. Mas
a lei do parque também não diz que é proibido jogar lixo no lago? – falou
Juju.
E o
empregado explicou:
- Mas as
crianças... (falam em coro: “ desobedeceram a lei do parque...”)
Fig.4-
Quando Juju foi procurar o balanço...
-Uééé! Só
um balanço?.
O pipoqueiro ouvindo a pergunta da Juju respondeu:
- Uns meninos grandes usaram os balanços, que não aguentaram o peso e
arrebentaram-se...
Agora só ficou este...
A menina falou triste: - A lei do parque diz que os balanços são para os
pequeninos. Mas as crianças... (interferência).
Finalmente Juju pôde brincar naquele balanço!
Juju e mamãe voltaram então para casa.
A menina imaginou como o parque ficaria se todos obedecessem a lei!
Fig.5- Em casa Juju decidiu fazer um desenho do parque, com flores,
patinhos no lago limpinho.
1 comentários:
Muito boa a aula. Obrigada
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