ESTUDO INSTRUMENTO DE PROGRESSO 4 a 7 anos





ATIVIDADE INTRODUTÓRIA:

Apresentar um livro com história conhecida das  crianças com gravuras e perguntar ás crianças se através delas, descobrem a história.

Ouvir as crianças.Mostrar em seguida um livro sem gravuras  e indagar:
- E agora vocês podem me dizer do que trata esse livro?

ATIVIDADE REFLEXIVA:

Dizer que para saber o que está escrito no livro é necessário um conhecimento importante: saber ler.

Explicar que ler nos ajuda a muitas coisas como, por exemplo: ler um aviso de perigo, um bilhete de um amigo, histórias maravilhosas, etc.

NARRAR: NA HORA DE DORMIR

Avaliar a compreensão da história através de perguntas:

-Por que Ana Maria gostava tanto da hora de dormir?
- Como Ana Maria se sentiu na noite em que a mamãe não leu para ela?
-O que fez ela depois?
-Foi fácil para Ana Maria aprender a ler?
-Valeu o esforço da menina? Por quê?

CONCLUIR: 
 
Quando nos esforçamos em estudar, aprendemos muitas coisas que trazem alegrias e vão sempre ajudar-nos.

ATIVIDADE CRIATIVA:

Distribuir papel e colocar á disposição de todos os lápis de cor

Solicitar que as crianças desenhem um momento da história de que mais gostaram. O educador deverá escrever abaixo do desenho, a cena que a criança
representou
Juntar os desenhos conforme a narrativa e formar um livro, colocando uma capa e título.

            NA HORA DE DORMIR

-Ana Maria  está na hora de dormir
Vocês pensam que amenina se queixava?Que nada!

Isso porque D.Diná mãe de Ana Maria contava lindas histórias para ela antes de dormir.
           -Era uma vez, um príncipe...
           -Era uma vez a formiguinha Marivalda... .
Eram tantas aventuras!
Uma noite aconteceu uma coisa diferente...
D.Diná chamou a filha para dormir, como sempre, mas não trouxe nenhum daqueles livros maravilhosos. ..
Por quê?!!!!
A mamãe explicou que os óculos quebrados e não podia ler sem eles.

Ana Maria sentiu muita falta da história  naquela noite...
No dia seguinte, a menina pegou um dos livros de história e abriu. Reconheceu as figuras. E as letrinhas?Ela não entendia nada! Não sabia ler!
A mãe vendo o interesse da filha matriculou a menina na escola.
No ínicio não foi fácil! Ana Maria se esforçava e estudava como alegria!
Ás vezes acontecia coisas para atrapalhar.

O gatinho provocava o cãozinho da casa ao lado. Era a maior confusão!
Nessas horas Ana Maria falava com o gatinho com muito carinho.

      Meu gatinho bem levado
      Meu gatinho do coração
      Fique agora bem quietinho   
      Não perturbe a lição.

      Meu gatinho bem levado
           Se agora nada aprender
       Que farei com as histórias
       Que eu tanto quero ler?

E o gatinho se acalmava e Ana Maria voltava a estudar.
O tempo passou... Passou. .
Ana Maria foi aprendendo cada vez mais.
Até que, em uma noite...
 -Ana Maria está na hora de dormir!
A história começou:
- Era uma vez, um jardim Encantado onde morava uma flor que falava de verdade...
Vocês sabem quem leu a história naquela noite?

Foi a...





0 comentários:

Postar um comentário