Leis morais: Lei de justiça, amor e caridade.



Aula 1:
Tema: Lei de justiça, amor e caridade.
Aula para o Maternal.
Objetivos: Desenvolver os sentimentos de amor ao próximo, mostrar a eles que para chegar a felicidade, temos que ter amor, fé e caridade, fraternidade e que todos esses sentimentos estão ligados entre si.
Estratégia: Montar um trenzinho, dentro de cada um dos vagões tem os nomes de um dos sentimentos citados, este trem tem um destino, a Cidade da Felicidade. Os passaportes são a caridade (coração) e a alegria (chapéu). Pedir para que eles recortem, colem e pintem o trenzinho já desenhado na cartolina (com cola colorida).
Relato: Foi uma forma simples, mas divertida de eles terem uma noção sobre os sentimentos. Todos participaram.
Aula realizada na SEBP.
Aula 2:
Tema: Lei de justiça, amor e caridade.
Objetivos: Compreender que esses sentimentos se desenvolvem na medida em que progredimos moralmente. Valorizar e vivenciar a máxima cristã: Amai-vos uns aos outros. Aprimorar e cultivar o senso de cooperação, colocando seus dons a disposição dos que conosco convivem.
Estratégia: Pequenos cartazes (um com o desenho de um repolho, outro com o de uma rosa) destacando o que acontece em cada um (o repolho, conforme saem as folhas, vai se fechando e a rosa nasce fechada e depois abre-se para embelezar a natureza). Para se comer o repolho de tão fechado é necessário cortá-lo bem fininho. Questionamentos: o que acontece quando fazemos como o repolho? Como podemos parecer com a rosa? Como deve ser a nossa vida, como repolho ou como rosa? Após oferecer fichas a cada um, para que leiam em voz alta e comentem em grupo, será dada uma cruzadinha sobre o que ajuda uma família a viver bem, e pedir que escrevam e falem o que não apareceu na atividade (por exemplo, evangelho no lar). Dobradura do barco que na última etapa se transforma em camiseta, simbolizando o engajamento, o compromisso na prática ou vivência das atitudes que foram comentadas. Canto da Oração de São Francisco (se houver tempo). Salientar a importância de começarmos na família a prática do amor ao próximo se estendendo para os outros.
Dobradura do barco:

Material: Uma folha em branco para cada um.

Descrição: Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar. (fazer o barco de papel).

O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo. Ex: Ambição, drogas, inveja, etc.
Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta prá cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)
Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa).


Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco.
Convidar os evangelizandos para “vestir” a camisa da doutrina espírita, colocando em prática os ensinamentos aprendidos.
Relato: A aula transcorreu bem, participaram e na confecção da camiseta se empolgaram. Não cantamos.
Aula realizada na SEBP.

1 comentários:

zeynep disse...

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