OBJETIVOS:
|
Reconhecer que o Amor é um sentimento necessário ao pleno desenvolvimento do ser.
|
1- ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.
2- HARMONIZAÇÃO INICIAL
OBJETIVOS: | Reconhecer que o Amor é um sentimento necessário ao pleno desenvolvimento do ser. |
2- HARMONIZAÇÃO INICIAL
3- ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Conversar com as crianças sobre a diferença de comportamento dos cães e gatos que vivem nas ruas abandonados e os outros, que possuem um dono que cuida deles, dando atenção e carinho.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Dialogar com as crianças sobre a seguinte questão:
Os animais se tornam mais espertos e alegres quando recebem atenção e carinho. Será que o mesmo acontece com as pessoas? |
4.2- Narrar: LUANA DESCOBRE O AMOR
4.3- Misturar as gravuras e pedir ao grupo que as ordene novamente recontando a história.
4.4- Concluir:
Ü Podemos mostrar que sentimos amor pelas pessoas de muitas formas. (Relembrar o que as crianças falaram durante a narrativa e acrescentar outros exemplos).
Ü O amor faz feliz quem sente e quem recebe (dar exemplos do cotidiano da criança).
Ü Deus, nosso Pai do Céu, é o Amor maior e mais perfeito.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Desenhar em material emborrachado, de preferência, dois grandes corações, recortando-os. Uni-los deixando uma abertura tal como o do anexo 1. Será o “coração da turma”.
Fixá-lo em lugar visível.
5.2- Durante uma semana pedir que as crianças prestem atenção às ações dos colegas e de outras pessoas, as quais revelem amor. Anotar e colocar no “coração da turma” até a reunião seguinte, quando serão lidos os papéis, estimulando, na ocasião, o grupo a prosseguir com a mesma conduta.
5.3- Outra forma de estimular o grupo poderá ser dividi-lo em subgrupos e, a cada dia, todos se preocuparão em oferecer uma atitude amorosa para com o subgrupo escolhido que, ao final do dia, expressará como se sentiram em relação ao que receberam.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
Com as crianças sentadas na rodinha, pedir que cada uma imagine que tem na mão esquerda um ovinho de passarinho. A mão direita, sobre a outra, dará calor e amor ao ovinho para ajudar a desenvolver o passarinho. Fazer a demonstração. Em seguida, as crianças iniciam a harmonização, com os olhos fechados, durante um minuto. Dizer que o passarinho desenvolveu-se com o calor e o amor que recebeu e já pode sair do ovo e voar. Contar até três quando todos abrirão suas mãos, deixando o passarinho voar.
7- AUTO-AVALIAÇÃO
LUANA DESCOBRE O AMOR
Luana era uma menina de seis anos que morava com a irmã mais velha numa casinha bem pequena. A menina não tinha mãe, nem pai, nem avó e nenhum parente. Sua irmã saía cedo para o trabalho.
Fig.1- Luana vivia no fundo do quintal sempre cavando um buraco no chão. Que estranho! Ela ficava muitas horas, triste, muito triste...
Todos os vizinhos se preocupavam com a tristeza de Luana.
– Que fazer? – perguntavam eles.
E ninguém conseguia descobrir o jeito de espantar a tristeza da menina.
Um dia, alguém descobriu.
Fig2- Um bondoso velhinho, que conhecia bem a vida e o coração das pessoas, falou:
– Luana está com o coração vazio de amor.
E logo todos quiseram encher de amor o coração da menina (ver modelo no anexo1).
(Perguntar às crianças: – “Quem quer também encher de amor o coração de Luana? Cada um pensa um pouquinho o que pode fazer”. Ouvir cada criança, anotando as respostas em tiras de papel, que serão colocadas no coração pela abertura na parte superior).
O coração de Luana ficou agora cheio de amor!
Sabem o que aconteceu depois ?
Fig.3- Luana aprendeu a sorrir e a brincar com amigos.
Fig.4- Luana gosta de cuidar das flores e dos animais.
Fig.5- Luana gosta de ajudar as pessoas.
Seu coração está agora batendo fortemente, cheio de amor (apresentar o coração do anexo2 feito em dobradura, fazendo-o “pulsar”.)
by: Pelos Caminhos da Evangelização
0 comentários:
Postar um comentário