AMOR: DO EGOCENTRISMO AO ALTRUÍSMO



OBJETIVOS: 
Reconhecer que o Amor é um sentimento necessário ao pleno desenvolvimento do ser.

1- ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.

2- HARMONIZAÇÃO INICIAL

3- ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

OBJETIVOS:

Reconhecer que o Amor é um sentimento necessário ao pleno desenvolvimento do ser.

1- ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.

2- HARMONIZAÇÃO INICIAL

3- ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

Conversar com as crianças sobre a diferença de comportamento dos cães e gatos que vivem nas ruas abandonados e os outros, que possuem um dono que cuida deles, dando atenção e carinho.
4- ATIVIDADE REFLEXIVA

4.1- Dialogar com as crianças sobre a seguinte questão:

Os animais se tornam mais espertos e alegres quando recebem atenção e carinho. Será que o mesmo acontece com as pessoas?

4.2- Narrar: LUANA DESCOBRE O AMOR

4.3- Misturar as gravuras e pedir ao grupo que as ordene novamente recontando a história.

4.4- Concluir:

Ü Podemos mostrar que sentimos amor pelas pessoas de muitas formas. (Relembrar o que as crianças falaram durante a narrativa e acrescentar outros exemplos).

Ü O amor faz feliz quem sente e quem recebe (dar exemplos do cotidiano da criança).

Ü Deus, nosso Pai do Céu, é o Amor maior e mais perfeito.

5- ATIVIDADE CRIATIVA

5.1- Desenhar em  material  emborrachado,  de  preferência,  dois  grandes  corações, recortando-os. Uni-los deixando uma abertura tal como o do anexo 1. Será o “coração da turma”. 

Fixá-lo em lugar visível.

5.2- Durante uma semana pedir que as crianças prestem atenção às ações dos colegas e de outras pessoas, as quais revelem amor. Anotar e colocar no “coração da turma” até a reunião seguinte, quando serão lidos os papéis, estimulando, na ocasião, o grupo a prosseguir com a mesma conduta.

5.3- Outra forma de estimular o grupo poderá ser dividi-lo em subgrupos e, a cada dia, todos se preocuparão em oferecer uma atitude amorosa para com o subgrupo escolhido que, ao final do dia, expressará como se sentiram em relação ao que receberam.

6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE

Com as crianças sentadas na rodinha, pedir que cada uma imagine que tem na mão esquerda um ovinho de passarinho. A mão direita, sobre a outra, dará calor e amor ao ovinho para ajudar a desenvolver o passarinho. Fazer a demonstração. Em seguida, as crianças iniciam a harmonização, com os olhos fechados, durante um minuto. Dizer que o passarinho desenvolveu-se com o calor e o amor que recebeu e já pode sair do ovo e voar. Contar até três quando todos abrirão suas mãos, deixando o passarinho voar.

7- AUTO-AVALIAÇÃO

LUANA DESCOBRE O AMOR

Luana era uma menina de seis anos que morava com a irmã mais velha numa casinha bem pequena. A menina não tinha mãe, nem pai, nem avó e nenhum parente. Sua irmã saía cedo para o trabalho.

Fig.1Luana vivia no fundo do quintal sempre cavando um buraco no chão. Que estranho! Ela ficava muitas horas, triste, muito triste...

Todos os vizinhos se preocupavam com a tristeza de Luana.

– Que fazer? – perguntavam eles.
E ninguém conseguia descobrir o jeito de espantar a tristeza da menina.
Um dia, alguém descobriu.

Fig2Um bondoso velhinho, que conhecia bem a vida e o coração das pessoas, falou:
– Luana está com o coração vazio de amor.
E logo todos quiseram encher de amor o coração da menina (ver modelo no anexo1).

(Perguntar às crianças: – “Quem quer também encher de amor o coração de Luana? Cada um pensa um pouquinho o que pode fazer”. Ouvir cada criança, anotando as respostas em tiras de papel, que serão colocadas no coração pela abertura na parte superior).

O coração de Luana ficou agora cheio de amor!
Sabem o que aconteceu depois ?

Fig.3- Luana aprendeu a sorrir e a brincar com amigos.

Fig.4Luana gosta de cuidar das flores e dos animais.

Fig.5- Luana gosta de ajudar as pessoas.

Seu coração está agora batendo fortemente, cheio de amor (apresentar o coração do anexo2 feito em dobradura, fazendo-o “pulsar”.) 





by: Pelos Caminhos da Evangelização

0 comentários:

Postar um comentário