PLANO DE
AULA
Tema: Gentileza - Boas maneiras
Ciclo: sábado (3 a 10 anos)
DESENVOLVIMENTO
DA AULA
Desenvolver
a aula
Primeiro momento: contar a história abaixo:
AS PALAVRINHAS MÁGICAS
Elisa queria que as férias chegassem logo, pois ela
iria visitar sua prima Antônia na fazenda. No dia em que, finalmente, sua tia
chegou para buscá-la, a menina esqueceu de se despedir dos pais, tamanha era a
pressa em ir para a fazenda. Quando chegaram à fazenda, Antônia percebeu que
Elisa não disse "boa tarde" para o tio Eugênio e para as pessoas que trabalhavam no local. Os dias
foram passando ente brincadeiras, passeios a cavalo e banhos no rio. Mas uma
coisa estava deixando Antônia curiosa: Elisa nunca dizia as palavrinhas mágicas
"por
favor", para pedir algo e
"obrigada" quando recebia algum favor. Além
disso, quando Elisa fazia algo errado, ela nunca dizia "me desculpe" e Antônia nunca ouvia Elisa dizer
"com licença" quando entrava no seu quarto ou
quando precisava interromper os adultos que estavam conversando. Percebendo que
Elisa não conhecia as palavras mágicas que são sinal de boa educação, tia
Augusta e Antônia elaboraram um plano: distribuíram por toda a casa bilhetinhos
coloridos, com situações em que as palavras mágicas devem ser usadas. Assim, na
cozinha havia bilhetes dizendo: "Por favor, alcance o açúcar."-
" Desculpe, eu me atrasei para o almoço."- "Obrigada por fazer a
minha sobremesa favorita." Na sala, os bilhetes diziam: "Por favor,
me alcance a almofada."-"Obrigada por me contar uma
história."-"Desculpe por ter pisado no seu pé." E no quarto de
Antônia, os bilhetes diziam: "Obrigada por me emprestar o
livro."-"Desculpe se magoei você."-"Por favor, você pode me
alcançar aquele brinquedo?" Quando Elisa viu todos aqueles bilhetes
espalhados pela casa, achou engraçado. Sua prima então explicou que era uma
maneira nova para que ela e toda as pessoas da casa aprendessem a usar as
palavras mágicas. - Palavras Mágicas? Quais são? Eu não conheço nenhuma disse
Elisa. - Por favor, obrigada, com licença, desculpe são as palavras
mágicas, ensinou a prima. Observe, elas
estão em todos os bilhetes para que a gente possa aprender a usar essas
palavras em todos os lugares e com todas as pessoas. E foi assim, com bilhetes
coloridos de vários tamanhos, espalhados por toda a casa que Elisa aprendeu as
palavras mágicas. Quando chegou a casa Elisa ensinou sua mãe e seus dois irmãos
a usarem as palavras mágicas que tinha aprendido na casa d sua tia Augusta e da
prima Antônia. (Claudia Schmidt)
Reproduza os
bilhetinhos e a medida que você for contando a história,
vá colando-os pela sala
com as crianças
Segundo Momento: montar um mural
· Tenho uma surpresa para vocês!
·
Vamos
conhecer a ÁRVORE DA GENTILEZA
·
Cola-se a árvore na parede.
·
Diz-se que esta árvore é muito FELIZ ( colar uma boquinha sorrindo ), quando as crianças são gentis, quando elas agradecem as coisas boas que as pessoas fazem para elas, mas também as vezes ela se torna TRISTE( colar uma boquinha triste ), quando elas se esquecem de agradecer.
Diz-se que esta árvore é muito FELIZ ( colar uma boquinha sorrindo ), quando as crianças são gentis, quando elas agradecem as coisas boas que as pessoas fazem para elas, mas também as vezes ela se torna TRISTE( colar uma boquinha triste ), quando elas se esquecem de agradecer.
·
Para completar a copa da árvore, o evangelizador
deverá pedir aos evangelizandos que sugiram situações em que cada palavra
mágica deve ser usada (veja o exemplo abaixo). A medida que conversam, ir
colando na copa, flores para cada palavra mágica usada, sendo que na flor
(no miolo ou nas pétalas), deve estar escrita a palavra mágica referida.
Obrigado
(a)
· quando
alguém nos alcança algo,
· quando
ganhamos um presente;
· quando
alguém nos oferece algo para comer ou beber;
· quando
devolvemos algo que alguém nos emprestou;
· Lembrar
que a menina diz obrigada e o menino diz obrigado
Por favor –
· quando
pedimos alguma coisa a alguém (criar situações para facilitar a compreensão).
Com
licença –
· sempre
que formos entrar em um lugar que estava fechado;
· quando
queremos interromper uma conversa (por um motivo importante);
· quando
estamos no ônibus e temos que passar;
· quando
vamos sentar, na cadeira do canto, no ônibus;
Desculpe –
· quando
derrubamos algo (uma comida, um sorvete, um copo d'água);
· quando
magoamos alguém com palavras ou atos;
· quando
esbarramos sem querer em alguém.
Terceiro momento: explicar que assim como as
flores da árvore nos oferecem um perfume agradável, também as palavras mágicas
são agradáveis aos nossos ouvidos.
Como conteúdo doutrinário, fale da LEI
DE CAUSA E EFEITO, pois para cada palavra mágica que falarmos, mais
sentimentos bons as pessoas irão enviar para nós.
Conteúdo evangélico: “(...) A PALAVRA DA VOSSA BOCA DEVE SER PARA EDIFICAR (...)” – EFÉSIOS 4:29
Conteúdo evangélico: “(...) A PALAVRA DA VOSSA BOCA DEVE SER PARA EDIFICAR (...)” – EFÉSIOS 4:29
09:35
às 09:55h à Atividade
- Distribuir
o livrinho das Palavras Mágicas para que as crianças possam colorir (se
não der tempo, peça que eles coloram em casa)
by:alice gomes lirio aliceglirio@yahoo.com.br [grupodeapoioaevangelizacao];
0 comentários:
Postar um comentário