A Lição dos Chuchus


… (Baixe as ilustrações da história no site)
Adaptado do Livro: Lindos Casos de Chico Xavier - Ramiro Gama - LAKE
Dona Maria Pena, que era viúva do Raimundo, irmão do Chico Xavier, julgava que este era um mão aberta…
Não era muito crente do dar sem receber. E certa manhã, em que, sobremodo, sentia a missão do médium, que muito estimava, disse-lhe:
- Chico, não acredito muito nas suas teorias de servir, de ajudar, de dar e dar sempre, sem uma recompensa. Não vejo nada que você recebe em troca do que faz, do que dá, do que realiza…
- Mas, tudo quanto fazemos com sinceridade e amor no coração, Deus abençoa. E, sempre que distribuímos, sem nos exibirmos, fazemos uma boa ação e, mais cedo ou mais tarde, receberemos a resposta do Pai. Pode crer que quem faz o bem, além de viver no bem, colhe o bem.
- Então, vamos experimentar. Tenho aqui dois chuchus. Se alguém aqui aparecer, vou lhos dar e quero ver se, depois, recebo outros dois…
Ainda bem não acabara de falar, quando a vizinha do lado esquerdo, pelo muro, chama:
- Dona Maria, pode me dar ou emprestar uns dois chuchus?
- Pois não, minha amiga, aqui os tem. Faça deles um bom guisado – disse Dona Maria sorridente.
Daí a instante, sem que pudesse refazer-se da surpresa que tivera, a vizinha do lado direito, também pelo muro, ofereceu quatro chuchus a Dona Maria.
Meia hora depois, a vizinha dos fundos pede a Dona Maria uns chuchus e esta a presenteia com os quatro que ganhara.
A vizinha da frente, quase em seguida, sem que soubesse o que acontecia, oferece à cunhada do nosso querido médium, oito chuchus.
Por fim, já sentindo a lição e agindo seriamente, Dona Maria é visitada por uma amiga de poucos recursos econômicos que durante a visita desabafou sua pobreza.
Dona Maria, a fim de ajudar a amiga, entrega-lhe os oito chuchus e mais outros mantimentos.
E Dona Maria diz para o Chico:
- Agora quero ver se ganho dezesseis chuchus! Era só o que faltava para completar essa brincadeira…
O dia passo tranquilamente... Mais tarde, às vinte horas, todos na sala, juntamente com o Chico, conversam e nem se lembram mais do caso dos chuchus, quando alguém bate à porta. Dona Maria atende. Era um senhor idoso, residente na roça. Trazia no seu burrinho uns pequenos presentes para Dona Maria, em retribuição às refeições que sempre lhe dá, quando vem à cidade. Colocou à porta um pequeno saco. Dona Maria abre-o nervosa e curiosamente. Estava repleto de chuchus… Contou-os: sessenta e quatro. Oito vezes mais do que havia ultimamente dado… Era demais. A graça, em forma de lição, excedia à expectativa, era mais do que esperava. E, daí por diante, Dona Maria compreendeu que aquele que dá recebe sempre mais.










7 comentários:

Educar é Saber Amar disse...

Gostei muito deste post!Eu conhecia essa estória mas com as ilustrações fica muito melhor de trabalhar com as crianças!Vou espalhar essa idéia!
Beijos!

Maya disse...

Maravilhoso Lu,parabéns!! Obrigada

Unknown disse...

Perfeito amei.
que Jesus te abençõe

Unknown disse...

Ótimo. Lindas imagens. Deus te abençoe.

Kátia Santos disse...

Olá adoreiii como foi passado a mensagem para as crianças e a ilustração é linda. Como faço para acessar mais material para evangelização?

Mônica disse...

Parabéns! é linda a história! as ilustrações também!

Unknown disse...

Parabéns, amei estas imagens lindo, lindo

Postar um comentário