PERDÃO

CONTEÚDO
 PERDÃO

IDADE
7 anos

OBJETIVOS
• Levar as crianças a compreenderem o que significa o perdão, como devemos perdoar, como é o perdão de coração.

MATERIAL NECESSÁRIO• Bolinha de papel
• Desenho (anexo)
• Lápis de cor
DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL


1ª PARTE
 Fazer uma brincadeira (técnica) para que os evangelizandos percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não nos perdoamos por algo que fizemos de errado.
Técnica: pedir que as crianças usem a imaginação e façam o que o evangelizador pedir.
1 - Começar explicando aos evangelizandos que alguém atirou uma pedra neles e cada evangelizando resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem devem estar carregando a pedra em uma das mãos.
2 - O evangelizador deve levar pedras de acordo com o número de evangelizandos (não muito grande e nem muito pequenas) e distribuir uma pedra para cada criança.
3 - Com uma das mãos sempre segurando a pedra, realizar as seguintes atividades:
Bater palmas;
Fazer um círculo de mãos dadas;
Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete);
Fazer de conta que estão jogando vídeo-game;

Levar uma bola e solicitar que passem um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra, etc

2ª PARTE
 O evangelizador deve perguntar após cada atividade se foi fácil ou se encontraram alguma dificuldade. Também pode acontecer de a pedra cair durante alguma atividade. Mesmo que alguns digam que acharam fácil, deve ser ressaltada a dificuldade.
3ª PARTE Após a técnica perguntar:

E se guardaram a pedra para devolver a pessoa que atirou e ela nunca mais apareceu? Adiantou guardar a pedra?

4 ª PARTE
 Solicitar que as crianças imaginem que o que eles seguraram não foi uma pedra, mas uma ofensa, uma mágoa que não foi perdoada.

Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.
Como perdoar? Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal. Se relembramos, sofremos de novo. Perdoar com o coração.
Quando perdoar? Sempre. Lembrar da passagem em que Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando pecar contra mim? Será até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes e sim setenta vezes sete vezes (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. X, item 1 a 4).
O que Jesus quis dizer com essas palavras? Que não há limites para o perdão. Jesus nos ensina a perdoar sempre.
O que acontece quando não perdoamos? Fica um peso em nosso coração, causando tristezas, nos impedindo de fazer muitas coisas boas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre. É como se um veneninho fosse aos poucos entrando no nosso corpo, podendo nos causar doenças.
Lembrar da oração do Pai Nosso, a passagem em que diz: Perdoa as nossas faltas e imperfeições, dá-nos o sublime sentimento do perdão para com aqueles que nos tem ofendido. Lembrar que devemos agir com os outros da mesma maneira que queremos que os outros nos tratem.
Ressaltar que a pessoa que errou vai ter que reparar o erro, independente do nosso perdão.
Se erramos e nos arrependemos de verdade, devemos pedir perdão. Se o ofendido não nos perdoar, não é nossa responsabilidade, pois fizemos a nossa parte quando pedimos perdão com sinceridade.
A quem perdoar? A todas as pessoas e quantas vezes for necessário. Devemos nos perdoar também (auto-perdão), pois todos nós erramos.
O que acontece com a gente quando perdoamos alguém? Emitimos bons sentimentos. Tiramos um peso das costas (a pedra), sentimos um alívio, inclusive nossa saúde melhora.

5ª PARTE
 Repetir as atividades do primeiro momento (a técnica), sem a pedra na mão para que eles percebam a diferença. Salientar que o mesmo acontece quando perdoamos alguém ou nos perdoamos (ficamos mais leves, mais felizes).
6ª PARTE
 Distribuir os desenhos para pintar.

PRECE
LANCHE

MEDO, MEDINHOS E MEDÕES

CONTEÚDO
MEDO, MEDINHOS E MEDÕES
IDADE 7 anos

OBJETIVOS
• Levar as crianças a compreenderem o que significa medo, quando o sentimos, porque sentimos medo, do que temos medo e como lidar com ele. Levá-los a entender que nunca estamos sós, sempre temos Deus ao nosso lado, nossos anjos guardiães, que embora invisíveis para nós sempre estão presentes em nossa vida através da bondade divina de Deus, somos sempre amparados mesmos nos momentos de grande dificuldade e medo..
• A fé nos ajuda a diminuir os nossos medos. Vamos colocar nossa fé no lugar de nossos medos?

MATERIAL NECESSÁRIO
• pedaços de papel (1/6 do tam. A4), três para cada aluno, e lápis.
• Massinha caseira (anexa a receita)


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL


1ª PARTE
 Conversar um pouco sobre como são nossos medos, o que sentimos e o que eles nos levam a fazer.
 Todos sentimos medo, em alguma ocasião. Iniciar um diálogo, contando um medo que eu tenho ou tinha
 Há medos de vários tamanhos. Criar um ambiente em que todos possam falar sem constrangimento.

2ª PARTE
Convide todos a escolherem um de seus grandes medos, um medo médio e um pequeno medo e escreverem ou desenharem, cada um num papel.
O medão deve ser colocado na caixa grande, o medo médio na caixa média, e o pequeno, na caixa menor.
O que nós vamos fazer com estas caixas e com estes medos? Pedir sugestões à classe.
Obs: O objetivo não é chegar a uma solução predeterminada. Deixe todos opinarem sobre o assunto, de modo a que cada um pense sobre as alternativas.
Ao final, o que o grupo todo resolver será feito. Terá sido a melhor solução? O que acham?
A fé nos ajuda a diminuir os nossos medos. Vamos colocar nossa fé no lugar de nossos medos?

3ª PARTE
Como prometi na semana passada levar massinha para brincarem.

Anexo
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa de óleo
corante alimentício ou gelatina em pó (fica com cor e com cheiro)

Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture a farinha, o sal, a água(eu uso agua quente) e o óleo. Amasse bem com as mãos até que vire uma massa uniforme. Divida em várias partes e em cada uma coloque o corante ou a gelatina colorida.
Pronto! Está pronta a massinha.