Maledicência (fofoca)

Prece inicial:
Primeiro momento - contar a história A fofoqueira.
Segundo momento: conversar com os evangelizandos sobre a história e os seus personagens. Explicar sobre as conseqüências de fazer fofoca; pessoas que falam mal das outras são inseguras, não tem amigos e as pessoas não acreditam nelas; falar mal é ser desonesto, é mentir; fazer fofoca não é uma atitude inteligente.
Terceiro momento: perguntar/explicar:
* Qual deve ser nossa atitude quando alguém faz fofoca? Silenciar, não incentivar, não puxar o assunto (fofoca), não passar adiante, mudar de assunto. Sabemos, que às vezes, é difícil não comentar determinados acontecimentos infelizes, mas devemos nos esforçar e estar sempre vigilantes para melhorar nossas atitudes diante das fofocas.
Quanto antes começar o nosso esforço, mais fácil e rápido atingiremos o nosso objetivo: tratar o nosso próximo da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados se estivéssemos na mesma situação.
Mudar de assunto, com delicadeza, é sempre uma atitude inteligente. Podemos falar do último filme interessante que passou no cinema, algo engraçado que aconteceu em nossa aula, algum brinquedo ou roupa nova que compramos ou ganhamos, o livro que estamos lendo ou querendo ler e assim muitos outros assuntos agradáveis.
Quarto momento: lembrar que quando falamos algo de alguém, nossas palavras devem primeiro passar pelas três peneiras (fazer plaquinhas coloridas com as palavras).
a) Verdade: é realmente verdade o que você vai contar (falar)?
b) Utilidade: tem alguma utilidade o que vai contar (falar)?
c) Bondade: é bom o que você vai contar (falar)? Está agindo com bondade para com as pessoas envolvidas com os fatos?
Se o que vamos contar não sabemos, realmente, se é verdadeiro, não trará utilidade e nem agiremos com bondade, estão não percamos nosso tempo com assuntos que não nos ajudam a crescer espiritualmente.
Quinto momento: explicar o que são qualidades (coisas boas), e que quando pensamos algo de alguém, devemos nos fixar nas qualidades. Fazer uma lista no quadro com qualidades que as pessoas têm. Ex.: amigo, legal, inteligente, estudioso, bondoso, caridoso, atencioso...
Sexto momento - atividade 1: colar, com durex, nas costas de cada criança, uma folha de ofício com a inscrição: EU SOU. Colocar uma música e solicitar que eles escrevam no papel colado nas costas de cada colega as qualidades que ele têm. Ao final, cada um deve ler as suas qualidades e colar no caderno.

A fofoqueira

Carlinhos, que estava de aniversário, resolveu convidar alguns amigos e colegas para uma festinha. Convidou também Chiquinha, que estava morando no mesmo bairro há poucos dias.
Como fazia calor, a festa estava acontecendo no pátio, que era um lugar muito agradável, com muita sombra e flores. Conforme passava o tempo, Chiquinha parecia sentir-se em sua própria casa, muito à vontade, pois Carlinhos já a havia apresentado a todos seus amigos.
Chegando perto de Toninho falou:
- Sabia que você é muito simpático Toninho? Sempre com esse sorriso contagiando todos a sua volta. Até se parece com aquele famoso jogador de futebol...
Toninho ficou feliz com os elogios da amiga e agradeceu.
Chiquinha, ao se afastar um pouco do garoto, não conteve a língua e cochichou no ouvido de Carlinhos:
- Que garoto mais dentuço, deveria colocar um aparelho naqueles dentes, no lugar dele eu não sairia de casa.
Carlinhos ouviu aquilo e ficou em silêncio, com uma expressão triste.
Noutro canto do pátio estava Isabela e Chiquinha se aproximou. Mais uma vez não se conteve:
- Olá Isabela, como você está bonita com essa roupa cor de rosa, ficou muito bem em você.
Isabela contente agradeceu e Chiquinha logo adiante já achou alguém para fazer mais um comentário:
- Que menina sem graça. De bela mesmo só tem o nome. Reparou como é gordinha? Deveria fazer uma dieta.
Carlinhos que passava perto ouviu e resolveu chamar Chiquinha para uma conversa. - Chiquinha, gosto muito de você e por isso vou lhe dizer que já é bem grandinha e deve saber o que é certo e o que não é. Se tiver algum comentário para fazer a respeito de alguém fale diretamente com a pessoa, de modo educado e sem ofender. Percebi que na frente das pessoas você faz elogios e mal virando as costas está cochichando e falando o contrário. Não acho que tenha sido isso que Jesus nos ensinou. Procure mudar suas atitudes.
Carlinhos acabou de falar e se aproximou deles Gustavo. Conversaram um pouco e o menino foi pegar um suco, deixando Chiquinha e Carlinhos a conversar. Chiquinha, parecendo que sua garganta queimaria se não falasse, abriu a boca mais uma vez:
- Que horror aquele cabelo! Parece o Urso do cabelo duro! Não deve conhecer xampu... Se eu tivesse aquela cabeleira faria chapinha todo dia.
E continuava zombando.
Carlinhos ficou decepcionado com a amiga, mas não desistiu dela. Resolveu lhe dar uma lição...
Passados alguns dias Chiquinha foi até a casa do amigo. Quando Carlinhos viu que ela estava chegando fez de conta que conversava com alguém no telefone, soltando alguns risinhos e falando:
- Está bem, está bem. Prometo que não vou falar nada para ela. Mas afinal de contas a Chiquinha não é má pessoa. E aquelas sardas dela....
A menina escutando aquilo ficou desconfiada e curiosa para saber que conversa era aquela e Carlinhos foi lhe explicando:
- Não liga não Chiquinha. Era uma amiga que é famosa por falar demais. Ela me falava de você. Entre tantos comentários que ela fez disse até que você é sardenta, que parece ferrugem e que é muito desengonçada! Imagine só, que coisa chata. Mas não se preocupe porque quem age assim não merece crédito, não é confiável, você sabe... Eu mesmo acho que essas pintinhas no seu rosto são um charme!
A essa altura a menina já tinha entendido o recado que Carlinhos lhe passava nas entrelinhas e com o passar dos dias ela foi mudando. Sempre que tinha vontade de fofocar ela se perguntava antes:
- É necessário? Se fosse comigo eu gostaria? É verdadeiro o que vou dizer?
Carlinhos ficou feliz com a mudança da amiga. Ele sabe que seguir o que Jesus nos ensinou, ou seja, praticar o respeito, o amor, a indulgência e a bondade, certamente é o caminho certo para que possamos viver bem e em harmonia com todos.

1 comentários:

Heloísa disse...

Olá....muito boa essa aula!!!( serve para os adultos tbm.)
Estou preparando esta aula, como atividade faremos uma maquete, vai ficar muito legal,ficara em exposição no salão principal.
Espero que sirva de incentivo para reforma intima para tds nos.

Um abraço fraterno.
Heloísa
heloalegria@yahoo.com.br

Postar um comentário