QUEM SOU EU

Plano de Aula

CONTEÚDO
· QUEM SOU EU

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Conhecer a importância de cada um, mesmo com suas diferenças


MATERIAL NECESSÁRIO
· Papel pardo
· Espelho, fita métrica
· revistas
· cola e tesoura


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
☺Demonstrar como cada pessoa é diferente. Levar balança, fita métrica, espelho. Pesar, medir as crianças. Quando todos concluírem, integrar os dados obtidos, valorizando as diferenças.

2ª PARTE
☺Desenhar o corpo físico em tamanho natural: em um papel pardo, levar revistas para que as crianças recortem parte do corpo e colar no papel pardo... Cada criança vai ficar responsável por uma parte do corpo (a criança x devera recortar um cabelo que achar mais bonito, a y a boca etc...) no final mostrar que nao existe que tenha tudo lindo (claro vamos mostrar a figura que estará muito feia ne cada um colando uma coisa não combinara)

3ª PARTE
☺Cuidados com o corpo: esconder objetos pela sala, pedir para que as crianças achem e expliquem para que serve cada um. Pode-se utilizar escova de dente, pente, xampu, sabonete, roupa de ginástica, remédio, comida, água , etc... Quando as crianças terminarem de explicar reforçar a importância da boa alimentação, da higiene etc....


4ª PARTE
PEDIR PARA QUE TODOS ARRUMEM A SALA, GUARDEM AS TESOURAS E COLA, LIMPEM O CHAO

5ª PARTE

LAVAR AS MAOS PARA SE PREPARAR PARA PRECE E O LANCHE

AVALIAÇÃO
1. Não aprofundar muito pois terão aulas para explicar sobre a saúde da alma e do corpo, mais aprofundar nas diferenças e como cada criança é bonita e importante com suas diferenças.

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE

BIBLIOGRAFIA
LIVRO DOS ESPIRITOS
Apostilas da Federação Espírita Brasileira
Visão Espírita da Educação - Marcus Alberto de Mario - Editora O Clarim
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao

IRMAS FOX

Plano de Aula

CONTEÚDO
· IRMAS FOX

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Conhecer A HISTORIA DA S IRMAS FOX


MATERIAL NECESSÁRIO
· TINTA
· DESENHO DAS IRMAS (ANEXO)
· HISTORIA (ANEXO)
· FIGURAS PARA CONTAR A HISTORIA (ANEXO)


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
SE APRESENTAR PARA CRIANÇA DE EXPLICAR PORQUE ESTA SUBSTITUINDO A TIA LU NESTE SABADO

2ª PARTE
COMEÇAR A CONTAR A HISTORIA DAS IRMAS TENDO SEMPRE O CUIDADE DE EXPLICAR PALAVRAS.
TENTAR CONTAR COM INTONAÇÕES DIFERENCIASDAS DE VOZES E PARA PARA PERGUNTAR SEMPRE SOBRE A HISTORIA PARA AS CRIANÇAS.

3ª PARTE
DISTRIBUIR OS DESENHOS E PEDIR PARA COLORIR BEM BONITO, USAR TINTA GUACHE E PINTAR COM OS DEDINHOS


4ª PARTE
PEDIR PARA QUE TODOS ARRUMEM A SALA, GUARDEM AS TINTAS, LIMPEM O CHAO

5ª PARTE

LAVAR AS MAOS PARA SE PREPARAR PARA PRECE E O LANCHE

AVALIAÇÃO
1. Observar PARA DEIXAR A HISTORIA MAIS CALMA E NÃO COM O TOM DE TERROR.

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE

BIBLIOGRAFIA
LIVRO DOS ESPIRITOS
http://www.freewebs.com/ideias/idiasaulas2.htm
www.freewebs.com

ALLAN KARDEC

Plano de Aula

CONTEÚDO
· ALLAN KARDEC

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· CONHECER A VIDA DE ALLAN KARDEC

MATERIAL NECESSÁRIO
· HISTORIA (ANEXO)
· Lápis de cor, canetinhas
· PAPEL


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
COMO COMEÇO DA NOSSAS ATIVIDADES, DEIXAR QUE AS CRIANÇAS CONTEM TODAS AS NOVIDADES DAS FÉRIAS.

2ª PARTE
CONTAR A HISTORIA DA VIDA DO ALLAN KARDEC, LEMBRANDO SEMPRE DE EXPLICAR AS PALAVRAS, EXPRESSOES, DAR EXEMPLOS MAIS ATUALIZADOS.

3ª PARTE
DA PAPEL PARA AS CRIANÇAS DESENHAREM COMO ELAS ACHAM QUE SEJA UM ESPIRITO, ONDE ELES FICAM.


AVALIAÇÃO
Acho importante ao contar a historia, mudar o tom de voz, da vida.
Mesmo que não tenha no texto da mais exemplos, das batidas nas mesas
Levar os livros que Kardec fez.

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE

BIBLIOGRAFIA:
LIVRO DOS ESPIRITOS
http://www.freewebs.com/vrstefanello/allankardec.htm

HISTÓRIA INFANTIL

Era uma vez.... Hippolyte Léon Denizard Rivail
Há muito tempo atrás... nasceu um menino, no dia 3 de outubro de 1804, num país chamado França, muito longe daqui, na cidade de Lyon. Recebeu o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome difícil porque ele era francês.
O menino cresceu educado, inteligente e bom.
Aos dez anos de idade seus pais o mandaram para outro país _ a Suíça _ para a cidade de Yverdun, para aprimorar os seus estudos. Yverdun era um ponto de reunião para as crianças de várias partes do mundo, pois se tratava da melhor escola da época. Era a escola da fraternidade, que cuidava para que as crianças e os jovens se tornassem homens responsáveis e úteis à sociedade.
Rivail se tornou um grande professor. Quando foi morar na cidade de Paris, capital da França, passou a ensinar em sua casa, gratuitamente a muitos jovens que não tinham condições de pagar a escola.
O professor Rivail, por ter estudado muito, aprendera e falava muitas línguas, além do francês, sua língua natal.
Por volta do ano de 1831, se deu um episódio feliz em sua vida. Ele conheceu Amélie Gabrielle Boudet, com quem se casou um ano mais tarde. Ela também era professora.
Ele e a esposa trabalhavam bastante. Entre outros afazeres, ele escrevia livros de estudo para as escolas. Tomou-se assim, um homem conhecido e respeitado.
Quando estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
O professor Rivail, acostumado ao estudo, à pesquisa, achou aquilo muito estranho mas, depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões.
Ali, Rivail viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio.
Logo, o professor ficou a pensar que, se não eram as pessoas que se encontravam reunidas, as causadoras daquilo, devia haver uma causa. E se pôs a pesquisar. Começou a freqüentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo.
Para falar com a mesa, havia um método especial. Quando a mesa dava uma batida, com um dos pés, queria dizer não, duas batidas, sim. Depois se convencionou um alfabeto com uma batida para a primeira letra do alfabeto, duas para a segunda e assim por diante. Mais tarde, para apressar o método, alguém ia dizendo as letras do alfabeto em voz alta e a mesa, com uma batida, assinalava a letra desejada. Por meio de tais pancadas, podia-se estabelecer uma conversa com a mesa, obtendo respostas a perguntas.
Foi assim que, quando Rivail perguntou quem movimentava a mesa, recebeu a resposta:
- Somos os espíritos.
Na continuidade do diálogo, através das pancadas, os espíritos informaram que nada mais eram do que as almas dos homens que já haviam deixado o corpo físico. Não eram fantasmas. Apenas não possuíam o corpo físico. Haviam morrido, como se diz vulgarmente.
Ainda da mesma forma, o professor Rivail ficou sabendo que as pessoas, ao morrerem, continuam a viver, apenas com outro corpo. E também lhe disseram que ele já vivera outras vezes e em uma das suas vidas anteriores se chamara Allan Kardec.
Continuando a fazer perguntas, anotando as respostas, tornando a perguntar, tudo anotando, comparando, estudando, o professor Rivail reuniu enfim todos os ensinamentos dados pelos espíritos em um livro: "O Livro dos Espíritos", que publicou. Como ele era muito conhecido pelos livros que escrevera como professor, e não desejando colocar o seu nome em uma obra que não lhe pertencia, pois era o ensino dos espíritos, colocou o nome de "Allan Kardec", com o qual nós o conhecemos.
Espiritismo é, pois, a doutrina revelada pelos espíritos e reunida, em forma de livro, por Allan Kardec.
Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869.
Sua esposa ainda viveu alguns anos e prosseguiu trabalhando, até o dia de sua desencarnação, pela propagação da Doutrina Espírita.

Fonte: Apostila de Evangelização Infantil da Federação Espírita do Paraná _ 1º Ciclo de Infância - Unidade V _ Espiritismo

Nascimento de Jesus

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Nascimento de Jesus

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· A criança deverá entender que Jesus nasceu na Terra para nos ensinar a amar a Deus e a nossos irmãos


MATERIAL NECESSÁRIO
· Gravura da historia
· Lápis de cor, canetinhas
· Figuras sobre comportamento para pintar
· Desenho para a criança pintar
DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Primeiro tentar saber se as crianças sabem quem foi Jesus, porque ele veio a terra
2ª PARTE
Começar contar a historinha de Jesus, de uma forma simples e pratica, sempre mostrando as figuras. Contar a história do nascimento e vida de Jesus: Há muito tempo, numa cidade chamada Belém, nasceu um menininho. Ele era filho de uma mulher chamada Maria e de um homem chamado José. José era carpinteiro e Maria cuidava da casa. No dia em que Ele nasceu, Maria e José estavam viajando e não tinham lugar para dormir. Eles procuraram muito, porém todos os hotéis estavam lotados. Acabaram achando um local pequeno, nos fundos de uma casa de um senhor muito bondoso, onde os bois dormiam, que é chamado de estrebaria E foi ali, naquele cantinho, que o menininho nasceu. Como não tinha caminha, ele dormiu na manjedoura. A manjedoura é o lugar onde se coloca comida para os bois, para os animais. José limpou a manjedoura e forrou-a com palhas bem fofinhas. Maria colocou uns paninhos bem limpinhos sobre as palhas e deitou o menininho lá. Então várias pessoas e muitos animaizinhos que estavam ali por perto, viram uma estrela linda, enorme no céu. Eles nunca tinham visto uma estrela tão linda e foram seguindo até onde a estrela parou, que era bem em cima da estrebaria, onde o menininho nasceu. Mas na verdade, o que parecia estrela, eram as luzes de muitos bons espíritos, anjos da guarda, que vieram festejar o nascimento do menininho, porque ele era um menininho especial. Este menino muit6o especial, veio a Terra a muito tempo para nos trazer muitas lições: como ajudar as outras pessoas, como orar, que nós somos todos irmãos, que Deus é nosso Pai. Este menino recebeu o nome de Jesus! Um irmão nosso muito especial, que devemos sempre seguir seus exemplos! Dizer que devemos imitar mesmo é a Jesus, que nos deixou exemplos bonitos, e que Ele só fez o bem, e deseja que nós também façamos somente o bem.
3ª PARTE
Entregar o desenho para criança pintar.
ano no mural, então devera pintar bem bonito.

AVALIAÇÃO
1. Nesta aula contar somente sobre o nascimento, mais deixando um ponto de interrogação no final sobre o que Jesus continuou fazer
ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE
Bibliografia:
-- Isaias, 11:1 e 2 - Miquéias, 5: 2 e 3 - Lc, 2:1 a 7 e Lc, 2:40
-- Ge, 1:28 a 41 - Ge 15:2
-- ESE 1:3 e 4
-- Fonte Viva (FCX por Emmanuel) cap 180


Confraternizar as novas crianças

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Confraternizar as novas crianças
· Ensaiar a apresentação do dia 10/05

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Interagir as crianças
· Ensinar a musica da apresentação.

MATERIAL NECESSÁRIO
· Lápis de cor
· Molde de mascara (anexo) para a apresentação.
· Letra da musica (anexo)
· Cd com a musica “Amor a Deus, Fabio P. Amorim” (anexo)


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Apresentação de cada criança,nome, idade, onde estuda, o que mais gosta de fazer, cor que mais gosta, etc.

2ª PARTE
Distribuir aleatoriamente mascaras de animais, natureza, lembrando que foi tudo que Deus fez. Para as crianças colorir.
Levar para casa para colar em cartolina e colocar o elástico.

3ª PARTE
Colocar a musica que irão apresentar e explicar cada parte da letra.

4ª PARTE
Treina a musiquinha com as crianças.

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE

BIBLIOGRAFIA
SITES:
http://www.prof2000.pt
http://www.ig.com.br
http://www.musicexpress.com.br/
http://www.freewebs.com/evangelizacaoespirita3/
Evangelho Segundo Espiritismo

Amor a Deus
Fábio P. Amorim
Meu amiguinho, meu amigão,Olhe pro céu, olhe pro chão.Tudo que existe em toda parte:Foi Deus que fez, é Deus que faz. Vamos usar com amorTudo que Deus nos deixou.Cuidando da terra, das plantas e dos animais;Amando a todos, a vida e vivendo em paz.

Como falar com Deus?

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Como falar com Deus?

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Como orar?
· Como escutar Deus?

MATERIAL NECESSÁRIO
· Musica para relaxar
· Cochonetes
· Molde de coração (anexo)
· Lembrancinhas
· Lápis de cor e tesoura

DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Pedir para que os evangelizando deite e relaxem.
Colocar uma musica bem calma.
Ajudar a criança a descobrir o que deve pensar na hora da prece.

2ª PARTE
Ainda com a musica calma pedir para que cada criança fale algo bonito, pode ser uma frase, uma palavra, um objeto.
Ao mesmo tempo em que elas vão falando o evangelizador ira escrevendo, e tentando formar uma linda prece com as palavras ditas.

3ª PARTE
Mostrar que Escutamos Deus através dos ouvidos do coração, que sempre ira responder através dele.

4ª PARTE
Colocar as crianças na mesa e distribuir o desenho para recortar e pintar.

5ª PARTE
Começar a ensaiar a musica para apresentação e avaliação do dia 11/05.
Musica: Amor a Deus ( Fabio Amorim)
Musica anexa

PRECE FINAL

LANCHE



Papai do Céu me protege




CONTEÚDO
· Papai do Céu me protege

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Mostrar a importância de Deus mesmo não o vendo.
· Como Deus faz tudo muito certo, pensando em cada detalhe.

MATERIAL NECESSÁRIO
· Cartolina (molde anexo)
· Lápis de cor, canetinhas
· Figura para pintar (anexo)
· Copo, água, açúcar e sal


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Técnica da água com açúcar: levar para a sala uma jarra transparente com água, sal e açúcar (misturando previamente), servir um pouco dessa água para que cada evangelizando experimente..
2ª PARTE
Questionar:Qual o sabor da água? A água tem cor?O que será que colocamos na água?Como vocês sabem que é açúcar? Vocês estão vendo o açúcar?
Vocês já viram Deus? Será que ele existe?Como vocês sentem a existência de Deus?.
3ª PARTE
Assim como vocês sentem a água doce e salgada e não enxergam o açúcar nem o sal, assim é com relação a Deus, não O enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
4ª PARTE
Distribuir os desenhos e pedir para as crianças pintarem,
Depois distribuir para cada criança o molde de cartolina e ensinar como colar a figura dentro (anexo)

AVALIAÇÃO
Deixar claro que podemos sentir Deus a todo o momento...
E podemos falar com eles...vão perguntar como ai fica a deixa para a próxima aula!
ENCERRAMENTO
PRECE FINAL
LANCHE




Onde posso encontrar Deus?

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Onde posso encontrar Deus?

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Mostrar as crianças que tudo de belo tem Deus


MATERIAL NECESSÁRIO
· Papel Pardo
· Objeto que as crianças vão pegar ao redor do centro
· Cola
· Tinta
· Lápis de cor
· Lembrancinha (anexo)


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Pedir para as crianças pegar tudo que Deus fez em volta do Centro, Dividir a turminha em dois para cada evangelizadora ajudar.

2ª PARTE
Fazer um mural bem lindo com colagem, tintas etc.

3ª PARTE
Como é Páscoa fazer uma breve explicação o que significa páscoa. (anexo)

4ª PARTE
Distribuir uma pequena lembrancinha.

AVALIAÇÃO
Observar se as crianças estão entendendo a diferença do que Deus Fez e o que o homem fez

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE
ENTREGA DAS LEMBRANCINHA


Páscoa
Carlinhos chegou à escola todo feliz:
-Oba! Na próxima semana é o Domingo de Páscoa: que bom, vou ganhar muitos ovos de chocolate !
- Você sabe o que é Páscoa, Carlinhos? - perguntou-lhe a professora.
- Bem - disse ele - acho que é o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa, não é?
- Não, Carlinhos, não é isso não. Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa.
"Há muito tempo, quando só se conheciam as civilizações antigas, os judeus comemoravam a entrada da primavera, pois era uma época em que os campos se enchiam de flores, o pasto ficava verdinho, anunciando que em breve se poderia fazer a colheita dos frutos, cereais, que iriam garantir o alimento para toda população. Nessa época também os rebanhos aumentavam. Nasciam muitos carneiros, ovelhas e outros animais; por isso os pastores comemoravam com muito amor a chegada da primavera e eles davam a esta festa o nome de Páscoa.
Muito mais tarde, na época de Jesus, ela teve outro significado para o mundo cristão.
Nós sabemos que Cristo, que veio pregar o amor entre as pessoas, não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, motivo pelo qual foi crucificado. Ora, essa crucificação aconteceu na época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante à noite, por seus amigos. Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgiria dos mortos, ao 3º dia, provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.
Quando souberam, todos os seus amigos ficaram muito felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos por algumas religiões.
- Tudo bem professora. Mas o que o coelho e os ovos têm a ver com tudo isso?
- Vou tentar explicar, Carlinhos. Como você sabe, o ovo é o símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. Você já viu quando a galinha choca como nascem os pintinhos que mais tarde serão galos e galinhas também. Com este símbolo temos a representação da Vida Eterna, que foi como Jesus sempre pregou.
- Mas estes ovos que a senhora falou não são de chocolate.
- Certo! Você tem toda razão. Acontece que antigamente para comemorar a Páscoa, as pessoas presenteavam ovos verdadeiros de aves cuja casca era pintada com muito carinho para servir de enfeite e lembrança para a pessoa a quem eram ofertados; porém, esses ovos tinham a desvantagem de se quebrarem e se estragarem com facilidade.
Com a vinda da era moderna, os homens resolveram comercializar a idéia e assim produziram ovos de Páscoa de chocolate, de açúcar, porcelana, alumínio e outros materiais que serviram para conservar a idéia do ovo, com facilidade e vantagem para comemorar a Páscoa da Ressurreição.
- E o coelho?
- Bem, o coelho é o animal que representa o divulgador da notícia da ressurreição do Cristo por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade. Assim sendo, juntaram-se as duas figura Coelho + Ovo de chocolate e crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.
- Tem razão professora - disse Carlinhos - eu mesmo não sabia nada disso e achava que o Domingo de Páscoa era o dia em que o coelhinho vinha trazer ovos para a gente. Agora sei da história, já não vou me importar, se não receber nenhum ovo. Chocolate posso comer qualquer dia, mas a lição da Ressurreição de Jesus é um motivo que devo guardar em meu coração e ficar muito feliz por ter acontecido. Espero que no próximo Domingo de Páscoa eu possa comemorar o amor que Jesus nos ensinou com todas as pessoas que conheço. - Muito bem Carlinhos, porém lembre-se que essa lição é para todos os dias de nossas vidas. Nós devemos amar sempre aos nossos semelhantes. Nos dias de festa, nos dias comuns, nos dias alegres e até nos dias tristes, porque quando respeitamos e amamos as pessoas, nós somos felizes e isso é o que Jesus deseja para todos: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" .

REFORÇO SOBRE DEUS

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Continuação e reforço da aula de Deus.

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Deus pensou antes de fazer as coisas?
· O que ele fez?
· Por que Deus me fez diferente do amiguinho

MATERIAL NECESSÁRIO
· Filme (Smilinguido- A moda amarela)
· Tv e DVD
· Quebra cabeça com peças grandes (anexo)

DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Iniciaremos a aula com “O filme do Smilinguido (resumo: Tudo começou quando Smilinguido resolveu caprichar na limpeza de suas luvas e botinhas amarelas. Neste dia a Rainha o elogiou muito. Apesar da grande amizade que une Piriá e Smilinguido, As coisas mudam entre eles.Sentido-se rejeitado, com inveja do amigo, Piriá procura um jeito de ser aceito pela rainha e assim cosegue a admiração de todas as formiguinhas. Como a busca da auto-aceitação pode alvoroçar tanto nossas emoções e atitudes, devemos aceitar as nossas diferenças?)”.


2ª PARTE
Montar um quebra cabeça com peças grandes. No final mostrar que cada peça é diferente e se faltar uma peça daquelas o quebra-cabeça não ficara completo.
Imprimi o quebra cabeça dividido em três partes.

3ª PARTE
Entregar lembrancinha (anexo)

AVALIAÇÃO
1. Conscientizar o evangelizando da importância de cada ser, mesmo não tendo as mesmas características físicas e sociais, que Deus fez cada um pensando em detalhes.

ENCERRAMENTO

PRECE FINAL

LANCHE






DEUS NOSSO CRIADOR!!!

Plano de Aula

CONTEÚDO
· Deus nosso Criador

IDADE 5 e 6 anos

OBJETIVOS

· Quem é Deus?
· O que ele fez?
· Ele nos ama?
· O que o homem fez?

MATERIAL NECESSÁRIO
· Mural para colar as gravuras da brincadeira 1 (O QUE É O QUE É?) anexo
· Figuras da natureza (anexo)
· Figuras do que o homem fez (anexo)

DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
Iniciaremos a aula com "O quê é o quê é". De acordo com as respostas iremos montando no quadro uma paisagem. O evangelizador fará, previamente, desenhos e os fixará no quadro com durex, até a paisagem ficar pronta
2ª PARTE
Levar as crianças para passear no centro e pedir para que cada um observe a natureza.
3ª PARTE
Gincana: Dividir a sala em dois grupos e uma criança de cada vez tem que ir ate a caixa e pegar só alquilo que Deus criou, deixar misturadas gravuras de construções, carros e etc. (figuras anexas)
AVALIAÇÃO
1. Conscientizar o evangelizando da importância de cuidar de tudo que Deus fez. ENCERRAMENTO
PRECE FINAL
LANCHE

O QUE É O QUE É?
1 - Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar na jará, no copo, na natureza, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA.
2 - Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? SOL.
3 - Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.
4 - Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.
5 - Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é? ÁRVORE.
6 - Sou cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê é? FLOR.
7 - Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.
8 - Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é? BORBOLETA.
9 - Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.
10 - Nasço, cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?SER HUMANO.

ALGUNS EXEMPLOS DE GRAVURAS: PODEM PROCURAR MAIS NO GOOGLE.



REGRINHAS...
















CONHECENDO AS CRIANÇAS E SE APRESENTANDO!!!

PRIMEIRA AULA DE EVANGELIZAÇÃO

CENTRO ESPIRITA ANDRE LUIZ- CEAL
DIRETORIA DA CRIANÇA DO ADOLECENTE E DA JUVENTUDE- DCAJ
EVANGELIZAÇÃO INFANTIL- EVAI

Criança e Juventude,
A Diretoria de Assuntos da Criança do Adolescente e da Juventude, planeja, supervisiona, orienta os ensinamentos do espiritismo através de metodologia pedagógica moderna, baseada na codificação kardequiana, de acordo com orientações da Federação Espírita Brasileira. Através de uma abordagem sistematizada de temas espíritas, propicia meios para que os jovens participem das atividades da casa, integrando-os às demais Diretorias. Promove ainda a integração da família, através da participação do grupo de Pais na evangelização e na mocidade, abordando temática da família espírita.

Olá,

Meu nome é Luciene Beheraborde (Tia Lú), estarei agora com sua estrelinha aos sábados, junto com a Raquel, nossa nova ajudante, que até o ano passado era aluna da Evangelização.
Para que nossas aulinhas tenham um bom resultado, adoraria contar com a ajuda dos senhores pais, lembrando que a evangelização começa às 08h30 com a ALEGRIA (músicas, brincadeiras) e o passe. Como nossas crianças ainda são pequenas, não terá a parte prática. Sendo assim, o final da evangelização será às 10h20.
Estarei sempre à disposição dos senhores para conversar sobre as crianças, sugestões ou críticas, através do meu e-mail: lumaravilhosa01@yahoo.com.br ou no final da evangelização.
Sou mãe de duas pequenas que freqüentam a EVAI e sei que muitas vezes preciso pedir ajuda para o evangelizador sobre algum assunto, para que minhas filhas tenham uma boa conduta cristã ou algum problema passado e que seria muito bom inserir no contexto das aulas. Peço para que nossas meninas não venham de saias ou roupas decotadas. Usarei muito o método de brincar e o uso de tintas. Então, como mãe, não gostaria de ver minha filha chegar em casa com roupa nova toda suja, né?! Para isso, adotamos o uniforme. Não é obrigatório, mas muito bom para a identificação nos passeios e para uma padronização geral, sendo que o mesmo encontra-se à venda na livraria.
Quero um contato maior com os pais este ano. Portanto, peço para que preencham o pequeno formulário abaixo.
Estou passando para os senhores o conteúdo do primeiro semestre para que em casa possam também, durante as conversas e o culto do lar, nos ajudar.

Qualquer duvida estarei à disposição,

Tema: DEUS
01/03- Boas vindas; comportamento no Centro Espírita
08/03- Deus nosso Criador
15/03- Amar à Deus
22/03- Onde posso encontrar Deus?
29/03- A Bondade Divina
12/04- Como posso falar com Deus?
19/04- Papai do Céu me protege
26/04- A obra de Deus
03/05- Proteção divina
Tema: JESUS
10/05- Jesus - nosso irmão
17/05- Jesus é quem cuida do nosso planeta
24/05- Importância da prece
31/05- Jesus – mensageiro da paz
07/06- A ovelha perdida
14/06- O filho pródigo
21/06- Amar ao próximo com a si mesmo
28/06- Honra teu pai e tua mãe