Respeito a natureza


Plano de Aula

CONTEÚDO
• Respeito a natureza

IDADE 7 anos

OBJETIVOS

• É importante cuidar da natureza? Por quê?
• E com relação ao nosso planeta, o que podemos fazer para preservá-lo?
• Salientar que é responsabilidade de todos preservar o planeta, amando e cuidando dos animais, plantas e meio ambiente, são obras de Deus, um presente Dele para nós, pois sem a natureza não existe vida física em nosso planeta.

MATERIAL NECESSÁRIO
• Lápis de cor.
• Feijão ou arroz
• cola


DESENVOLVIMENTO
PRECE INICIAL

1ª PARTE
contar a história: É o fim do mundo¿ (anexo)


2ª PARTE
comentários à respeito da história
• É importante cuidar da natureza? Por quê?
• Quais as sugestões apresentadas pelos animais para salvar a floresta?
• E com relação ao nosso planeta, o que podemos fazer para preservá-lo?

3ª PARTE
O evangelizador pode complementar a resposta lembrando que:

- Desligar a luz dos ambientes quando estiverem vazios. Usar mais a luz natural. Abrir janelas, cortinas, persianas. Além de economizar na conta de luz, melhora o nosso humor e faz bem à natureza (quanto mais luz gastarmos, mais necessidade há de novas fontes de energia, como as hidrelétricas).

- Use o menos possível a secadora de roupas. Não coloque roupa para secar atrás da geladeira, pois consome mais energia elétrica.

- Não use a mangueira como vassoura para lavar as calçadas. Pode ser usada a água da máquina de lavar roupa.

- Prefira consumir frutas e verduras da estação, pois são mais baratas e mais saudáveis e precisam de menos transporte, diminuindo o gasto de combustíveis e assim poluindo menos.

- Não jogue óleo pelo ralo da cozinha. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Armazene o óleo e doe em locais onde irão utilizá-lo para fazer sabão.

- Sempre que possível, tenha a sua própria caneca ou copo de vidro. O copo plástico demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.

- Plante uma árvore. Ela pode absorver até uma tonelada de gás carbônico durante sua vida, além de ser um ótimo abrigo para aves.
- Suba pelas escadas. Além de um bom exercício, poupa a luz que o elevador gasta.

- Junte a água da chuva para lavar as calçadas, molhar as plantas, limpar a casa. Mantenha a água para ser utilizada depois, em recipientes com tampa, para evitar a proliferação de doenças como a dengue.

- Comente com um parente, amigo ou vizinho sobre as maneiras de ajudar o planeta.

4ª PARTE

comentar :

Não só o lixo e a poluição do ar prejudicam o nosso planeta, mas também os pensamentos, as palavras e ações negativas enchem a psicosfera de energias prejudiciais a todos.

Salientar que é responsabilidade de todos preservar o planeta, amando e cuidando dos animais, plantas e meio ambiente, são obras de Deus, um presente Dele para nós, pois sem a natureza não existe vida física em nosso planeta.

No futuro próximo, ou em outras existências, colheremos o que plantarmos hoje, isto é, habitaremos o planeta que ajudamos a construir.
5ª PARTE
Distribuir o desenho para as crianças. (anexo)
As crianças devem colar os grão nas pétalas da flor.

Prece
Lanche


Bibliografia:
• http://www.searadomestre.com.br
• http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//2c/e3/a0/2926017_423nV.jpeg





É o fim do mundo?

A reunião era urgente. O assunto: o enorme calor e a falta de água na Floresta. Representantes de quase todas as espécies de animais estavam presentes naquela tarde, que parecia ser a mais quente do verão.

Iniciando os debates, o Rei Leão foi logo explicando que o calor é uma das conseqüências do chamado Efeito Estufa, um aquecimento geral na Terra.

- Esse calor imenso é causado pela poluição dos carros e das indústrias, pela destruição das árvores e pela poluição dos rios.

- Dizem que o calor vai aumentar mais ainda - alertou a zebra. Vários animais e plantas podem ser extintos! Mais chuvas, furacões e tempestades vão acontecer! E em outros lugares haverá falta de água para beber e tomar banho!

O burburinho foi geral. Todos falavam ao mesmo tempo. Ninguém se entendia.

Foi quando a mãe girafa gritou em pânico:

- Meu Deus, o que vai ser dos nossos filhos? O mundo vai acabar!

- Se o mundo vai acabar, onde nós vamos reencarnar? - completou aflita a jibóia. Quero continuar evoluindo...

Os bichos falavam sem parar. Alguns cochichavam, outros pareciam muito preocupados.

- Calma, pessoal! - disse alto e firme o Rei Leão. Precisamos de ordem para continuar a reunião!

Quando a calma se instalou novamente, a onça perguntou:

- E nós, o que podemos fazer para salvar o planeta?

- Muito bem lembrado, cara amiga - era a Ministra Coruja. Todos somos responsáveis pelo planeta que vamos deixar para nossos filhos e para nós mesmos, se reencarnarmos novamente aqui. Podemos mudar a realidade, se cada um fizer a sua parte.

- Explique melhor - pediu o Rei Leão.

- Todos podemos fazer pequenas coisas, que somadas, farão enorme diferença. Por exemplo: separar o lixo seco e o lixo úmido, para que possam ser reaproveitados. Podemos gastar menos papel, evitando a derrubada de muitas árvores.

- Também podemos poupar energia elétrica. E não desperdiçar água - era o sapo dando sua opinião.

- E ir a pé, de ônibus, de carona ou de bicicleta para o trabalho - lembrou a raposa.

E assim foram surgindo idéias para preservar a natureza. Cada bicho se comprometeu a fazer a sua parte a fim de deter o aquecimento do planeta. Naquela tarde, criaram uma comissão e foram até a Grande Fábrica conversar com os diretores para sugerir maneiras de diminuir a poluição. E aproveitaram a ocasião para propor o uso de energia solar, mais econômica e menos poluente.

Um ano depois, houve uma grande festa na Floresta, a FESTA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, onde os bichos comemoraram os resultados obtidos e estipularam novas metas para preservar a natureza. A Festa teve muita alegria e diversão e se repetiu por muitos e muitos anos...
Claudia Schmidt

3 comentários:

ALICE LIRIO disse...

Tem um selinho para vc lá no meu blog.
Aguardo sua visita.
Bjs
Alice

Luciene Miranda Beheraborde disse...

Liiii acredita que vi seu comentario hj?!.. Onde posso pegar o selinho?
beijinhos

Anônimo disse...

parabéns,bom trabalho.Tania

Postar um comentário