PRECE



Atividade de Introdução: Brincadeira do chocolate: é dado a cada criança um pequenino pedaço de chocolate e pede-se que ela saboreie o chocolate, deixe-o derreter na boca, enfim, que coma bem devagar. Depois, dá-se a cada criança um outro pedaço de chocolate do mesmo tamanho do anterior e pede-se que ela engula inteiro (um pedaço bem pequeno, assim que colocar na boca, sem nem sentir o gosto, rapidamente mesmo).
Explicar que, quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido.
Se oramos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.
É assim que temos que orar, sentindo o gostinho da prece, sentindo o gostinho da felicidade de estarmos falando com Jesus.

Atividade de Desenvolvimento: História do Fariseu de do Publicano:
Dois homens subiram ao templo, a fim de orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, estando em pé, orava assim consigo mesmo: “Meu Deus, eu vos rendo graças porque não sou como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou dízimo de tudo que possuo.”
O publicano, ao contrário, mantendo-se distante, não ousava sequer erguer s olhos ao céu; mas batia no peito dizendo: “Meu Deus, tende piedade de mim que sou um pecador.”

Conversa:
Começar explicando que quando vamos falar com Deus, não podemos ser orgulhosos como aquele homem que se colocava acima dos outros na história, porque ele se achava mais que os outros e Deus não gosta disso, porque ele nos ama a todos do mesmo jeito.
Falar que existem 3 coisas que podemos fazer na prece, perguntar quais são. Pela prece podemos pedir três coisas diferentes: Louvar, pedir e agradecer. Qual deles vcs mais fazem??? (pedir para que as crianças falem o que elas pedem... se agradecem, louvam as criações de Deus, a vida, se pedem)
Vocês sabem qual é o primeiro ato que nós devemos ter ao acordarmos??? É a prece, a primeira coisa que temos que fazer ao acordarmos é rezar. Mas e com o que nós temos que rezar pessoal? Com o nosso coração, devemos retirar do nosso coraçãozinho aquilo que nós mais queremos pedir, agradecer a Deus, agradecer por todas as coisas boas que nos aconteceram até aquele dia, pela noite passada e pela oportunidade de reencontrar os nossos parentes, amigos, nossos guias espirituais.
A nossa prece também pode ter pedidos do que necessitamos, por exemplo... A Maria está muito magoada com a coleguinha dela, então ela pode pedir para que Deus ajude ela a perdoar e assim tirar a mágoa do coração dela. E assim podemos pedir paciência, força, aceitação do que nos está acontecendo, sabedoria. 
E ai gente... quero que vcs me digam em qual hora devemos orar? Devemos orar ao acordar, pela manhã, antes de dormir pela noite, certo... Mas só? Não podemos orar durante o dia? Agradecer a Deus quando ficamos felizes com algo bom que nos aconteceu? Ou quando ajudamos alguém? Pessoal, nós podemos rezar a qualquer hora do dia, e para isso não precisamos nos “esconder” ou nos ajoelharmos na praça pública, basta apenas rezarmos pelo pensamento. E as nossas boas ações, que fazemos durante o dia, vcs acham que também são orações?? Sim pessoal, as boas ações que nós fizermos para o nosso próximo agrada muito a Deus e é como uma oração, me falem alguns exemplos... (eles já viram boas ações na aula de lei).


Atividade de Conclusão: Entregar uma folha dividida em 3 partes, pedir que eles desenhem na primeira parte algo que querem pedir à Deus, na segunda parte um desenho louvando à Deus e na terceira, algo agradecendo à Deus

0 comentários:

Postar um comentário