Aula sobre obediênca e resignação – Chico Xavier

Historinha:

Raul, era um menino muito esperto. Ele prestava atenção em tudo que acontecia na escola, na sua casa e na rua em que morava. Seus pais eram muito bons . Eles, os pais de Raul, trabalhavam muito, quase nunca descansavam ou se divertiam porque queriam dar tudo pro seu amado filho. Mas Raul tinha 2 defeitos que não eram legais: ele não gostava de obedecer ninguém e estava sempre querendo ter coisas caras que seus pais não podiam dar à ele. Ele reclamava de tudo e seus pais ficavam tristes com isso.
Um dia, ele queria ir brincar na rua e seus pais não deixaram. Ele fez muita malcriação, saiu de casa escondido e depois, com muita raiva, foi andando, andando, andando e sem perceber acabou se perdendo. Estava escurecendo e ele sentiu muito medo. Quanto mais escuro ficava, mais medo ele tinha e começou a pensar nos seus pais. Com frio, fome e muito medo, Raul sentou na calçada e começou a chorar muito.
Um tempo depois, uma menina junto com uma senhora, aproximou-se dele e perguntou
- O que você faz sozinho aqui, amiguinho? Cadê seus pais? Você está precisando de ajuda?
Raul respondeu, chorando:
- Sim! Eu briguei com meus pais, saí andando sem prestar atenção no caminho e me perdi. Estou com muito frio, muita fome e muito medo.
A menina, que se chamava Sara, pegou a mão de Raul e falou:
- Como é seu nome?
- Raul, ele respondeu.
Então Sara, carinhosamente, lhe disse:
-Meu nome é Sara e essa é Lucia, minha mãe. Vamos te levar para nossa casa e cuidar de você, enquanto pensamos em uma forma de te levar de volta para os seus pais. Você aceita?
- Aceito, respondeu Raul, se sentindo protegido.
Ao chegarem próximos a casa de Sara, Raul estranhou o lugar. Era um lugar muito pobre, feio, e a casinha de Sara era muito simples. Ele nunca tinha visto tanta pobreza. Apesar de tudo, as pessoas pareciam felizes ali. Sara tinha 3 irmãos e ela e seus pais moravam naquela pequenina casa; ele achou estranho que eles fossem tão alegres tendo tão pouco. Tudo era muito pouco quando ele comparava com tudo que tinha na sua casa. Ele não era rico, mas tinha tudo. Aí, ele se lembrou de todas as vezes em que reclamou com os pais porque eles não podiam comprar as coisas caras que ele queria, ou quando reclamava da comida que sua mãe fazia. Ele sentiu saudades de sua família...
Lucia, a mãe de Sara, era uma pessoa muito alegre e fazia tudo cantando. Ela forrou a mesa com uma toalha bem simples, colocou os pratos com comida para cada um e apesar da comida ser muito simples (só arroz com feijão), o cheiro era muito bom. Raul estava faminto e rapidamente pegou a colher. Então percebeu que todos estavam de olhos fechados e largando a colher, ele fechou os olhos também e nem sabia pra que. Nesse momento ouviu a voz de Sara:
- Jesus, abençoe a nossa comida, a nossa casa, a nossa família e o nosso amigo Raul. Obrigada, Senhor Jesus, por nossa saúde e por tudo que o senhor nos dá. Pedimos que nos ajude a encontrar a família do Raul, para que ele possa voltar feliz para a família dele. Amém
Depois da prece, todos comeram com alegria. A comida estava deliciosa.
O Pai de Sara fez algumas perguntas a Raul, pra ver se conseguia descobrir onde era a casa dele. Depois de algumas informações, acabou descobrindo o endereço do menino e o levou até seus pais. Eles estavam muito nervosos e chorando porque o filho tinha sumido. Quando viram Raul, correram e o abraçaram com muito amor. Raul se sentiu muito feliz nos braços dos pais e por estar de volta a sua casa.
Sara e o pai se despediram do novo amigo com um longo abraço. Prometeram se encontrar mais vezes e foram embora.
Depois que tudo se acalmou, Raul olhou para sua casa, suas roupas, brinquedos e para a comida rica que seus pais botaram na mesa. Lembrou-se da prece que aprendeu na casa de Sara e pediu aos pais que orassem com ele. Agradeceu, de coração, por tudo que tinha e por ter conhecido Sara e sua família.
Nunca mais Raul desobedeceu seus pais ou fez malcriações e passou a aceitar a vida que tinha, com alegria e simplicidade.
Raul aprendeu que a felicidade verdadeira é ter família e amigos.
Fim
Conversar com as crianças sobre a história que ouviram e perguntar se eles são como Raul e vivem querendo mais do que tem; se obedecem seus pais e se agradecem a Deus por tudo que tem.
Falar que o menino Chico Xavier foi muito pobre, que sua mãe morreu quando ele era muito pequeno e que por isso, seu pai teve que separá-lo dos irmãos. Cada um foi morar em uma casa diferente. Que ele, Chico, foi morar com a madrinha dele e que ela não tinha amor por ele e o fazia sofrer muito. Chico passou por muitas necessidades, como a saudade da mãe e dos irmãos.
Um dia, seu pai casou de novo com uma mulher muito bondosa e que ela juntou todos os irmãos dele, de novo. Chico ficou feliz.
A vida de Chico foi muito difícil; ele começou a trabalhar quando tinha 8 anos, teve muitas doenças, sofreu muito. Mas, Chico era como Sara: ele não reclamava de nada e agradecia à Deus por tudo que tinha.
Chico cresceu, escreveu muitos livros lindos, ajudou a todas as pessoas que conheceu, doava comida, remédios, passes, abraços e foi muito amado por todos que o conheceram.
Chico sempre amou Jesus acima de tudo. Chico só fazia o bem. Hoje ele é uma das estrelas mais brilhantes que tem no céu.
Chico Xavier é uma estrela que ilumina a todos nós. Obrigada, Chico!


0 comentários:

Postar um comentário