Autoestima

PARA DOWNL: CLIK AKI
OU



























A Lição dos Chuchus


… (Baixe as ilustrações da história no site)
Adaptado do Livro: Lindos Casos de Chico Xavier - Ramiro Gama - LAKE
Dona Maria Pena, que era viúva do Raimundo, irmão do Chico Xavier, julgava que este era um mão aberta…
Não era muito crente do dar sem receber. E certa manhã, em que, sobremodo, sentia a missão do médium, que muito estimava, disse-lhe:
- Chico, não acredito muito nas suas teorias de servir, de ajudar, de dar e dar sempre, sem uma recompensa. Não vejo nada que você recebe em troca do que faz, do que dá, do que realiza…
- Mas, tudo quanto fazemos com sinceridade e amor no coração, Deus abençoa. E, sempre que distribuímos, sem nos exibirmos, fazemos uma boa ação e, mais cedo ou mais tarde, receberemos a resposta do Pai. Pode crer que quem faz o bem, além de viver no bem, colhe o bem.
- Então, vamos experimentar. Tenho aqui dois chuchus. Se alguém aqui aparecer, vou lhos dar e quero ver se, depois, recebo outros dois…
Ainda bem não acabara de falar, quando a vizinha do lado esquerdo, pelo muro, chama:
- Dona Maria, pode me dar ou emprestar uns dois chuchus?
- Pois não, minha amiga, aqui os tem. Faça deles um bom guisado – disse Dona Maria sorridente.
Daí a instante, sem que pudesse refazer-se da surpresa que tivera, a vizinha do lado direito, também pelo muro, ofereceu quatro chuchus a Dona Maria.
Meia hora depois, a vizinha dos fundos pede a Dona Maria uns chuchus e esta a presenteia com os quatro que ganhara.
A vizinha da frente, quase em seguida, sem que soubesse o que acontecia, oferece à cunhada do nosso querido médium, oito chuchus.
Por fim, já sentindo a lição e agindo seriamente, Dona Maria é visitada por uma amiga de poucos recursos econômicos que durante a visita desabafou sua pobreza.
Dona Maria, a fim de ajudar a amiga, entrega-lhe os oito chuchus e mais outros mantimentos.
E Dona Maria diz para o Chico:
- Agora quero ver se ganho dezesseis chuchus! Era só o que faltava para completar essa brincadeira…
O dia passo tranquilamente... Mais tarde, às vinte horas, todos na sala, juntamente com o Chico, conversam e nem se lembram mais do caso dos chuchus, quando alguém bate à porta. Dona Maria atende. Era um senhor idoso, residente na roça. Trazia no seu burrinho uns pequenos presentes para Dona Maria, em retribuição às refeições que sempre lhe dá, quando vem à cidade. Colocou à porta um pequeno saco. Dona Maria abre-o nervosa e curiosamente. Estava repleto de chuchus… Contou-os: sessenta e quatro. Oito vezes mais do que havia ultimamente dado… Era demais. A graça, em forma de lição, excedia à expectativa, era mais do que esperava. E, daí por diante, Dona Maria compreendeu que aquele que dá recebe sempre mais.










JOGO DO ESPIRITO PROTETOR



Aplicação:
Jogo para revisão de conteúdo da aula.
Número de participantes: acima de 6.
Idade: a partir de 6 anos.

Como confeccionar:
01) Clique aqui para imprimir as peças do jogo.
02) Recorte e cole as peças numa cartolina conforme mostrado abaixo e depois plastifique para dar maior durabilidade.

Desenvolvimento:

Primeiro passo - Introdução ao jogo
01) Mostre a peça do espírito obsessor e explique: "Este irmãozinho ainda não evoluiu e fica vagando por ai procurando espíritos encarnados para dar maus conselhos."
02) Mostre a peça do Espírito protetor e explique: "Esse é nosso espírito protetor, que cuida de nós e nos ajuda dando bons conselhos."
03) Mostre a peça dos espíritos encarnados e explique: "Nós, encarnados, sofremos influência constante de espíritos desencarnados, tanto bons quanto ruins, cabe a nós somente seguir o conselho dos espíritos bons, afastando de perto de nós espíritos menos esclarecidos através do nosso comportamento"
04) Faça a pergunta: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós espíritos menos esclarecidos"
05) Deixar que os evangelizandos respondam. Ex: brigar com as pessoas, assistir, ler, falar e pensar sobre violência ou assuntos inferiores.
06) Depois perguntar: "Quais são as atitudes que podem atrair para perto de nós espíritos bons?"
07) Deixar que eles respondam. Por exemplo: Ler bons livros, ajudar os outros, ter bons pensamentos, ter o hábito da prece, etc.
08) Qual dos dois espíritos vocês querem ter ao lado de vocês? Deixar eles responderem.
09) Explicar que cada evangelizando vai receber uma cartela que poderá ser: o espírito encarnado, o espirito protetor ou o espírito obsessor.

Segundo passo - jogando
10) Distribuir uma cartela para cada evangelizando.
11) Cada evangelizando deverá olhar sua cartela sem revelar qual tirou.
12) Os evangelizandos deverão circular livremente pela sala.
13) Quem tirou o espírito obsessor deverá piscar discretamente para alguém, sem que os outros vejam.
14) Quem for espírito encarnado, se receber um piscar de olhos do espírito obsessor, deverá se abaixar, sem revelar quem é o espírito obsessor.
15) O espírito obsessor deverá continuar piscando para os outros evangelizandos, tentando não ser descoberto.
16) Sempre que alguém se abaixar o evangelizador diz: "oh! alguém foi influenciado pelo espírito obsessor"
17) Quem recebeu a cartela do espírito protetor deverá tentar descobrir quem é o espírito obsessor e quando encontrar deverá abraça-lo.
18) Quando o espírito obsessor for descoberto o evangelizador diz: "vejam o espírito protetor conseguiu ajudar o espírito obsessor a se afastar de nós, pois estamos agindo no bem e pensando coisas boas"
19) Repetir o jogo enquanto haja interesse do grupo.

DINÂMICA- ESPÍRITOS PROTETORES



Um grupo de crianças deverá atravessar um rio, cujos limites serão demarcados no chão com giz, separados uns três metros aproximadamente. Elas receberão duas folhas de jornal ou papelão, onde poderão pisar para a travessia. Outro grupo representará os espíritos protetores. O evangelizador explicará a estes a maneira de atravessar o rio, duas crianças atravessarão juntas, colocando as folhas no chão pisando alternadamente sobre elas. Depois uma delas volta para buscar a outra. Assim a única maneira de todos atravessarem é colaborando uns com os outros. Os protetores não poderão ensinar diretamente mas apenas incentivar ou sugerir que uns colaborem com os outros e todos acabarão conseguindo atravessar o rio.

Higiene


Quais são os cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico?

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a higiene: tomar banho, cortar as unhas e cortar os cabelos para manter a boa aparência, escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e depois das refeições, lavar as mãos antes das refeições, ao usar o banheiro e ao chegar da rua ou sempre que estiverem sujas, etc.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Andar calçado: manter os pés calçados, evitando vermes e micróbios, que penetram no corpo, causando doenças; também evita pregos e caco de vidros.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a alimentação: comer somente o necessário, sem excessos. Ingerir comidas saudáveis, legumes, verduras, frutas, procurando comer vários tipos de alimentos. Lembrar que alimentar-se bem não significa comer muito. Evitar o excesso de guloseimas (chocolates, balas, salgadinhos). 

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a saúde: tomar cuidado com a higiene e a alimentação, cuidar para não se machucar quando brincar, evitar o excesso de sol, tomar vacinas, praticar esportes para exercitar o corpo físico auxiliando para que ele cresça saudável e forte, ir ao médico e ao dentista periodicamente para possíveis prevenções e outras atitudes que contribuem para preservar a saúde do corpo físico.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com nossa mente: ler bons livros e revistas. Assistir programação adequada para a idade: desenhos e filmes infantis (o evangelizador deverá explicar quais são os mais apropriados, ressaltando o perigo de assistir programas violentos e jogar jogos violentos no videogame). A higiene mental é muito importante para nossa saúde.

         Quinto momento - dinâmica: o evangelizador deverá levar uma cartolina com o desenho de uma árvore, poderá colocar como titulo “Arvore dos Desejos”. Mostrar o desenho para os evangelizandos e perguntar o que retrata.

         Colocar a cartolina em cima de uma mesa e pedir para que os evangelizandos continuem sentados até que um a um venha fazer o seu pedido. A chamada poderá ser feita por tamanho ou em ordem alfabética dos nomes.



         Ao colocar o cartaz sobre a mesa, o evangelizador deverá colocar nos galhos, vários tipos de frutas e algumas guloseimas do tipo: balas, pirulitos, bombons... e em seguida começar a chamar os evangelizandos, cada um deverá concluir a frase: “Eu desejo comer um(a)...” e retirar da arvore o que pediu. 

         O evangelizando deverá alertá-los que só poderão retirar uma única coisa e comer somente depois do término da aula.

         Quando todos já estiverem de posse de seus pedidos, o evangelizador deverá questionar individualmente a cada evangelizando, o porque da escolha e se o que escolheu faz bem para o seu corpo, justificando a resposta. Depois de todos apresentarem suas opiniões, o evangelizador deverá perguntar quais os cuidados que devemos ter com uma árvore e fazer a comparação de nossas necessidades físicas com a árvore, para que possamos crescer fortes e saudáveis para produzir bons frutos. 

         O evangelizador deverá reforçar a importância de sempre optarmos pelos alimentos naturais que trazem mais benefícios ao nosso organismo e dizer dos malefícios de alguns alimentos que algumas vezes preferimos, mas que são grandes inimigos do nosso corpo.

         Sexto momento: brincando e colocando em prática o que aprendeu. Nesse momento o evangelizador poderá escolher alguma brincadeira em que todos possam participar, para posteriormente, após o termino da mesma, conversar com as crianças sobre a utilidade de cada parte do corpo.

         Sugestões:

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton4.gif 01 – Adivinhações: o evangelizando que quiser vai à frente e tenta imitar um dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico, para que seja adivinhada pelo grupo.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton4.gif 02 - “Seja o Chefe”: uma criança realiza atividades de cuidados com o corpo e a turma imita.





QUEM SOU EU - AUTOCONHECIMENTO


Objetivo:  
* A criança deve compreender sua origem divina; * Perceber sua individualidade; * Conhecer seu nome, suas características físicas e emocionais; e * Saber que existe algo além da matéria (a alma).
Atividade 01:
Perguntar a cada criança seu nome, idade e características como: cor do cabelo, olhos, pele,etc.
Deixar claro que todos são filhos de Deus e merecem respeito indpendentemente de suas características.
·        Mostrar vídeo da música  “Você é especial”  da Aline Barros

Atividade 02: Atividade de montar o boneco    
Atividade 03 – (contar a historinha e montando o painel)
HISTÓRIA : Lala, a lagarta


Num lindo jardim florido vivia Lalá-Lagarta a trabalhar. Todos que ali viviam gostavam de trabalhar e conversar, repousar e servir.
Sr.Sol-Girassol, gira, gira a tudo observar:
-Vamos, amigos, trabalhar...trabalhar...,pois o sol já vai embora, para a lua ter lugar.

Lá no galho Ana-Aranha tece...tece sem parar. Com certeza bem bonita sua casa vai ficar.
Pula aqui, pula acolá, pula sempre a cantar, de música e alegria vem Grilo-Loló o jardim alegrar.
Branca Margarida alva e bela ao jardim sabe enfeitar, com toda sua família vem a tudo encantar.
- Ligeiro...ligeiro! Diz Jojó-Joaninha, vamos todos trabalhar! Lalá-Lagarta se arrastando vem a tarefa começar.
- Corta, corta Lalá, tantas folhas a cortar, é Nita-Formiguinha querendo trabalhar.
Corta, arrasta, carrega, como é bom servir.
Tece, canta, observa, estão todos a trabalhar.
Arrasta, arrasta Lalá no seu lento caminhar, muito cansada está de tanto trabalhar.
Um fio bem longo fabricou para nele se enrolar, dormindo ela ficou, muito tempo a descansar.
Novo dia já começou, vamos trabalhar, esperemos Lalá-Lagarta, que folhinhas virá cortar...
Esperem...
Esperem...
Onde está Lalá-Lagarta?! É Jojó-Joaninha a exclamar!
Esperem...
Lalá não é de se atrasar!... É o grilo Loló, bem alto a cantar.
- Vamos todos procurar nossa amiga Lalá. É Ana-aranha saindo de seu eterno fiar.
Sr. Sol girassol! Lá do alto a comandar, pede a todos que vasculhem aqui e acolá.
Branca-Margarida, anuncia Lalá avistar.
É Lalá! Diz Nita, e está a repousar!
Levantar! É hora de levantar! Dizem todos querendo Lalá acordar.
Trabalhar! É hora de trabalhar! Chama Nita para Lalá despertar.
Imóvel!,sem vida, foram todos encontrar a querida Lagartinha que gostava de trabalhar.
Olhem! Grita Jojó-joaninha, observem, o corpo de Lalá está sem vida, mas...
Lalá está a se transformar....Que linda borboleta a voar!
-É hora de trabalhar! Exclama a borboleta no céu sempre a bailar.
Assim Tatá-borboleta veio ao jardim embelezar.
                                                      


Atividade 03:  Imitar os movimentos
Atividade 04:  Órgãos do sentido
·       Vendar, suavemente, os olhos de todos os evangelizandos ou pedir para fecharem os olhos.
·       Fazer barulho com um sininho, colocar uma música com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo?
·       Fazer cada um cheirar um sabonete e uma maçã. Que cheiros eram? Como identificaram o cheiro da maçã e do sabonete?
·        Dar para cada criança dar uma pitada de sal e depois uma de açúcar para provar. Quais os gostos que sentiram? Eram bons, ou não?
 Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.

Atividade 05:  Cartaz mostrando figuras de pessoas com características físicas diferentes.


                 

                                
     





SONO E SONHOS