REENCARNAÇÃO - ESQUECIMENTO DO PASSADO



Fazer várias figuras em papel sulfite(recortar de revistas ou desenhar): rei, rainha, uma bailarina, um negro, cozinheiro, bombeiro, chinês, enfermeiro, médico, um operário, comerciante, costureira, senhor idoso, uma moça bonita, mecânico, um menino, uma menina, dona-de-casa, pessoas com roupas do tempo antigo, etc.
Colocar todas numa caixa, com as folhas dobradas uma a uma. Abaixo de cada figura escrever um nome para cada personagem. A caixa vai passando e cada criança retira uma figura e deve observar o nome escrito, como é o personagem, o que ele faz,como está vestido...Dar um tempo, recolher os desenhos, dobrá-los novamente e recolocá-los na caixa.
Passar novamente para as crianças retirarem outra figura.Deverão analisá-la. Recolocá-las novamente na caixa.
Repetir a operação mais duas ou três vezes. Ir conversando com as crianças. Perguntar qual foi a primeira figura que tiraram, como se chamava, como estava vestida.
Perguntar depois da segunda figura. Dificilmente as crianças se lembrarão com nitidez dos detalhes, dos nomes, etc. Uma ou outra pode se lembrar. Fazer a associação com o esquecimento que acontece de uma encarnação para outra.
A LEI DE CAUSA E EFEITO 7 E 8 ANOS
Desenhar três ou quatro figuras em sequência de ações. Fazer três ou quatro sequências. Cortar cada desenho das sequências e separá-los.
Dividir os alunos em grupinhos de acordo com o número de sequências e deixar que o grupo coloque em ordem correta os desenhos.
Os desenhos deverão estar todos misturados e com a parte da figura voltada para baixo. Umacriança de cada grupo deve virar uma figura. A figura que ela virar será aquela cuja sequência o seu
grupo deverá formar. Assim uma criança por vez, de cada grupo alternativamente irá virando as figuras.
Se a criança virar um desenho que não faz parte de uma sequência deve deixá-lo no mesmo lugar, virando-o novamente para baixo.Depois todos deverão criar uma história para a sequência e poderão narrá-la, interpretá-la ou qualquer outra maneira que desejem.
EXEMPLO: menino tomando banho e deixa o sabonete no chão.
menino empinando papagaio perto da rede elétrica
menino correndo de bicicleta e aparece uma cachorro na frente.
homens derrubando árvores e depois a seca na região.
fábricas poluindo os rios e os peixes morrendo.

0 comentários:

Postar um comentário