GERAÇÃO ATUAL


Amigos, não é novidade para ninguém o orgulho que tenho da minha mãe. E como uma filha super orgulhosa não poderia deixar de compartilhar esse texto que ela escreveu em um momento de desabafo.
GERAÇÃO ATUAL
O que vem acontecendo com nossas crianças, com nossos jovens? Ligue-se e verá!
Quem são os culpados? Os pais, a situação econômica, lei de proteção às crianças, problemas sociais, educação? Sinceramente, creio que todos nós temos porcentagem de erros, mas o verdadeiro culpado sempre foi o nosso comodismo e omissão. Temos que ver e agir. Sempre sentimos os terrenos mal adubados, as pragas crescendo, mas o comodismo e a má vontade nos assediam e deixamos sempre para depois.
Os religiosos, ansiosos por casas cheias com religiosidade e pouquíssima espiritualidade, deixam de interpretar a Bíblia ao pé da letra e se valem pelos interesses pessoais, mudando muitas vezes a interpretação do que foi escrito, deixando Jesus tornar um caminhão em vez de caminho (é fácil deixar Jesus nos carregar, em vez de abrir e seguir a sua estrada).
Os chamados milagres são mais compensadores que fazer algo. É mais fácil tapear que lutar contra o egoísmo (a chaga e peste pregada pela Bíblia).
O apocalipse é o alívio para nossa consciência.
Assim, de casas religiosas, passamos de amor para pequenas empresas, esquecendo que Jesus não tinha Templo. As casas religiosas lotadas e abafamos a luz do Alto.
Problemas sociais, países mal preparados, rendas mal distribuídas por governos bonecos, manejados como marionetes por seus famosos partidos, tornam-se mais tranquilos usando utopia da ajuda financeira do que ensinar a pescar.
País sem trabalho é um País da fome e uma desculpa para próxima eleição.
Educação para vários de nós é um pedaço de papel e nos dá o direito de fantasiar emprego e podermos usar com status de mestrado ou doutorado. Na minha pequenez mental, acredito que isso não é educação, pois educação e boa formação é essencialmente ser homem do bem e com sabedoria. Será que sabemos o que é sabedoria? Será que estamos confundindo diploma com cultura?
Infelizmente, a maioria de nossos educadores esqueceram que educar é missão e não profissão. Que ser “Tio” é tão importante como ser “Mestre”. Esquecemos que escola não é família, porém, continuidade dela. Governos esqueceram que educação não é brinquedoteca e que nossas Secretarias não são lugares de protegidos a procura de status e sim lugar da mais pura responsabilidade. Secretários que usam seus cargos para brincar de “mexe-mexe” nos sistemas, criando meios de tapeação para esconder a verdadeira situação de nossa Educação.
Minha experiência como simples professora normalista, que tanto me orgulho, fez-me passar por vários métodos de alfabetização: da cartilha do povo, Mário e Fábio, Ataliba (minha gratidão à Ivonete) e outros métodos ecléticos. Acredito que sempre é mais fácil mudar que aperfeiçoar um método. Mudanças vêm e vão com nomes diferentes.
O que era métodos das etapas, não é o mesmo que estão implantando agora? Mexe e remexe e ficam na mesma. De cidadania para religião (mudança que foi um caos).
Comodismo real nos sistemas escolares. Escolas quebradas, falta de material didático/apoio, etc. Conhecemos esses descasos desde que nossos salários eram menores que de uma empregada doméstica (não as desmerecendo) mesmo assim, tirávamos dos nossos bolsos para comprarmos material de apoio, porque ensinávamos com Amor.
Onde estão os pais que lutaram pela Associação de Pais e Mestres? Não deu certo porque tiveram aproveitadores e faltou fiscalização por nossa parte? Nossas escolas eram bem cuidadas, pois havia interesse dos Educadores e dos Pais que davam o mínimo e zelavam pela educação e bem estar dos Filhos.
Realmente, somos culpados por esta geração presente. Na realidade, o Governo, os pais, os Mestres, a mídia, criaram esta vida para nossos filhos, netos e até os bisnetos.
Oi! Esqueci das leis de proteção que também falham muito.
Vejam como andam os jovens sem empregos: nas ruas, porque foi tirada deles a oportunidade de aprenderem nas pequenas empresas e oficinas. Há muitos anos foram escravos porque omitimos na fiscalização. Grandes homens, grandes milionários começaram cedo com aproximadamente 12 anos. Acredito que trabalho é benção; mentes vazias são e sempre serão “oficina do diabo”. Dividir horas de trabalho, estudo e recreação só trará benefícios a todos.
Mídia, por favor, ajude a formar e não a deseducar. Não somos animais, somos seres que pensamos; somos racionais.
O Criador colocou o cérebro no alto para governar o corpo.
Sexo é importante, mas não o desperte tão cedo em uma criança. Deixe o “leão dormir”.
Não propague o mal (filmes, novelas, notícias); para as mentes despreparadas isso é estímulo.
Os homens culturalmente preparados e trabalhadores são luzes para a escuridão das sarjetas da humanidade.

HILNA MIRANDA

1 comentários:

Adriane Bispo Meireles disse...

Como professora, mãe, cidadã... comungo do desabafo da sra. .... com a esperança do despertar das consciências... um grande abraço fraterno Adriane

Postar um comentário