Generosidade


Bianca havia aprendido com seus pais que toda criança que ama Jesus deve ser generosa. Ela não sabia bem o que era ser generosa, mas entendeu que devia pensar mais nas outras pessoas do que nela mesma e fazer o bem sem esperar nada em troca. Perto da casa de Bianca vivia uma senhora idosa que se chamava Margarida. Dona margarida era viúva e morava sozinha. Sua casa era bem humilde, toda feita de tábuas e sem nenhum conforto. Bianca tinha muita pena de dela.
Todos os dias, quando ia para a escola, passava em frente à casa dela e pensava: “preciso ajudar a dona Margarida”. E de tanto pensar e pensar ela acabou tendo uma ideia: todas as semanas o papai lhe dava uma mesada para ela gastar com o que quisesse, então ela decidiu que a usaria para ajudar aquela senhora.
- Papai, quando o senhor vai me dar a mesada desta semana?
- No dia de sempre, filha, sexta-feira.
- O senhor pode me dar um aumento?
- Aumento? Para quê?
- Ah, papai, estou com um projeto em mente e preciso de dinheiro.
- Qual é esse projeto misterioso? Pode me contar?
- Por enquanto é segredo. Mas é uma coisa que lhe vai encher de orgulho!
- Está bem, eu confio em você. Vou lhe dar um aumento.
Bianca pulou no colo do papai e lhe encheu de beijos. Na sexta-feira, papai deu a mesada conforme combinado e, assim que Bianca recebeu, correu ao supermercado e comprou uma cesta básica bem recheada e pediu que entregassem no endereço da dona Margarida. Lá de sua casa ficou espionando até ver o carro de entregas do mercado chegar. Seus olhinhos brilharam e deu um enorme sorriso quando viu a cara de surpresa que dona Margarida fez ao receber a encomenda!
Na outra semana, quando o papai lhe deu a mesada, correu até uma loja de roupas e comprou um casaco de frio. Ela sabia que dona Margarida não tinha um casaco quentinho e que devia estar precisando, pois o inverno já havia chegado. Pediu para a vendedora embrulhar e, na volta para casa, entrou bem de vagarinho no quintal da dona Margarida e colocou o pacote na porta de sua casa.
Novamente, ficou espionando e pulou de alegria quando viu o rosto radiante de dona Margarida ao abrir aquele pacote deixado em sua porta. E assim, durante várias semanas, Bianca recebia sua mesada e saía correndo comprar alguma coisa para dar à dona Margarida e sempre ficava espiando para ver sua alegria e surpresa quando recebia o presente. Certa sexta-feira, o papai, desconfiado das atitudes estranhas de sua filha, resolveu que seguí-la para ver o que estava aprontando.
Sem que Bianca percebesse, a viu entrar numa loja. Ficou observando pelo vidro da vitrine e a viu comprando um cobertor. Ficou intrigado: “O que será que Bianca vai fazer com esse cobertor? Ela já tem tantos em casa!” Continuou seguindo e viu Bianca entrando no quintal de dona Margarida e deixando o embrulho em sua porta. Seu coração ficou emocionado, pois naquele momento entendeu qual era o projeto do qual ela havia falado quando pediu um aumento na mesada. Foi para casa e agiu como se não soubesse nada. Na hora de dormir, foi ao quarto de Bianca para lhe dar um beijinho de boa noite e disse:
- Oi, filhinha, vim lhe dar boa noite!
- Pode entrar, papai!
Ele se sentou ao seu lado e começou lhe contar uma história. A história falava de uma garotinha que amava ajudar as pessoas e por isso era amada por todos. Bianca então disse:
- Papai, é muito bom mesmo ajudar as pessoas! Esse é o meu projeto secreto. Estou usando toda a minha mesada para ajudar a dona Margarida. Ela é muito pobrezinha e fico muito preocupada com ela. Tenho medo de que ela passe frio ou fome e, como ela não tem filhos e vive sozinha, resolvi adotá-la.
- Filha, bem que você me disse que eu teria orgulho de você! Estou explodindo de orgulho! Você está fazendo uma coisa realmente maravilhosa!
- Você acha, papai?
- Claro! Quanto de sua mesada você está usando em seu projeto?
- Tudinho!
- Tudo?
- Sim, papai! E não estou sentindo falta de nada!
- E por que você não quer que ela veja que é você quem lhe dá os presentes?
- Porque eu aprendi que devemos fazer o bem sem esperar nada em troca. Assim, se ela não souber quem está lhe dando todas aquelas coisas, não vai se sentir obrigada a me dar nada.
Depois de tudo aquilo, o papai resolveu que tinha que ajudar também. Assim, os dois criaram uma parceria e passaram a ajudar em segredo, não somente dona Margarida, mas outras pessoas que também precisavam!
APLICAÇÃO:
Bonitinhos e Bonitinhas são crianças generosas porque sabem que sendo assim estão imitando seu melhor amigo, Jesus. Vamos ver algumas coisas que crianças generosas fazem:
  • Emprestam seus brinquedos para os amiguinhos e não tem ciúmes de suas coisas, deixando outras crianças usarem.
  • Quando precisam repartir algo que têm, gostam de dar a maior parte para o outro.
  • Gostam de ajudar o papai, a mamãe e também outras pessoas para que não fiquem muito cansados.
  • Ficam felizes com a vitória dos outras, não sentindo inveja de suas conquistas.
  • Deixa seus irmãozinhos e coleguinhas participarem de suas brincadeiras e é paciente com eles.
  • Ajuda os outros sem esperar nada em troca, pois se sentem felizes em ajudar.
  • Sentem-se felizes em ver os outros felizes.

0 comentários:

Postar um comentário