Boas Atitudes


Objetivos: Transmitir às crianças que para se cultivar amizades e manter bons relacionamentos, tanto com quem já conhecemos, quanto com os que ainda vamos conhecer, é preciso procurar ser melhor, ter boas maneiras/boas atitudes ou se comportar de uma forma socialmente aceitável e respeitosa e sempre pensando/considerando os outros.

1° Momento: CARTILHA DE BOAS MANEIRAS – LEITURA COMPARTILHADA
- Realização da leitura compartilhada da “Cartilha de boas maneiras”, nesse caso, confeccionada pelo evangelizador. Cada evangelizando receberá uma delas e os mesmos poderão levar para casa para consultarem sempre que sentirem vontade ou necessidade.

- O conteúdo da cartilha é recheado de imagens/cenas, que ilustram situações de boas atitudes/bons comportamentos, tais como: dizer sempre a verdade; pedir por favor, com licença e obrigado; cumprimentos (bom dia, boa tarde e boa noite); respeitar os colegas; ser organizado; pedir licença para falar; dicas de higiene pessoal; procurar ajudar a quem precisa (aos mais velhos e em casa, por exemplo); estudar; respeitar as filas; não brigar; não bater; não xingar; não machucar; não apelidar; não falar palavrões, entre outros.

- Durante esse momento deve-se estimular a criança a participar, a interagir, proporcionando situações em que a mesma possa contribuir com exemplos práticos do seu dia-a-dia. O evangelizador pode estar complementando em todo momento.

2° Momento: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - PINTURA

Objetivos: “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu entendo”. (Confúcio, pensador e filósofo chinês) Assim, o objetivo dessa atividade é proporcionar às crianças outros meios, além do de ver e ouvir, que possam colaborar com a fixação dos aprendizados, já que nesse exercício os mesmos precisarão pensar sobre o assunto para selecionar imagens, isto é, separar as boas das más atitudes.

Material para Aplicação: Coleção colorida; lápis; cópias da atividade elaborada.

Procedimento: As crianças devem riscar com um “X” as imagens que representarem atitudes ruins e colorir as que representarem boas atitudes/bons comportamentos.

1 comentários:

Unknown disse...

GRATIDÃO PELA AULINHA .MUITO LINDA!!!

Postar um comentário