QUEM SOU EU - AUTOCONHECIMENTO


Objetivo:  
* A criança deve compreender sua origem divina; * Perceber sua individualidade; * Conhecer seu nome, suas características físicas e emocionais; e * Saber que existe algo além da matéria (a alma).
Atividade 01:
Perguntar a cada criança seu nome, idade e características como: cor do cabelo, olhos, pele,etc.
Deixar claro que todos são filhos de Deus e merecem respeito indpendentemente de suas características.
·        Mostrar vídeo da música  “Você é especial”  da Aline Barros

Atividade 02: Atividade de montar o boneco    
Atividade 03 – (contar a historinha e montando o painel)
HISTÓRIA : Lala, a lagarta


Num lindo jardim florido vivia Lalá-Lagarta a trabalhar. Todos que ali viviam gostavam de trabalhar e conversar, repousar e servir.
Sr.Sol-Girassol, gira, gira a tudo observar:
-Vamos, amigos, trabalhar...trabalhar...,pois o sol já vai embora, para a lua ter lugar.

Lá no galho Ana-Aranha tece...tece sem parar. Com certeza bem bonita sua casa vai ficar.
Pula aqui, pula acolá, pula sempre a cantar, de música e alegria vem Grilo-Loló o jardim alegrar.
Branca Margarida alva e bela ao jardim sabe enfeitar, com toda sua família vem a tudo encantar.
- Ligeiro...ligeiro! Diz Jojó-Joaninha, vamos todos trabalhar! Lalá-Lagarta se arrastando vem a tarefa começar.
- Corta, corta Lalá, tantas folhas a cortar, é Nita-Formiguinha querendo trabalhar.
Corta, arrasta, carrega, como é bom servir.
Tece, canta, observa, estão todos a trabalhar.
Arrasta, arrasta Lalá no seu lento caminhar, muito cansada está de tanto trabalhar.
Um fio bem longo fabricou para nele se enrolar, dormindo ela ficou, muito tempo a descansar.
Novo dia já começou, vamos trabalhar, esperemos Lalá-Lagarta, que folhinhas virá cortar...
Esperem...
Esperem...
Onde está Lalá-Lagarta?! É Jojó-Joaninha a exclamar!
Esperem...
Lalá não é de se atrasar!... É o grilo Loló, bem alto a cantar.
- Vamos todos procurar nossa amiga Lalá. É Ana-aranha saindo de seu eterno fiar.
Sr. Sol girassol! Lá do alto a comandar, pede a todos que vasculhem aqui e acolá.
Branca-Margarida, anuncia Lalá avistar.
É Lalá! Diz Nita, e está a repousar!
Levantar! É hora de levantar! Dizem todos querendo Lalá acordar.
Trabalhar! É hora de trabalhar! Chama Nita para Lalá despertar.
Imóvel!,sem vida, foram todos encontrar a querida Lagartinha que gostava de trabalhar.
Olhem! Grita Jojó-joaninha, observem, o corpo de Lalá está sem vida, mas...
Lalá está a se transformar....Que linda borboleta a voar!
-É hora de trabalhar! Exclama a borboleta no céu sempre a bailar.
Assim Tatá-borboleta veio ao jardim embelezar.
                                                      


Atividade 03:  Imitar os movimentos
Atividade 04:  Órgãos do sentido
·       Vendar, suavemente, os olhos de todos os evangelizandos ou pedir para fecharem os olhos.
·       Fazer barulho com um sininho, colocar uma música com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo?
·       Fazer cada um cheirar um sabonete e uma maçã. Que cheiros eram? Como identificaram o cheiro da maçã e do sabonete?
·        Dar para cada criança dar uma pitada de sal e depois uma de açúcar para provar. Quais os gostos que sentiram? Eram bons, ou não?
 Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.

Atividade 05:  Cartaz mostrando figuras de pessoas com características físicas diferentes.


                 

                                
     





0 comentários:

Postar um comentário