Provas da Existência de Deus/ Amor à Deus


OBJETIVO: 
- Citar provas da existência de Deus. 
- Identificar, entre outras coisas, aquelas criadas por Deus. 
- Identificar a água como elemento essencial aos seres vivos. 
- Dizer como podemos demostrar nosso amor a Deus e à sua criação. 
- Identificar no amor ao próximo a forma mais bela de amar a Deus.

CONTEÚDO:
- As provas da existência de Deus são percebidas na criação e nas leis que a regem. 
- A natureza é a prova concreta da existência de Deus, pois, o homem, por mais inteligente que seja, não tem condições para criar a vida. 
- Deus é fonte e princípio de toda a vida. 
- A existência de Deus é pois, uma realidade comprovada não só pela revelação, como pela evidência material dos fatos. 
- A água é uma substância que existe em grande quantidade em nosso planeta. Três quartos de superfície da Terra são cobertos de água. É um líquido indispensável à vida animal e vegetal, além de ser usada ara outras finalidades. 
- A vida inexiste sem água, dela dependem todos os seres vivos, que a utilizam como alimento. Com água saciamos nossa sede, asseamos nosso corpo, limpamos nossos objetos e locais de moradia. Também com água, irrigamos o solo para plantar nossos alimentos. 
- O amor a Deus deve ser demosntrado e sentido em todos os momentos de nossa vida. E esse amor se traduz, não só pela confiança que demostramos sentir em Deus, como também pelo respeito e consideração por tudo o que Ele criou. 
- Quem ama a Deus trata a todos como irmãos e não faz distinção entre ricos e pobres, pretos e brancos, fortes ou fracos. 
- Posto que Deus é Amor, não há como adorá-lo senão “amando-nos uns aos outros”, pois, como sabiamente nos ensina João, o apóstolo, “se o homem não ama a seu irmão, que lhe está próximo, como pode amar a Deus, a quem não vê? 
- Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti Mesmo. – Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” 
- Deus é uma realidade ativa. Deus é nosso Pai, nosso guia, nosso condutor, nosso melhor amigo; por pouco que lhe dirijamos nossos apelos e que lhe abramos nosso coração, Ele nos esclarecerá com a sua luz, nos aquecerá no seu amor, expandirá sobre nós sua Alma imensa, sua Alma rica de todas as perfeições; por Ele e nEle somente nos sentiremos felizes e verdadeiramente irmãos.

ATIVIDADE:
1)      Iniciar a aula com uma prece;
2)      Ler uma frase do Evangelho Segundo o Espiritismo e fazer o comentário;
3)      Contar uma história que fale dos sinais de Deus(Anexo1).
O Evangelizador ao terminar a história deverá conversar acerca da história, lembrando que poucas vezes paramos para apreciar a obra de Deus. Para que possamos observar, valorizar e agradecer tudo o que Deus criou precisamos estar atentos ao mundo em que vivemos. Estamos rodeados da obra divina (os sinais da existência de Deus), basta que atentemos para a beleza da natureza, dos mundos, do Universo.

4)      O evangelizador irá pedir que os evangelizando desenhem uma parte da criação divina, um sinal de Deus. Enquanto os evangelizandos realizam a atividade, pode ser colocada uma música de fundo, que fale da beleza da criação e/ou do amor de Deus. Sugerimos o CD Cancioneiro Espírita – Volume 3 – música 17 – Tudo é belo na natureza. Essa e outras músicas espíritas podem ser baixadas gratuitamente no site do Cancioneiro: www.cancioneiro.com.br.
5)      Cada evangelizando irá mostrar ou dizer o que desenhou, comentando/explicando por que consideram o que desenharam como um sinal da obra e do amor de Deus (não foi criado pelo homem, não poderia ter sido criado pelo ser humano). O Evangelizador poderá complementar explicando: “Tudo que existe tem um Criador, se não é obra do homem, é obra de uma inteligência maior. Deus é invisível, mas sua presença é evidente por suas obras. Só Deus pode criar, mas nós podemos valorizar a sua obra. Deus cria o tempo, nós o valorizamos. Deus cria a natureza, os animais, e nós devemos respeitar e valorizar, Deus criou a água e o ar e nós devemos cuidar, não desperdiçando, não poluindo. Devemos cuidar de tudo que Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, criou.”
6)      Cada evangelizando deve escrever, na folha em que desenhou a frase EU ACREDITO EM DEUS PORQUE... completando-a com suas ideias. No momento seguinte, deve passar o seu desenho para o colega da sua direita, para que ele escreva na folha do colega a sua resposta para a frase. Ao final, todos terão a resposta de todos, em sua folha, multiplicando o conhecimento.
7)      O evangelizador ira falar sobre o amor a DEUS: Não basta não fazer o mal, é necessário fazer o bem. Citar exemplos.
                  Como demonstramos nosso amor a Deus? Demonstrando nosso amor e respeito pelas coisas que Ele criou e tendo atitudes no bem. Pedir exemplos para os evangelizandos nos seguintes itens:
1)      Na família;
2)      Na escola e com os amigos;
3)      No trabalho;
4)      Na Natureza;
5)      Na Cidade.
Utilizar o anexo 2 – Demonstrando nosso amor a Deus como orientação.
8)      Distribuir corações duplos com a frase: FAÇA ALGUÉM FELIZ. O evangelizador deve sugerir que, durante a semana, eles aproveitem os acontecimentos do dia a dia e façam alguém feliz. Aqueles que quiserem podem escrever sua experiência no coração e relatar para os colegas na próxima aula.
Encerrar a aula com uma prece.

TÉCNICAS:
Desenhar;
Exposição Narrativa;
Exposição Participativa
  
RECURSOS
Folha de Papel A4;
Giz, lápis de cor, borracha, lápis e apontador
Corações cortados;
  
BIBLIOGRAFIA
1.    O livro Evangelho Segundo o Espiritismo
2.    Apostila da FEB – O Espiritismo 2º. Ciclo de Infância Módulo I
3.    http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Anexo 1

História Prova da Existência de Deus
No dia 23 de novembro de 1793, em discurso na Catedral de Notre Dame, em pleno coração de Paris, diante de muitas pessoas, um cientista proclamou a desnecessidade de Deus e, de forma desdenhosa, entronizou a deusa razão.
          Pensadores acreditavam, naqueles dias, que Deus era totalmente dispensável. Para a Humanidade, bastavam a razão e o bom senso para que tudo se explicasse de maneira satisfatória.
          E porque a ousadia do homem não tivesse limites, ordenou-se que fossem apagados todos os sinais de Deus, que se julgava fossem os templos religiosos.
          Num final de tarde, quando os destruidores chegaram para colocar por terra as paredes de uma das igrejas, se depararam com o velho jardineiro que cuidava das flores.
          Ao vê-los chegar, perguntou curioso por que estavam ali com tantas ferramentas.
          Um dos indivíduos lhe respondeu com ousadia: ”Viemos aqui para apagar, de vez, os sinais de Deus da face da Terra”.
          O jardineiro, olhou admirado para o grupo e perguntou:
          “E onde estão as escadas?”
          O rapaz, um tanto inquieto, retrucou: “Mas para que precisamos de escadas?”
          O jardineiro complementou: “Se vocês querem apagar os sinais de Deus precisarão de uma escada. E de uma escada muito longa, a fim de que possam apagar as estrelas.”

ANEXO 2
DEMONSTRAMOS NOSSO AMOR A DEUS:
         http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/amoradeusboton.gif NA FAMÍLIA

         * Ajudando os pais, cuidando dos irmãos;
         * Lavando a louça, arrumando o quarto, guardando os brinquedos;
         * Obedecendo aos pais, respeitando as regras da casa;
         * Participando do Evangelho no Lar.

         http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/amoradeusboton.gif NA ESCOLA E COM OS AMIGOS

         * Respeitando os colegas;
         * Devolvendo o que pegou emprestado;
         * Não colando nas provas;
         * Não fazendo fofoca, perdoando;
         * Dividindo os brinquedos;
         * Estudando e fazendo os temas;
         * Não empurrando na fila, não brigando;
         * Recebendo com carinho os colegas novos;
         * Sabendo ouvir e guardando segredo;
         * Não querendo ser melhor que os outros;
         * Tendo paciência, esperando a vez.

         http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/amoradeusboton.gif NO TRABALHO

         * Colaborando, trabalhando em grupo;
         * Obedecendo às regras (horário, uniforme);
         * Não levando para casa material do trabalho;
         * Respeitando os colegas;
         * Não fazendo fofoca;
         * Não se atrasando;
         * Tendo paciência com os colegas e clientes.

         http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/amoradeusboton.gif NA NATUREZA

         * Não largando animais nas ruas;
         * Não jogando lixo no chão;
         * Não maltratando os animais;
         * Cuidando dos animais de estimação;
         * Cuidando dos animais doentes;
         * Não colocando fogo no mato seco;
         * Não colocando lixo nos rios (poluição);
         * Não quebrando os galhos das árvores;
         * Molhando as plantas.

         http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/amoradeusboton.gif NA CIDADE

         * Não quebrando as árvores, nem as calçadas;
         * Atravessando na faixa de segurança;
         * Auxiliando as pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos a atravessar a rua;
         * Colocando o lixo nas lixeiras;
         * Respeitando os sinais de trânsito;
         * Não quebrando as placas e sinais;
         * Não brigando na rua e nos locais públicos;
         * Não pixando os muros e as construções.





5 comentários:

Aline disse...

Muito bom! Parabéns!

Arnaldo Ribeiro disse...

DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
(JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
(HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
(JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
(HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
(LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
(AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

Arnaldo Ribeiro disse...

DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
(JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
(HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
(JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
(HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
(LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
(AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

Unknown disse...

Olá! Este é meu primeiro ano como evangelizadora, após 1 ano de preparação pedagógica. A pesquisa sobre a existência de Deus neste site me ajudou imensamente tanto na parte expositiva como pedagógica. Muito bom!

Unknown disse...

Obrigada , agradeço muito pois vcs me deram orientaçao com suas aulas para prosseguir.

Postar um comentário