AS BOAS OBRAS QUE VAMOS FAZER- Primeiro dia de aula




OBJETIVO DA AULA: Conscientizar as crianças da oportunidade de um novo ano que se inicia. Realizar rápida retrospectiva do que foi o ano que se passou. Pensar bastante o que faremos, quais são os nossos “sonhos”. O que mais queremos para nossas vidas. Se preocupamos mais com as coisas materiais, se pensamos um pouco no nosso crescimento espiritual. Qual é a ideia que temos do significado de Boas Obras. O quê representa grandes obras ou pequenas obras? O que o Mestre Jesus espera de nós? Qual é o caminho que Ele nos ensinou a trilhar? Como é a nossa convivência em família na construção das nossas obras? Qual o significado do “Amor ao nosso próximo” e como devemos viver este mandamento?
- Separar os conceitos de obra material e obra espiritual. (Bens materiais X Bens espirituais)
- Enfatizar a necessidade da construção de tesouros que levaremos conosco. Explicar como conseguiremos esta realização. 
Conteúdo Evangélico / Doutrinário

Prece inicial
1º Momento: Ler para as crianças - Mateus cap. 5 vers.16 
...
“16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”

Conversar com as crianças explicando o significado deste profundo ensinamento à luz da doutrina espírita.
Exemplificar com simplicidade para alcançar o entendimento das crianças.
Falar sobre o preparo diário com oração e vigilância.
Correlacionar com profissões, suas funções e benefícios. Sempre tentando “puxar” a “pequena bagagem de conhecimentos” que cada um traz.
Citar pequenos gestos que se transformam em grandes obras em determinadas situações.
Falar da solidariedade das pessoas no incêndio ocorrido no sul recentemente. Traçar um paralelo com as coisas erradas que ocasionaram o terrível acidente.
2° Momento:

Fazer uma dinâmica com as crianças para eles vivenciarem uma situação em que possam realizar uma boa ação e que esta ação represente uma Boa Obra.

Exemplos e Sugestões:

- Uma situação no trânsito, ajudando um idoso, ou cego atravessar a rua. Onde uma criança será o semáforo. Um será o carro, ou bicicleta andando na via. E outros dois ou mais que serão o que vai ajudar e o que será ajudado. 
- Uma situação na sala de aula ou em casa, onde alguém precisa de ajuda. Escolher os personagens e auxiliar na dramatização. 
Sempre concluindo os benefícios daquele auxílio prestado, os males evitados e as bênçãos recebidas. 
3° Momento: 
Realizar uma cartilha com gravuras de revistas ou desenhos para colorir.
Os desenhos ou gravuras deverão retratar situações sobre o tema da aula.
4° Momento: 
- Recolher os materiais utilizados.
- Concluir o tema da aula
 5° Momento: 
- Música
- Oração de agradecimento.

3 comentários:

Anônimo disse...

lindas as ulas essa é a minha nova fonte de inpiração para minhas aulas da evangelização infantil, obricada por esse blog tão rico em ensinamentos

Ilda Maria de Fátima Reis disse...

SUGESTÕES DE AULAS MARAVILHOSAS. COMECEI NA EVANGELIZAÇÃO RECENTEMENTE, GRAÇAS A DEUS. E COMO ESSE BLOG TEM ME AJUDADO. QUE DEUS ABENÇOE TODAS AS PESSOAS RESPONSÁVEIS POR ELE. MUITO OBRIGADA!

Ilda Maria de Fátima Reis disse...

SUGESTÕES DE AULAS MARAVILHOSAS. COMECEI NA EVANGELIZAÇÃO RECENTEMENTE, GRAÇAS A DEUS. E COMO ESSE BLOG TEM ME AJUDADO. QUE DEUS ABENÇOE TODAS AS PESSOAS RESPONSÁVEIS POR ELE. MUITO OBRIGADA!

Postar um comentário