Curas de Jesus na visão espirita



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-  Levar a criança a compreender como eram feitas as curas.
- Aproveitar e falar sobre as energias dos pensamentos e atitudes.


CONTEÚDO:

- Explicar que Jesus conhece a energia que vem das pessoas; ele só emite bons fluidos e ajudava muitas pessoas com isso: curava doentes. As pessoas achavam que Jesus fazia milagres. Milagres são acontecimentos que vão contra a Lei de Deus e que não conseguimos explicar. Jesus não fez milagres. Ele curava as pessoas usando energia, usando muito amor.
- Explicar que o nosso mundo é formado de energia. Nós também. Essa energia pode ser mais perceptível (como a energia dos cabelos, e a energia das mãos) ou pode ser apenas sentida em forma de pensamentos, como os pensamentos positivos de amor, bondade, carinho, caridade, fé, perdão.Os pensamentos negativos como ódio, orgulho, egoísmo, também são formas de energia,mas energia que só fazem mal, por isso devemos evitá-los.
Jesus, é um espírito evoluído.Por isso ele usou sua energia boa para curar as pessoas, que tinham fé e merecimento.-Elas estavam realmente dispostas a melhorar. Curou muitas pessoas: paralíticos, cegos, leprosos e até quem já era considerado como morto nosso semelhante. O atendimento aos pedidos feitos na prece está condicionado às necessidades e aos méritos daquele por quem se ora. Também é levado em conta o merecimento de quem ora.
-Algumas pessoas hoje ajudam a aliviar a dor de outras fazendo o passe.Estas pessoas que transmitem o passe enviam, através de suas mãos, energias curativas, de paz, amor e renovação.A pessoa que recebe o passe precisa estar em sintonia com Deus e ter fé para receber essa energia do bem.

ATIVIDADES DO EVANGELIZADOR:
1.      Levar para a aula um pente e pequenos pedaços de papel. Colocar as crianças em círculo e pedir a ajuda de um voluntário. Pentear o cabelo do voluntário e logo em seguida passar o pente pertinho dos pedacinhos de papel, mas sem encostar. A energia que está no pente faz os papéis grudarem no pente. A experiência pode ser repetida com outro voluntário, para reforçar a idéia de que todos nós emanamos energias.
2.   Explicar que todos os espíritos encarnados e desencarnados possuem energias que se originam nos pensamentos, sentimentos e atitudes; que essas energias podem ser positivas ou negativas e pedir que os evangelizandos citem exemplos de pensamentos e atitudes e suas consequências.
3.    Contar a historia: Cura de Jesus: “Jesus cura o cego” (anexo gravuras)
4.    Distribuir folhas coloridas e pedir para crianças colar palavras ou gravuras que significam as energias boas para que possamos ajudar a curar e ser curado. (recortar em revistas).
Explicar que Jesus conhece a energia que vem das pessoas; ele só emite bons fluidos e com eles ajudava muitas pessoas e curava doentes. As pessoas achavam que Jesus fazia milagres. Milagres são acontecimentos que vão contra a Lei de Deus e que não conseguimos explicar. Jesus não fez milagres. Ele curava as pessoas usando energia e muito amor. As pessoas para serem curadas tinham que ter fé e merecimento. Por isso Jesus dizia: "Se tiveres fé" ou "A tua fé te salvou". Jesus curava pelo olhar, através de palavras, à distância, impondo as mãos.
Algumas pessoas hoje ajudam a aliviar a dor de outras fazendo o passe.Estas pessoas que transmitem o passe enviam, através de suas mãos, energias curativas, de paz, amor e renovação.A pessoa que recebe o passe precisa estar em sintonia com Deus e ter fé para receber essa energia do bem.
5. Prece final.

TÉCNICAS:
- Apresentação do conteúdo;
- Historia com apresentação de gravuras para melhor fixar.

RECURSOS:

- Papel colorido, revista para recortar, tesoura sem ponta, cola, computador para apresentação das gravuras da historia.

****BIBLIOGRAFIA
2.      Texto: Os 38 milagres de Jesus na visão espírita de Ivan Rene Franzolin
3.      “A Gênese” temos: É um Médium de Deus; um Messias divino; um Espírito Superior, Puro; realizava prodígios não pela natureza de Seu corpo, mas pela superioridade de seu Espírito.
4.      Gênese: Os Milagres e as predições segundo o espiritismo.
5.      Pensamento e Vida, págs. 76 e 77

ANEXO:
GRAVURAS

 

Médiuns e Mediunidade - 0-4 anos





OBJETIVOS:
  • Informar da realidade da comunicação entre encarnados e desencarnados;
  • Identificar no médium o intermediário, o instrumento através do qual esta comunicação acontece;
  • Refletir na importância do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus para a compreensão dos fenômenos mediúnicos.
SENSIBILIZAÇÃO: Escutar o CD ou ver o DVD com as crianças e fazer os movimentos que a música pede: Cabeça/ombro/joelho e pé (Xuxa)
Após a música conversar com as crianças sobre os nossos cinco sentidos e a importância de cada um deles.

ESTUDO: Médiuns e Mediunidade
Conversar com as crianças:
Nós vemos o perfume da flor? (R.: Não, porque é invisível).
- Mas, temos um meio de percebê-lo, não é verdade? Qual é? (R.: O olfato)
- O olfato é o meio de se sentir a existência do perfume, que é invisível, não é assim?

AMAR A SI PRÓPRIO – AUTO-ESTIMA



Você é luz! – disse Jesus.
A amar e perdoar Ele veio nos ensinar.
Mas se de mim eu não gostar,
Como ao próximo hei de amar?
Todos nós somos filhos de Deus, ele nos criou e cuida de nós, sempre.
Cada um de nós é muito importante para Deus, somos seus filhos amados.
Ele nos dotou com a capacidade de pensar; somos criaturas inteligentes, capacitadas para progredir e evoluir. Dotou-nos também com a capacidade de amar; aprender a amar é de vital importância para nós, pois é através da convivência com o próximo que conquistamos a perfeição moral.
Jesus veio à Terra nos ensinar a importância do amor e do perdão. Eles nos disse:

“Ama a teu próximo como a ti mesmo”.
Mas como poderemos seguir este que é o maior dos ensinamentos, se não amamos a nós mesmos?

MISSÃO E VIDA DE JESUS



ObjetivosA criança deverá ser levada a sensibilizar-se para o estudo do tema Jesus, a partir de situações do seu dia a dia, referente ao tema abordado.
-Refletir acerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios para praticar o ensinamento de Jesus sobre o amor ao próximo, fazendo aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem.

Conteúdo: Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como: egoísmo, orgulho, vaidade (dificultando a prática do amor ao próximo).
Concluir pela necessidade de mudar esses hábitos, atitudes e comportamentos, substituindo-os por outros que facilitem a vivência dos ensinamentos, tais como: fraternidade, solidariedade, cooperação, caridade, etc.
Sensibilização: Apresentar o Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo, perguntando quem conhece esse livro e o que estudamos com ele? Explicar a importância do Evangelho Segundo o Espiritismo, onde estão contidos alguns dos ensinamentos de Jesus.

Atividades do Evangelizador: 
- Começar brincando de siga o mestre.
·  O Evangelizando deverá imitar o evangelizador, caminhar engraçado, apertar a mão do amigo do lado, palavras bonitas, expressão do rosto, deixar as imitações bem marcantes e engraçadas, mais sempre ações relacionadas ao bem.
- Perguntar qual seria a pessoa mais legal que os evangelizandos gostariam de imitar. Se é legal imitar os outros. Questionar o porquê de querer imitar a pessoa escolhida e conduzindo a conversa dizendo que as coisas boas que as pessoas fazem é imitação dos atos e ensinos de Jesus. Dizer que imitamos o que ele fazia, porque são coisas boas, porque ele é um bom espírito, e tudo que é bom devemos imitar, que é seguir o exemplo. Ao final, chega- se à conclusão que a pessoa que Deus nos enviou na Terra para imitarmos suas atitudes, foi Jesus.
- Harmonizar a sala com musica para preparar as crianças para a historia.
- Contar a historia do nascimento de Jesus (anexo) mostrando as figuras para melhor fixar.
-Mostra as atitudes de Jesus que vemos no nosso dia-a dia. (anexo)

OS 10 MANDAMENTOS PARA PAIS E EVANGELIZADORES



1.      01- Não digas a uma criança: Não faça isso ou aquilo sem lhe dar outra coisa para fazer.
Razões: Educar é corrigir. Corrigir é substituir uma forma de reação inconveniente por outra adequada. Dizer apenas “não faça isso”, é dar uma ordem negativa. A criança tem prazer na ação. Para desviá-la da que não convém é preciso sugerir-lhe a ação conveniente a fim de não privá-la do prazer de agir.
2.      02- Não digas que uma coisa é má apenas porque ela o aborrece.
Razões: A qualificação de uma coisa em boa ou má é importante para a criança, na formação de sua capacidade de julgamento. Dessa forma, não deve ser feita com fundamento apenas na tendência afetiva momentânea de que a faz. Se a coisa é má, cumpre dar razão, de modo compreensível, para a criança, e esta razão dever estar na coisa em si e não no desagrado que nos cause.
3.      03- Não fales das crianças em sua presença, nem penses que elas não escutam, não observam, nem compreendem.
Razões: A criança que se sente objeto da atenção dos adultos, quer quando é elogiada, quer quando é censurada, desenvolve uma excessiva estima de si mesma, que a levará a buscar essa atenção de qualquer maneira, e a sofrer quando não a conseguir.

Compreensão



 1)    Prece
 2)    Dinâmica
"NÃO DESEJE AO SEU PRÓXIMO O QUE VOCÊ NÃO DESEJA PARA VOCÊ", FUNCIONA ASSIM:
 Distribua pedaços de papel para todos e peça para que cada um escolha um colega e escreva no papel o nome do escolhido e o que ele gostaria de ver melhor o colega fazer. Exemplo: pedir esmola, imitar um animal, plantar bananeira, varrer a sala, beijar alguém – (Dê algumas sugestões, mas deixe que eles também opinem). Depois que todos entregarem o papel você diz: Ah, acho que não falei o nome desta brincadeira. Coloque um cartaz com o nome da brincadeira "NÃO  DESEJE  AO SEU  PRÓXIMO  O  QUE  VOCÊ  NÃO  DESEJA  PARA  VOCÊ., Continue a brincadeira. Entregue novamente os papéis e cada um deverá fazer o que desejou para o amigo. Após todas as apresentações, você fala sobre a necessidade de ajudarmos, de sermos solidários, pois de acordo com a lei da reencarnação poderemos estar em lugares bem diferentes a cada

DIVERSIDADE DAS RAÇAS HUMANAS




RECURSO DIDÁTICO: Colocar na lousa uma cartolina branca em formato de um globo, mostrando em cada canto as quatro raças: branca, amarela e vermelha.

INTRODUÇÃO: Perguntar às crianças quais as raças que formam as espécies humanas.

DESENVOLVIMENTO: CONVERSAÇÃO
                - Aparecimento do homem em vários pontos do globo e em diversas épocas.
               - Apesar das diferentes raças, todos pertencem a mesma família.
              - Todos somos irmãos, apesar das  raças diferentes, pois o espírito não tem cor.

FIXAÇÃO: Conversação sobre as misturas de Raças, formando novos tipos como:

Indulgência


A)    IDÉIAS BÁSICAS
·         Indulgência é o sentimento fraternal que necessitamos cultivar para com os nossos irmãos, evitando censurar, criticar, fazer observações chocantes e falar mal de quem quer que seja.
·         A pessoa indulgente não vê os defeitos dos outros, ou, se os observa, evita falar deles ou divulgá-los, a fim de que não se tornem conhecidos por outrem.
·         Devemos ser severos para conosco e indulgentes para com as fraquezas alheias, reconhecendo que todos temos inúmeros defeitos a corrigir e hábitos a modificar.
·         O Cristo nos adverte: não podemos pretender tirar o argueiro dos olhos dos nossos irmãos, se temos em nossos olhos a trave que nos cega, dificultando-nos a caminhada.
·         A criatura indulgente demonstra sempre ser caridosa e fraterna, não compactua com o mal e busca sempre ver o lado positivo de tudo e as coisas boas do semelhante.
·         A indulgência nos leva, quando preciso, a esclarecer a outrem sem magoar ou ferir e a compreender as deficiências de todos sem pruridos de falsa superioridade. 

Incentição

— ABRIGO SUBTERRÂNEO

OBJETIVOS: Fazer os jovens perceber que não cabe a nós fazer julgamentos sobre ninguém. A Justiça é a de Deus e não a dos Homens.
 MATERIAL NECESSÁRIO: Papel com o texto “Abrigo subterrâneo” (um para cada grupo) e lápis.
 DESENVOLVIMENTO: Dividi-los em grupos e entregar a carta do abrigo subterrâneo (quadro abaixo).
Cada grupo terá 2 minutos para fazer suas escolhas. Terminado o tempo, selecionando todos os seis ou não, cada grupo irá mostrar suas escolhas, respondendo os seguintes questionamentos feitos pelo educador:

Origem e natureza dos Espírito



UM FRASCO DE PERFUME, onde o vidro é o corpo material, o perfume é o perispirito e o cheiro, a essência é o espírito.
O ABACATE. A casca é o corpo físico, a polpa é o corpo fluídico e a semente é o espírito. A semente é o espírito porque quando ela deixa aquele abacate, pode voltar pra terra e nascer um outro abacate a partir dela.
  • MOSTRAR BONEQUINHO E EXPLICAR SOBRE A LIGAÇÃO DO ESPÍRITO COM O CORPO. O ESPÍRITO PRECISA DO CORPO PARA REENCARNAR E PODER EVOLUIR. TODAS AS NOITES O ESPÍRITO SE DESPRENDE DO CORPO FÍSICO, E TRABALHA, PASSEIA, ANDA PELO PLANO ESPIRITUAL. DAR O CELOFANE PARA QUE CORTEM O SEU ESPÍRITO COMO QUISEREM.