Música na Evangelização Infantil

É SÓ CLICAR!!!!

Música na Evangelização

A arte e a música e sua importância na evangelização do Ser



 Oi, amigos,
Confiram abaixo um material que organizei carinhosamente para uma capacitação de evangelizadores.
Dentre outras coisas, há dicas de como usar a música com crianças...

O QUE É EDUCAR: O CORAÇÃO!












Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos

Ação Espírita na Transformação do Mundo


Três são os elementos fundamentais de que o Espiritismo se serve para transformar o nosso mundo num mundo melhor e mais belo:
a) Amor,
b) Trabalho,
c) Solidariedade.

1 – Amor

O amor abrange a compreensão e a tolerância, pois quem ama compreende o ser amado e sabe tolerá-lo em todas as circunstâncias. Abrange também a Verdade, pois quem ama sabe que o alvo supremo do Amor é a Verdade. Ninguém ama a mentira, pois mesmo os mentirosos apenas a suportam na falta da verdade. O amor egoísta do homem por si mesmo expande-se no desenvolvimento psicobiológico como, segundo já vimos, em amor altruísta, amor pelos outros, a partir do núcleo familial até à Sociedade, à Pátria e à Humanidade. Alguns espíritas dizem que os espíritas não têm pátria, pois sabem que todos podemos renascer em várias nações. Isso é uma incongruência, pois então não poderíamos também amar pai e mãe, que variam nas encarnações sucessivas. O Amor não tem limites, mas nós, os homens, somos criaturas limitadas e estamos condicionados, em cada existência, pelas limitações da condição humana. Amamos de maneira especial aqueles que estão ligados a nós nesta vida ou se ligaram a nós em vidas anteriores. Amamos a todos os seres e a todas as coisas na proporção do nosso alcance mental de compreensão da realidade. E amamos a nossa Terra, o pedaço do mundo em que nascemos e vivemos e a parte populacional a que pertencemos, no recorte da população mundial que corresponde população da nossa terra. E amamos os que estão além da Terra, nas zonas planetárias espirituais, como amamos, por intuição mental e afetiva, a todos os seres e coisas de todo o Universo.

Apostila: O melhor é viver em familia

OS 5 SENTIDOS- HISTORINHA

SÓ CLICAR

5 SENTIDOS

Atividades para Infantil Quebra-cabeça, fantoches e articulados

Oi evangelizadores, cientes das dificuldades que encontram todos os dias, estamos tentando levar até você um amplo acervo de atividades educacionais, com o intuito de auxiliá-lo no preparo de sua aula, já colocamos a disposição de todos uma grande quantidade de atividades, porem, isso ainda é muito pouco se pensarmos em como a educação evolui hoje em dia.




















by: http://dicasmil.com.br

VIDA DE CRIANÇA: ABUSO SEXUAL

CLIQUE NO DESENHO:

ABUSO SEXUAL

LEI DE REPRODUÇÃO / SEXUALIDADE- 3 e 4 anos




Material:
·         Quatro folhas de papel 40kg (a folha de papel deve ser maior que a altura das crianças. Se as crianças da turma forem grandes para o papel 40g,utilize  papel pardo)
·         Lápis, borracha e pilot para contorno
·         Lápis de cor ou giz de cera para pintar
·         Retalhos de pano ou de TNT


Atividade:
A atividade se dará toda através de diálogo com as crianças, então desde este primeiro momento podem surgir oportunidades de aprendizado. Escute o que eles comentam, pergunte e aguarde respostas e a partir daí, construa o aprendizado de acordo com a receptividade e resposta do grupo.
1.       Com todos sentados em círculo no chão, comece a “brincadeira” com a descoberta de quem são os menores da turma. Selecionar um menino e uma menina com a menor altura.
2.       Escolha um para ser o primeiro e com o papel no chão, posicione uma criança deitada sobre ele. Trace o contorno do corpo com lápis.
3.       Retire a criança e comece a reforçar o contorno com o pilot  enquanto incentiva o diálogo.
4.       Narre as partes do corpo que contorna (pés, pernas, braço...) mas não acrescente nada no miolo do desenho.

5.       Incentive a participação:

 – O que falta aqui?

As crianças naturalmente vão falando as partes mais óbvias tipo olho, boca, nariz...
Vá completando o desenho com as partes que eles indicam.

Em algumas turmas falam coisas detalhadas como umbigo, unha, mas não citam os órgãos sexuais. Se citarem aja normalmente, se não citarem pergunte:

Não falta nada? Tem certeza? E como ele (a) vai fazer xixi?

Após eles citarem, desenhe e fale normalmente sobre o órgão e sua necessidade pra fazer xixi e coco por exemplo. Não deve citar o ato sexual nessa idade, mas nas meninas pode reforçar que os seios crescerão para ela poder amamentar o bebê quando for mãe, por isso os seios das meninas crescem e dos meninos não...

6.       Após o desenho “completo” ressaltar que essas são partes íntimas que só quem pode ver ou mexer é a mamãe ou o médico, e por isso devemos manter vestidos. Usar o tecido para fazer a cueca / calcinha / sutiã

7.       Repetir o mesmo processo para o menino e para a menina, com a participação de toda a turma.

8.       Após concluído, dividir em 2 grupos – meninos e meninas -  para que pintem o desenho livremente.

O material final pode ser colocado em um mural ou pode ser fechado no contorno e “recheado” de sacolas plásticas vazias por exemplo para ficar com um boneco com volume. 

Historinha espirita: Casinhas de morar

SÓ CLICAR!!!


LEI DE REPRODUÇÃO







TEMA: REPRODUÇÃO DO HOMEM

Objetivo Específico:Levar a criança a entender a finalidade da reprodução.

Recurso Didático:Gravuras(mostrando aparelho reprodutor masculino e  feminino)

Introdução: Conversação

Desenvolvimento: Conversação
                                     
                         Usando o seguinte esquema: reprodução- objetivo-reencarnação.
Reprodução lei natural onde o homem e a mulher se unem por amor com objetivo de perpetuar a espécie e de permitir a reencarnação de espíritos a fim de progredirem todos juntos, cada um com suas experiências (pai, mãe e filhos).
Célula reprodutora masculina- espermatozóide
Célula reprodutora feminina- óvulo
União do espermatozóide com óvulo (célula ovo que resultará em um novo ser).
Novo  ser: Já era um espírito velho ganha a oportunidade de reencarnar para progredir.
Papel da mulher: importância da mulher na maternidade, existência do útero como órgão onde pode ser gerado uma nova vida e deixar nascer um espírito encarnado.
Papel do plano espiritual: preparação da reencarnação na ajuda para os pais. Na ajuda para o espírito  quando se prepara para reencarnar (o que acontece com ele).
Falar da reencarnação de Segismundo (Missionários da Luz - André Luiz)
Pronto... Nasceu o Bebê.
Verificou-se a Lei de Reprodução... Portanto a reencarnação.
-Qual a finalidade da Reencarnação?
- Lembrar a lei de reprodução dos animais?
- Os animais reencarnam?
- Observar que cada espécie tem filhotes iguais a si mesmos, com as mesmas características.
- Falar que o ser humano tem espírito e o animal tem princípio espiritual.
- Seres humanos se encontram, se enamoram se amam, se casam se reproduzem...
- Formam uma família e continuam a se amarem...apesar dos problemas que podem surgir: filhos com problema(físicos, morais)
Pais ficam doentes (dependentes dos filhos).

FIXAÇÃO: PERGUNTAS

Que será realizada pelas crianças, o evangelizador sanará as dúvidas.  

TEMA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Objetivo Específico: Levar acriança a entender a beleza da natureza, a bênção de Deus para conosco.

Recursos Didáticos: cartazes, mostrando plantas e sementes de várias espécies

Introdução: Perguntas

                      Vocês conhecem estas sementes?
                       Do que são?

Desenvolvimento: Falar que cada semente por menor que seja, existe vida latente no seu interior.
O quanto o homem precisa das plantas para viver...
Falar da ecologia e o porquê de tantas pessoas estarem preocupadas com a natureza.
E o que acontecerá com o planeta e conosco se continuarmos a destruir sem preservar a natureza. E  o respeito que devemos ter para com  as plantas.

Fixação: Colagem, montagem de uma flor, de uma árvore, plantar sementes no jardim da escola de evangelização.
Para os menores plantar pequenas sementes em copinho.
História de um feijãozinho (4 a 6 anos)


TEMA: REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS

Objetivo Específico: Levar a criança a entender a reprodução dos animais como Lei de Deus.

Recurso Didático: Gravuras de filhotes da espécie animal
Incentivação: Perguntas

                         A reprodução dos animais é uma lei de Deus?

Desenvolvimento: Deus permite a reprodução dos seres para a perpetuação da espécie. Falar do cio dos animais e que não existe malícia entre eles.
Exemplo: quando a cachorra na rua, acompanhada por vários cães  porque está no cio, não devemos atirar pedras, mas sim olhar com naturalidade, pois é a lei de Deus, lei de reprodução agindo.
Falar do nascimento das várias espécies, cachorro, gato, cavalo, passarinho, peixe, etc. Os animais também sentem dor, pois o organismo deles é igual ao nosso. Devemos ter o maior respeito para com o nascimento deles e compreender que eles estão perto de nós para que os protejamos.
Falar do instinto, da proteção que os animais possuem.

Fixação: Deixar que eles contem histórias que sabem sobre a reprodução dos animais. Contar casos de pessoas que maltratam os animais.
Contar casos de pessoas que protegem os animais