Download de livros espiritas

Dominó: dos 15 Princípios Básicos






Esse joguinho é o seguinte: um dominó comum, como estes que conhecemos, porém é feito com os 15 Princípios Básicos. Ao invés de se "encaixar" os números (5 com 5, 2 com 2) encaixa-se os princípios. Por exemplo: Em algumas peças tem uma passagem evangélica, em outras, uma questão de o Livro dos Espíritos, em outras o nome do princípio básico.
O que eu tenho, fiz com mocidade, então, tem uma referência a uma questão de O Livro dos Espíritos. Isso porque eu queria fazer com que eles manuseassem o livro. Então, dividi a sala em duas equipes (se forem muitos, divide-se em mais equipes) e coloquei lá o livro para consultas. Cada equipe pegou 7 peças e fizeram como no dominó comum. Só que a peça de início era simplesmente sorteada no bolo e colocada por mim no meio da sala.
Ah, esqueci de falar: as peças são do tamanho de meia folha A4, no exemplo que tenho aqui comigo. Já fiz com folha inteira também. É melhor quando se faz uma "caixinha" de dobradura, sabe, para ficar tridimensional. Faz com papel mais grossinho e fica ótimo.
Claro que é possível fazer com qualquer tema, para qualquer idade, bastando adequar o jogo. Uma vez fiz um com os três reinos e foi muito bom.
As crianças ou jovens gostam muito. Os pequenos deliram com peças grandes e coloridas.
Recomendo fazer o jogo pequeno, do tamanho de dominó comum, em papel de maior gramatura, para dar como lembrança para a criança. Manda bonitinho, com regras e tudo mais, dentro de uma embalagem ou plástico com fitinha e uma mensagem para a criança. Vai virar joguinho de Culto no Lar ou de lazer em casa!

BY:JANAINA FARIAS















BAIXAR CD SUBSÍDIOS PEDAGOGIA ESPIRITA





CD Subsídios IDE


REGRAS DA EVANGELIZAÇÃO ESPIRITA







Aula - Passe e água fluidificada



PLANO DE AULA


PASSE E ÁGUA FLUIDIFICADA

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja passe e água fluidificada, suas característica e compreender seus benefícios, para discernir quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
 Prece

 Canções para harmonizar

 PRIMEIRO MOMENTO:
Desenvolvimento e incentivo inicial: 
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual.
Quando em nossos corações, guardamos muitos sentimentos e idéias ruins, esses nos fazem ficar doentes, estou falando é daqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo e para o espírito, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor, etc.
Esses pensamentos ruins são como sujeirinhas que ficam presas no perispírito da gente em forma de nuvenzinhas escuras, feias e desagradáveis.

 SEGUNDO MOMENTO:   

 Demonstração:
Vejam as figuras: (colar no quadro um cartaz com desenho de uma casa, ou paisagem e a de um menino).



Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins, e elas - como já disse anteriormente - são como nuvenzinhas escuras e feias que ficam grudadas em nosso perispírito (colar nuvenzinhas com pensamentos ruins em torno do menino).

Quando recebemos o passe, as energias (boas) que o passista doa para gente limpa seu perispírito. (colar no quadro a figura do menino recebendo passe). 


E assim, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, desgrudam. (retirar as nuvenzinhas com pensamentos ruins e colar as nuvezinhas com bons pensamentos). 


É como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir sempre bem, devemos mudar nossos pensamentos, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados, pensamentos de amor.
Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus dava passe quando curava impondo as mãos sobre os doentes.
A mamãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
Não devemos abusar do passe porque passe é remédio. Alguém aqui toma remédio quando não está doente? Toma analgésico se não está com dor? Pois é, não devemos abusar do passe e apenas tomá-lo quando não sentirmos bem ou estivermos doentes.

 TERCEIRO MOMENTO:   
Além do passe, nós temos aqui no Centro outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
O evangelizador colocará uma jarra com água filtrada sobre a mesa e falará às crianças que fazendo uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc.
A água fluidificada é água normal acrescida de remédio que os espíritos adicionam segundo as nossas necessidades físicas e morais.
É assim, se sou muito nervoso eles (os mentores espirituais) colocam um remédio para me ajudar a acalmar, e é assim de acordo com minhas necessidades.
Em geral, são os espíritos desencarnados que fluidificam a água, mas qualquer pessoa também pode fluidificar a água, basta ter fé e concentrar-se naquilo que estiver fazendo.
A fluidificação da água acontece em reuniões públicas, no culto do lar, etc.
Convidá-los a fazer uma prece pedindo pela fluidificação da água.
Distribuir os copinhos descartáveis com água fluidificada para as crianças, dizendo que ela não tem gosto de remédio é para apenas ajudar a melhorar quem estiver doente.
 
 QUARTO MOMENTO: Distribuir o livreto (em marcadores histórias) com atividade para ler e colorir: “O remédio

Aula - O Passe

Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
01. Prece
02. Canções para harmonizar
03. Propor o Jogo do aquário: o tema da aula vai ser dado pelo evangelizador e após o término da exposição do tema inicia-se o jogo.
04. Desenvolvimento e incentivo inicial:
Retirar de uma sacola, comprimidos, frascos de remédios, esparadrapo e pedir que as crianças nomeiem e digam para que servem e quando são usados. Deverá explorar bem o material, deixando que as crianças os manuseiem; deixando que as crianças falem de outros remédios, se já tomaram remédios, se já ficaram doentes, se gostam se não gostam como elas se sentem em relação a eles.
Todos aqui já ficaram doentes ou caíram e se machucaram? Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar? Onde papai e mamãe compram esses remédios? Ah! Na Farmácia... Legal...
E quando ficam muitos tristes, desanimados ou irritados com raiva, que fazem para melhorar? (Deixar que exponham suas opiniões e experiências).
Vocês sabiam que na casa espírita temos um remédio que ajuda a curar os machucados, feridas, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa e cansaço?E é um remédio que não se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade. Após as resposta... É o passe. Mas o que é passe? O Passe é uma transmissão de energia, assim como o sol transmite sua energia, calor a nós, o passista transmite energias que ele recebe do mundo espiritual. (Apresentar aos evangelizando gravuras).



Veja as figuras acima: Em nosso perispírito (corpo fluídico) ficam registrado muitas de nossas emoções, tanto as boas como as ruins. As ruins nos fazem ficar doentes, são aqueles sentimentos de raiva, egoísmo, irritação, rancor e vingança que guardamos e que tanto faz mal para o corpo, provocando dor de cabeça, desânimo, mal-humor. Quando recebemos o passe, todos os sentimentos ruins que temos na alma dispersam, é como estarmos vestidos com uma roupa muito suja e tomar banho e vestir roupa limpa. Assim é o passe, tomamos um banho de luzinhas que saem das mãos do passista que retira toda a sujeirinha (sentimentos e pensamentos ruins).
O passe ele ajuda nos equilibrar nosso organismo e nossas emoções. Mas se quisermos a nos sentir bem por muito tempo, devemos manter a harmonia interior, através de pensamentos de bondade, paciência, carinho, respeito e compreensão. Afinal, os espíritos podem nos ajudar, mas nós é que somos donos de nossa casa interior e dos pensamentos que nela acolhemos.
Quase todas as pessoas podem dar passe, basta ter boa vontade e amor ao próximo. O companheiro saudável ou passista cede energias dele e dos espíritos para o doente. O passe é operação de boa vontade, ato de amor e doação. Para o passista (aplicador do passe) é uma oportunidade de trabalho. Quando o passista aplica o passe ele está em prece e seus pensamentos são elevados,pensamentos de amor.
Ele deve ter o desejo de ajudar sinceramente, confiar em Deus e estar sereno. Para conseguir isso: ele ora. Assim procedendo, o passista liga-se ao plano espiritual para poder captar as melhores energias possíveis e transmiti-las as pessoas que recebem o passe.
Existem três tipos de passe:
1. O magnético, o passista doa grande parte de sua energia com as espirituais.
2. O espiritual, a energia transmitida através do passista é feita em grande parte pelos Espíritos.
3. O humano-espiritual é utilizada mista, a energia do encarnado com a dos Espíritos, e é o passe mais comum.
O Passe foi criado por quem? Pelo espiritismo? Na verdade Jesus efetuava passes quando curava impondo as mãos sobre os doentes. A mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, está lhe aplicando um passe, os evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais, etc.
05. JOGO DO AQUÁRIO
Objetivo: Fixação de conteúdos.
Tema: O Passe
Como Fazer: Fichas em forma de peixes (10 ao todo). Aquários com espaço para 10 peixes. Vinte peixinhos de cartolina.
Como Jogar: Joga-se em até 5 participantes. Cada um na sua vez sorteia uma ficha. Para perguntas respondidas corretamente, se pega 2 peixinhos (se errar devolve 2 peixinhos). O objetivo do jogo é completar os 10 peixes da cartela.
MODELOS


QUESTIONÁRIO

1. O que é passe? Transmissão de energia e fluidos.
2. A transmissão de energia é feita de quem para quem? A transmissão de energia é feita de uma pessoa encarnada auxiliada magneticamente por um espírito para a pessoa necessitada.
3. Qual a importância do passe? Quando recebemos passe, os fluidos e energias radiadas pelas mãos do passista nos ajudam a equilibrar a saúde física e espiritual.
4. Quando devo tomar passe? Ele é o remédio ideal para a mente. Devo tomar quando Há necessidade, como exemplo se estou doente ou muito triste e desanimado.
5. Que acontece quando recebo o passe? Ele nos ajuda a equilibrar nosso organismo e emoções, nos fortalece o espírito nos dando coragem e nos harmonizando.
6. Se eu estiver doente e receber o passe preciso de médico? O Passe é um tipo de remédio que ajuda nosso organismo, mas necessitamos de tratamento médico também.
7. Só os espíritas aplicam passe? Não o passe ou a transmissão de fluidos é utilizado por nós mesmos ou outras crenças, exemplo temos da mãe quando sopra um machucado do filho, com amor e intenção de curar, dos evangélicos quando dão a “Paz do Senhor” estão efetuando um passe, assim como os católicos quando impõem as mãos e dão a benção final em seus rituais.
8. Todos podem dar passe? O Passe, assim como a comunicação mediúnica, não é exclusivo dos espíritas: qualquer um, independente de sexo, ou religião, pode aplicar ou receber um passe. 
O PASSE E A ÁGUA FLUIDIFICADA

 Quais os tipos mais comuns de remédio que temos em casa ?
A maioria deles servem para aliviar ou curar a dor ou doença como: mercúrio, merthiolate, band-aid , esparadrapo, gaze, água oxigenada, algodão, termômetro, melhoral infantil, xarope, etc..
Todos já usaram remédios como estes daqui para ficarem curados? Para sarar?
Onde papai e mamãe compram esses remédios?
_ Ah! Na Farmácia.... Legal.. Vocês sabiam que aqui no Centro Espírita, tem um remédio muito bom para ajudar a curar machicados, febres, dores de barriga, tristeza, cara fechada, carinha emburrada, vontade de chorar à toa, cansaço que vocês não precisam comprar pois ele é de graça?
Vamos ver como é que é isto?

Este é o Carlão e ele é quem vai contar para vocês o nome deste remédio e os
nomes das pessoas que podem dá-lo para vocês.

_ Oi gente! Vocês querem ouvir a minha história?

_ Um dia né, quando tava lá na minha casa eu fiquei muito gripado, espirrando, tossindo, com febre. Aí minha mãe colocou um termômetro debaixo do meu braço e depois me deu remédio. Eu bebi tudo! Aí a febre passou...
_ No Sábado(o dia da EEE de sua CE) e era o dia d'eu ir pra Escola Espírita. Quando eu tava indo pra lá eu não vi um buraco e cai de cara no chão.
_ E você machucou?
_ machuquei - responde Carlão - machuquei muito(com voz chorosa )
_ Deixa eu ver. Vou lhe ajudar!
_ E agora , tá parando de doer?
_ Um pouco . Agora eu já consigo andar!
_ Daí eu fui pra escola e contei pra tia que tava tossindo, tive febre, fiquei doente. Então ela gosta muiiiiiiiiiiiito de mim e pra me ajudar me deu o remédio que as pessoas tem na escola: O PASSE. Agora eu vou receber o passe e vou fazer uma prece junto com a tia.
Vamos ajudar o Carlão orando junto .
_ Será que ele melhorou?
Carlão responde:
_ Melhorei, Estou bem bem melhor!
_ Que bom! Diz o Evangelizador abraçando o boneco.
_ Viram só? Eu melhorei porque tomei o remédio lá em casa e depois ganhei outro remédio aqui que me ajudou a ficar bom ainda mais depressa: O passe!
Viva! Agora posso brincar com vocês(O boneco dá um abraço em cada criança)
Com Carlão no colo, o evangelizador explicará que ele estava doente , gripado, machucado e por isso precisou de remédios: em caso do melhoral , do curativo e ali do passe.

Além do passe, nós temos aqui no Centro um outro tipo de remédio que não é o passe. Vamos ver?
Com uma jarra com água filtrada sobre a mesa e faremos uma prece os Espíritos bondosos irão colocar remedinhos nela que irão ajudar a melhorar doenças, tristezas, etc..

Vamos tomar água fluidificada, ela não tem gosto de remédio e ajuda a melhorar quem estiver doente.
by: NEFA 2004